Barbatimão-Verdadeiro, cujo nome científico é Stryphnodendron adstringens, é uma pequena árvore decídua da família Fabaceae, com uma copa globosa densa que pode crescer de 4 a 5 metros de altura. O fuste pode ter 20 – 30 cm. de diâmetro. É uma planta característica de savanas e bosques abertos, geralmente crescendo em declives e encontrada em áreas de crescimento secundário e também em florestas primárias.
Algumas das espécies comerciais mais importantes da família Fabaceae, incluem soja (Glycine max ), ervilha (Pisum sativum), amendoim (Arachis hypogaea) e alfafa (Medicago sativa ). A maioria das espécies lenhosas são tropicais; espécies herbáceas (não lenhosas) ocorrem principalmente em regiões temperadas.
O barbatimão-verdadeiro é um tipo de planta herbácea que pertence à família das leguminosas. É originário da América do Sul e Central, mas pode ser encontrado em áreas tropicais e subtropicais ao redor do mundo hoje, habita áreas perturbadas, pomares, pastos, parques, jardins e áreas próximas às estradas. Cresce em solo bem drenado, em áreas ensolaradas ou em sombra parcial, conquista facilmente novos habitats e elimina espécies nativas de plantas.
Utilidades do Barbatimão-Verdadeiro
A forragem seca, a procura, a folhagem e as sementes são consumidas por uma grande variedade de herbívoros. Usado como uma espécie pioneira na reabilitação da terra e como uma barreira à desertificação. A madeira foi usada para produzir dormentes, postes e madeira para combustível. Os usos não forrageiros / de madeira incluem goma / resina, tanino / corante; medicina tradicional e venenos de vertebrados.
A substituição da ração convencional concentrada de crianças desmamadas e cordeiros por 25% de sementes de manga e 23% de sementes de barbatimão reduziu os custos de alimentação sem afetar a ingestão de alimentos, a utilização de nutrientes, a taxa de crescimento, o perfil sanguíneo e as características da carcaça.
A casca é um medicamento popular no Brasil, onde é comumente usado no tratamento de feridas, infecções e etc. A casca é colhida na natureza em escala comercial como fonte de taninos. A árvore é considerada muito ornamental, principalmente devido ao formato de sua copa e folhagem – é usada no paisagismo e no plantio em ruas estreitas.
A casca é anti-inflamatória, fortemente adstringente, hemostática, estíptica e vulnerável devido à presença de taninos. É usado no tratamento de diarreia e disenteria; hemorragias do útero, leucorreia.
Aplicada externamente, a casca é usada para tratar feridas, úlceras e vários problemas de pele. É usado como uma ducha vaginal para tratar infestações por leveduras. Como colírio, é usado para tratar a conjuntivite. Uma pomada preparada a partir de uma decocção da casca é usada com sucesso na prevenção de queimaduras causadas pelo tratamento com radiação. As vagens podem causar fotossensibilidade em bovinos são consideradas venenosas.
Cultivo do Barbatimão-Verdadeiro
Seu cultivo requer uma posição ensolarada. Prefere um solo arenoso e bem drenado. As plantas estabelecidas são tolerantes à seca. As árvores jovens demoram a se estabelecer quando plantadas, raramente crescendo mais de 2,5 metros de altura após 2 anos.
Esta espécie tem uma relação simbiótica com certas bactérias do solo; essas bactérias formam nódulos nas raízes e fixam nitrogênio atmosférico. Parte desse nitrogênio é utilizado pela planta em crescimento, mas alguns também podem ser usados por outras plantas que crescem nas proximidades.
Barbatimão é uma planta altamente invasiva que afeta negativamente o crescimento de importantes culturas agrícolas, como milho, coco, tomate, soja, banana, café e cana-de-açúcar.
Características do Barbatimão-Verdadeiro
Arbusto ou árvore perene, com 2,5 a 10 m. de altura, variável em muitos aspectos. Ramos se espalhando, formando uma coroa densa plana ou arredondada com hastes de cor escura a preta; ramificações marrom-púrpura, breve ou densamente pubescente, com lenticelas. Casca fina, áspera, fendida, marrom-avermelhada profunda. As sementes são de cor marrom clara, achatadas e cobertas com uma camada resistente.
As flores das espécies são construídas da mesma forma, embora em proporções diferentes. Há uma grande pétala superior (faixa) atrás de duas pétalas menores (asas) e a pétala inferior (quilha) são fundidas. Barbatimão produz cabeças de flores globulares rosa ou roxas que consistem em grande número de flores individuais. As flores têm aparência fofa devido ao grande número de estames roxos. O vento e os insetos são responsáveis pela polinização das flores.
A fruta também é a mesma nos gêneros, uma vagem estreita, abrindo nas laterais, com as sementes seguidas no interior. Todos contêm níveis de um alcalóide venenoso que inibe uma enzima necessária para o metabolismo dos mamíferos. Este veneno está na planta inteira, mas especialmente no revestimento das sementes. O consumo excessivo da ervilha de jardim aparentemente inofensiva, por exemplo, pode causar depressão e distúrbios nervosos.
Barbatimão-verdadeiro desenvolve folhas verdes e bipinadas, compostas por pequenos folhetos em forma oblonga. Ambas as superfícies das folhas e suas margens são cobertas com pêlos em miniatura, dobra suas folhas durante a noite como resposta a estímulos externos, como o toque.
Este fenômeno é cientificamente conhecido como movimento seismonástico. É o resultado de uma queda rápida no turgor (pressão dentro da célula da planta que a mantém firme) nas células na base dos folhetos. As células “flácidas” não suportam o peso do folheto e começam a fechar. Os cientistas acreditam que a planta dobra suas folhas para repelir predadores (movimentos bruscos de folhas podem assustá-los) e eliminar insetos irritantes.
Barbatimão Falso
Outras espécies como Abarema cochliocarpos, Pithecellobium cocliocarpum e Dimorphandra mollisBenth. podem ser erroneamente referidos na literatura como “barbatimão”, mas são reconhecidos como “falso-barbatimão”. Abarema cochliacarpos é um arbusto ou pequena árvore que pode crescer cerca de 8 metros de altura.
A casca da árvore é um medicamento popular e comumente usado no Brasil, onde é colhido na natureza para ser usado como medicamento e como fonte de materiais. Esta espécie fixa nitrogênio atmosférico e é pioneira natural, crescendo em áreas abertas e perturbadas e criando condições adequadas para a fileira de árvores da floresta. Está sendo utilizado no Brasil na recuperação de áreas degradadas.
Uma goma semelhante a goma arábica é obtida a partir do caule. A goma arábica, obtida de vários Acacia spp, tem vários usos, incluindo a adição de brilho ao crepe e seda, cores espessantes, impressão de chita, tinta para fabricação e como mucilagem. As vagens são uma fonte de taninos. As cinzas de madeira são uma boa fonte de potássio e podem ser usadas para fazer sabão. A madeira branca é excelente para construção geral.