Batatas! Alguém não gosta? Na hora de preparar algum prato saboroso, como carne vermelha, frango ou peixe, o que vem à cabeça para acompanhamento no cozimento? Batata! Pois bem, esse tubérculo tão temido por quem pretende perder peso, pode na verdade, ser um grande aliado. A batata inglesa na dieta é uma opção viável, sim.
Um Pouco Sobre a História da Batata
A batata inglesa assim como todas as outras espécies já era vista de forma pejorativa ainda no século XVI, quando o conquistador Francisco Pizarro desembarcou em Sevilha, levando consigo um saco de batatas procedente do Peru.
- Espanha – foram chamadas de pedras comestíveis;
- França – foram rejeitadas devido à crença popular de que eram transmissoras da peste;
- Alemanha – só eram usadas para alimentar o gado;
- Inglaterra – foram censuradas por não serem mencionadas na Bíblia.
Somente duzentos anos depois, as batatas foram aceitas ao descobrirem que eram capazes de aplacar a fome. Isso aconteceu nos anos anteriores à Revolução Francesa.
A partir de então, a batata passou a figurar nas mesas dos europeus e, consequentemente, nas mesas de todos os povos do mundo.
Batatas e Suas Variedades
A batata possui mais de 1.300 espécies e é a hortaliça mais cultivada do planeta e, ao contrário do que muitos pensam, não é um alimento inócuo. Como dito acima, a batata é rica em vitaminas, carboidratos e de muita qualidade. É considerado também um alimento completo.
Entre seus componentes, pode citar:
- Carboidratos – em sua maior parte, amido, além de glicose, frutose e sacarose. Ao contrário de muitos alimentos, o amido de fécula de batata não produz flatulência e é de fácil digestão;
- Proteínas – suas proteínas são de alto valor biológico, que aportam todos os aminoácidos que nosso organismo necessita e, em proporção adequada, favorece o crescimento. Possuem alto teor de lisina, o que faz da batata um ótimo produto para combinar com os cereais.
- Vitaminas – As batatas são fontes de vitamina C e ricas em vitaminas do complexo V, especialmente B1 e B6.
- Minerais – São ricas em potássio e baixo conteúdo de sódio, o que é ótimo por atuarem contra a hipertensão arterial e doenças cardíacas. São ricas em ferro, fósforo e magnésio, além de zinco, cobre e manganês e muitos oligoelementos.
- Fibra vegetal.
Efeitos das Batatas
- Proteção das afecções estomacais
- Efeito antiácido
- Consistência física
- Conteúdo em substâncias sedativas
- Afecções cardiovasculares
- Afecções dos rins
No final do artigo, traremos como as batas devem ser aproveitadas para prevenir ou combater os diversos males que podem acometer o corpo humano.
Batata Inglesa na Dieta
Vamos falar a respeito da batata inglesa na dieta tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular.
Para cada preparo, as calorias podem subir ou cair. Vamos a alguns preparos da batata inglesa
- Batata inglesa cozida: 77 calorias a cada porção de 100 g;
- Batata inglesa assada com casca: 94 calorias a cada porção de 100 g
- Batata inglesa frita (caseira): 185 calorias a cada porção de 100 g;
Potássio Presente da Batata Inglesa
O mineral potássio exerce um papel importante no controle muscular e na função nervosa. Os atletas e outras pessoas que praticam treinos intensos precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária necessita, em média. Uma batata inglesa grande é composta por 1626 mg de potássio. Isso quer dizer que o índice de potássio da batata inglesa é excelente para o ganho de massa muscular.
Se comparada com a batata doce, a queridinha das academias, a batata inglesa ganha disparada e mostra-se mais eficiente que a anterior.
E Cai o Mito de Que a Batata Inglesa Engorda
Claro que se você escolher comer batatas fritas, o teor de gordura vai disparar juntamente com a gordura. Porém, a batata é um alimento super versátil e que combina perfeitamente bem com a maioria dos outros alimentos. Na verdade, a bata combina com todos os alimentos existentes numa cozinha.
Como a Batata Inglesa Pode Ajudar nas Várias Funções do Organismo
A batata é uma grande aliada do estômago
Preparo e Utilização da Batata Inglesa: seus Efeitos
- Cozida no vapor: é a forma ideal de consumir as batatas, pois assim não existe desperdício de nutrientes.
- Cozida na água: só ou com as verduras.
- Assada ao forno: acompanhada ou não de pimentões e cebolas.
- Suco cru: usado como antiácido
A Casca da Batata
Dessa forma, ela concentra as vitaminas e também os agrotóxicos
- Quando se deseja desfrutar de uma saborosa batata assada com casca, deve-se usar as de cultivo biológico orgânico para evitar os defensivos que se acumulam na casca.
- Convêm descascar as batatas antes de cozinhá-las, pois as substâncias tóxicas que existem na casca podem passar para o interior enquanto estiver ao fogo.
Suco de Batata Crua
- Neutraliza a acidez gástrica
- O suco de bata crua pode ser muito rico em substâncias alcalinas. Algumas colheradas antes da comida são suficientes para acalmar a acidez do estômago.
Claro que se se devem descascar as batatas antes de obter o suco.
Batatas Fritas
- Com a fritura, as batatas perdem água por evaporação e ganham óleo.
- De 15 a 20% de seu peso está formado em gordura.
- As batatas fritas proporcionam de 500 a 600 calorias por cada 100 g (cruas apenas 79 calorias por 100 g). Além disso, costumam conter abundante sal. Tudo isso as faz pouco recomendáveis do ponto de vista dietético.
- O óleo mais recomendável para fritá-las é o de oliva, pois é o que melhor resiste às altas temperaturas. Ainda assim, convém que o azeite não se aqueça demasiadamente.
Nota importante: por termos demonstrado durante o texto que a batata não é um alimento inócuo, podendo ser ainda, muito útil ao organismo, mostramos também que ela é um alimento rico em nutrientes, vitaminas e fibras.
Se existir alguém interessado na versatilidade das batatas e quiser apostar nas delícias em que ela pode se transformar, basta nos escrever através dos comentários. Teremos prazer em ajudá-los.