Barbatimão: o nome dessa planta é bem esquisito, mas os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde são muito interessantes. Quem nunca sonhou em ter uma pele bonita, unhas fortificadas e cabelos sedosos? Pois saiba que o barbatimão é a solução para todos esses problemas e com uma grande vantagem: um produto 100% natural.
Essa planta já era utilizada com fins medicinais pelos índios. Pode ser amplamente encontrada no cerrado brasileiro e possui diversas capacidades adstringentes. Vamos conhecer um pouco mais sobre as utilidades do barbatimão?
Benefícios para Pele
Os taninos são substância que proporcionam uma ação adstringente e bactericida. Esse componente é encontrado em grande quantidade no barbatimão e pode proporcionar um tratamento de muita qualidade para a pele.
Para quem sofre com cravos, espinhas e peles oleosas, o barbatimão atua na limpeza profunda dos poros e elimina boa parte das impurezas do rosto. Assim, ele atua como um verdadeiro protetor da nossa pele e equilibra a quantidade de sebo produzido.
Outro grande beneficio trazido pelo barbatimão é sua capacidade de cicatrização. A casca da planta pode ser usada para conter hemorragias , cicatrizar feridas e inflamações de forma rápida e efetiva. Dessa forma, a nossa pele pode ficar protegida de inflamações e se recuperar de cortes ou picadas.
Além de todos esses benefícios, o barbatimão também oferece propriedades antissépticas, eliminando as causas das inflamações e proporcionando um a sensação de limpeza e bem-estar. Para aplicar é preciso utilizar pelo menos um litro de água para uma colher de sopa de casca do barbatimão. Lembrando que a água deve está morna e que você aplicar o conteúdo com o auxilio de um algodão. O chá deve ser aplicado diretamente em machucados que necessitem de cicatrização.
Outras Utilizações do Barbatimão
Além de deixar a sua pele bonita, o barbatimão possui dezenas de outras aplicações medicinais. Confira algumas delas e não deixe de aproveitar os benefícios dessa planta incrível:
- Uma das utilizações mais comuns do barbatimão é para tratar uma das situações mais temidas pelas mulheres: a candidíase. Com ação antifúngica, o barbatimão inibe a proliferação da do fungo Candida albicans, o grande vilão causador da doença.
- Os dentes e as gengivas podem ser beneficiados com o barbatimão. O extrato da casca da planta pode trazer benefícios no controle de cáries e demais doenças bucais. As ações antibacterianas proporcionam saúde e o controle das enfermidades.
- Estudos dão conta que o extrato alcoólico do barbatimão é uma excelente forma de combate o parasita Trypanosoma cruzi, responsável pela transmissão da Doença de Chagas. Dados informam que o número do parasita no sangue é reduzido gradativamente com a utilização da planta.
- Bateu aquela dor de garganta? Saiba que o barbatimão é um importante agente no combate dessas dores. As ações antissépticas podem proporcionar grande ajuda nesses desconfortos.
- Para que sofre com dores em função da gastrite, o barbatimão tem propriedades que auxiliam a redução da acidez do estômago e melhoria no desconforto provocado pela doença.
- Para mulheres que se encontrar no período de pós-parto, o barbatimão é uma excelente alternativa para a realização de banhos de assento.
- Cientistas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) comprovaram que uma pomada com barbatimão na composição foi responsável pela eliminação de verrugas causadas pelo o HPV (vírus do papiloma humano), uma infecção que pode aparecer em várias partes do corpo. Além disso, o tratamento com barbatimão para HPV é 100% natural e sem contraindicações.
Cuidados no Consumo
Não existem estudos que informam a quantidade máxima de consumo do barbatimão. Entretanto, é aconselhável que o consumo do chá da planta não ultrapasse três xícaras por dia. Quer aprender como fazer esse poderoso chá com mil e uma utilidades? Não se preocupe! Vamos ensinar passo a passo!:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa ou 20 gramas da casca do barbatimão. Lembre-se de lavar e secar a casca, ok?
- 1 litro de água
Como Preparar:
Em um recipiente, leve ao fogo a casca e a água durante 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por cinco minutos. Após coar, você pode consumir o chá de barbatimão.
As grávidas devem evitar o consumo do chá de barbatimão. Algumas propriedades da planta podem ter efeito abortivo ou causar danos ao bebê. Outro cuidado que também deve ser tomado é com as sementes da planta, já que quando consumidas em grande quantidades, elas podem causar problemas intestinais. Os íons metálicos (presente nos taninos) também podem alterar os níveis de ferro que o corpo absorve com a alimentação. Portanto, não exagere, hein? Vamos agora para outra receitinha!
Aprenda a fazer banho de assento com barbatimão
Umas das utilizações mais famosas do barbatimão é o banho de assento. Quer aprender a fazer? Vamos lá!
-Separe a casca do barbatimão e ferva junto com água durante 15 minutos.
-Ao desligar o forno, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. A consistência deve ser bem densa, ok? Depois de coar, você deve colocar um pouco de água fria para não ficar tão desconfortável ao realizar o banho de assento.
-Prontinho! Agora é só colocar em uma bacia e permanecer sentada até a água esfriar por completo.
Para encerrar, confira a ficha técnica do barbatimão
Ficha Técnica do Barbatimão
Nome científico: Stryphnodendron adstringens (Mart) Coville. D
Nativa nas regiões: Sudeste e Centro Oeste.
Principais usos: Extração de tintura da madeira para couro, uso medicinal , chás.
Composição: taninos, flavonoides.
E você? Gostou de aprender um pouco mais sobre o barbatimão? Já conhecia as incríveis funcionalidades da planta? Não se esqueça de deixa rum comentário e nos contar sua experiência.