Alguns minutos diários de caminhada, algumas sessões de alongamento, água à vontade, alguns minutinhos reservados durante o dia para a meditação, pensamentos positivos e vegetais! Bastantes vegetais! Vegetais em abundância! Vegetais como a alface e o tomate, por exemplo, cujos benefícios são incontáveis e inquestionáveis.
Essa é, na opinião de 10 entre 10 especialistas, o “caminho das pedras”, o segredo da “vida eterna”, a “fórmula da juventude”, e que, por incrível que pareça, está totalmente acessível, independentemente de classe, cor, credo ou mesmo convicções políticas!
E esse é o objetivo desse artigo: tratar, especificamente, dos benefícios da alface e do tomate no dia a dia dos indivíduos. Duas preciosidades!, e que certamente estão entre as 10+ na mesa e no cotidiano de praticamente todos os brasileiros.
Benefícios da Alface
1.É um Inimigo Natural do Excesso de Gorduras
Um alto teor de fibras, que produz uma incrível sensação de saciedade; não mais do que 15 calorias para cada 100g de folhas; além de clorofila em abundância – uma substância capaz de realizar um processo, incomparável, de desintoxicação do figado e do sangue.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais essa folhosa é considerada uma das “armas secretas” para quem quer que pretenda, finalmente, fazer as pazes com a balança.
2.Previne Problemas Cardíacos
Outro benefício da alface, que também pode ser observado no tomate, é a sua capacidade de evitar os transtornos que acometem o coração.
Altas concentrações de antioxidantes, vitamina C e clorofila, evitam o acúmulo de gordura no sangue. E uma das consequências imediatas disso é a eliminação dos riscos de entupimento das artérias e dos vasos sanguíneos.
3.Acelera o Metabolismo
O metabolismo humano pode ser definido como uma série de processos internos que permitem que o corpo funcione corretamente. Tais como: digestão, excreção, produção de hormônios, produção de enzimas, entre outras reações.
Aqui são as altas porcentagens de potássio, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas vegetais, entre outros nutrientes, que executam essa função – e bem! – dentro do organismo humano.
4.Combate a Ansiedade e Depressão
A depressão é o Mal do Século! E na luta contra os seus terríveis sintomas, toda e qualquer arma natural é bem vinda. E no front de batalha, os benefícios de vegetais como o tomate e a alface são muito bem vindos.
No caso da alface, a sua contribuição se dá por meio dos seus maravilhosos efeitos calmantes e relaxantes – uma grata novidade, que vem chamando a atenção da comunidade médica em todo o mundo.
5.É Um Revigorante Natural
A alface também possui propriedades típicas de um tônico natural. E essa característica também se deve, em boa parte, ao seu inquestionável potencial desintoxicante do fígado e dos rins, assim como ao seu poder alcalinizante, capaz de equilibrar a acidez do sangue.
6.Equilibra os Níveis Glicêmicos
Nesse caso, devemos agradecer esse efeito aos seus altos níveis de vitamina A, C, E, além de antioxidantes, que estão entre os nutrientes mais indicados para quem deseja controlar as taxas de açúcar no sangue de forma saudável e natural.
Alguns benefícios da alface, assim como do tomate, por exemplo, atingem, diretamente, órgãos como o pâncreas, tireoide e o fígado – órgãos, como se sabe, responsáveis pela secreção de substâncias, inclusive hormônios, essenciais para o metabolismo do organismo.
7.Efeito Anticancerígeno
A alface é rica em flavonoides. E estas são espécies de moléculas responsáveis, entre outras coisas, por dar a cor característica a determinados vegetais. No entanto, as suas virtudes vão muito além disso!
Estudos recentes comprovaram o seu potencial antioxidante, protetor dos glóbulos brancos (de defesa do organismo), entre outras funções, que inibem a formação de células defeituosas e com potencial cancerígeno.
Benefícios do Tomate
Previne distúrbios cardíacos, combate o colesterol ruim, afasta os riscos de AVC, além do seu famoso teor de Licopeno – um antioxidante responsável, entre outras coisas, pela sua característica cor vermelha, mas que também possui uma capacidade incomparável de proteger as células e impedir a ação danosa dos radicais livres às suas estruturas.
Esse é o tomate: uma celebridade na mesa dos brasileiros; um dos vegetais escolhidos como um verdadeiro parceiro diário na dieta de indivíduos de todas as idades, classes sociais e gostos – dos mais simples aos mais apurados e sofisticados – , e que possui benefícios como:
1.Ação Anticancerígena
Como foi dito acima, a importante ação do licopeno, como um poderoso antioxidante capaz de proteger as células de reações deletérias, por si só é capaz de ajudar a inibir a formação de exemplares defeituosos e com esse potencial.
Uma equipe de Harvard observou cerca de 1000 mulheres, durante 10 anos, e concluiu que as que introduziram o licopeno às suas dietas tiveram reduzidos os ricos de desenvolverem problemas cardíacos. Enquanto um estudo no Japão comprovou a similaridade do efeito do licopeno ao piroxicam, na prevenção do câncer de bexiga.
2.Ajuda a Prevenir Distúrbios Cardíacos
Outro benefício de vegetais, como o alface e o tomate, tem a ver com a redução do chamado “colesterol ruim”. Isso porque, mais uma vez, o licopeno, associado à vitamina C, por exemplo, coopera para a adequada circulação de oxigênio e demais nutrientes no sangue.
Não é necessário nem lembrar que uma adequada circulação sanguínea, somada a uma drástica redução de gorduras e demais impurezas, evita a “sombra negra” dos riscos de infarto, que hoje já se sabe que pode acometer um indivíduo em qualquer idade.
3.Previne a Hipertensão Arterial
Cálcio, magnésio, potássio, zinco, manganês, entre outras substâncias, possuem um potencial de controle da hipertensão arterial reconhecido internacionalmente.
O potássio, por exemplo, é descrito como um potente vasodilatador, capaz de diminuir esse choque entre os glóbulos vermelhos e as paredes das artérias; e, com isso, previne uma série de transtornos resultantes dessa ação.
4.Controla os Níveis de Glicose no Sangue
Assim como a alface, o tomate também beneficia os portadores de diabetes. Pâncreas, fígado, tireoides, entre outros órgãos do corpo humano, também são responsáveis por secretar determinadas substâncias necessárias para o correto funcionamento do nosso organismo.
E, mais uma vez, os altos teores de antioxidantes do tomate protegem esses órgãos, por meio do fortalecimento e regeneração das suas células, controle dos níveis de acidez do sangue, desintoxicação das suas estruturas, entre outras funções capazes de, não só regularizar o seu funcionamento, como também controlar a taxa de açúcar em circulação no sangue.
Gostou desse artigo? Tem algo que queira acrescentar? Deixe-o em forma de um comentário. Pois é através dele que conseguimos aprimorar os nossos trabalhos.
Não sabia de muitas informação ate então sobre tais vegetais, mas agora sim. depois de ler este artigo fico feliz por saber que tais vegetais nos traz tantos beneficiosos.Muito o brigado aos autores deste brilhante trabalho.
Nós é que agradecemos, Cleyton. E continue conosco.