Home / Plantas / Barba de Serpente: Cultivo, Como Fazer Muda e Como Plantar?

Barba de Serpente: Cultivo, Como Fazer Muda e Como Plantar?

Barba de serpente (liriope muscari), é uma planta monocotiledônea, pertencente à família liliaceae. De origem asiática, o barba de serpente vem de ambientes florestais claros. É uma planta perene com folhagem persistente que cresce em tufos compactos, usados ​​no jardim como cobertura do solo, na borda ou nos maciços.

Os liriopes são sólidos, fáceis de cultivar plantas que se adaptam facilmente ao jardim. Eles estão próximos ao gênero Ophiopogons. A espécie natural já é decorativa, mas várias cultivares são propostas agora.

Descrição de Barba de Serpente

Esta planta não crescem muito.  Apenas inflorescências antigas devem ser removidas. No caso de um acidente de colheita, é possível dobrar os tufos. Eles não demoram a sair.  Aperte e dobre as plantas perenes.

As folhas desta planta perene são persistentes. São longas com fita até 45 cm e estreitas de 1 a 2 cm, verde escuro e coriáceo. As folhas saem diretamente do chão, amarradas em tufos apertados em um rizoma curto. Um pé se desenvolve gradualmente em 30 a 60 cm de altura para 40 cm de espalhamento. O sistema radicular é bem desenvolvido, denso, deixando pouco espaço para as ervas daninhas.

Os caules das flores emergem e depois florescem no final do verão; Embora rígidas, elas se projetam da folhagem e carregam muitas flores pequenas apertadas no caule, geralmente em tons de roxo. As flores pequenas têm um cálice petalóide com 6 sépalas roxas de aparência cerosa. O caule floral é uma reminiscência de muscaris, daí o nome latino da espécie.

Algumas cultivares interessantes:

Barba de serpente ‘Inwersen’: folhagem verde, caules de flores mais altos e mais densos, flores azuis.

Barba de Serpente Inwersen

Barba de serpente’prateado’: as folhas são variadas com creme.

Barba de Serpente Prateado

Barba de serpente ‘bandas de ouro’: com folhagem com bordas amarelas.

Barba de Serpente Bandas de Ouro

Barba de serpente ‘Majestoso’: é um dos maiores e mais famosos.

Barba de Serpente Majestoso

Barba de serpente ‘fabricante de dinheiro’: é mais florífero que os outros tipos.

Barba de Serpente Fabricante de Dinheiro

Barba de serpente ‘ é excelente com suas flores muito brancas. Mesmo as hastes florais são brancas, as flores contrastam melhor com as folhas escuras.

Cultura e Uso

Esta planta perene prefere um solo leve, com uma tendência ácida, de médio a seco. Barba de serpente é uma planta de sombra, mas apoia o sol se o solo estiver fresco o suficiente. O plantio é adequado para o outono ou início da primavera: com um suprimento de terra para vasos para clarear o solo e regar até que seja instalado. Uma vez desenvolvido, não precisa mais ser regado.

Para cobrir uma superfície, os pés devem estar espalhados a cada 30 cm na plantação. Eles crescerão rápido o suficiente. As raízes densas do barba de serpente o tornam uma excelente planta para manter o solo em encostas ou declives e protegê-los do escoamento. Além disso, quando as plantas são densas, as ervas daninhas têm muitos problemas para se instalar no maciço.

Pelas sementes durante uma semeadura na primavera. Para determinadas variedades, a semeadura geralmente dá filhos que perderam as características de seus pais.

Por divisão na primavera: é a melhor maneira de preservar as variedades. Não se esqueça de regar novamente os pés que foram divididos e transplantados, desde que não mostrem novos tufos alguns centímetros mais adiante.

Onde e Quando Plantar Barba de Serpente?

Depois de escolher a variedade correspondente às suas condições de solo e exposição à luz, você pode prosseguir com o plantio ou vasos de suas plantas, muitas vezes disponíveis na jardinagem. Esta planta tem uma fraqueza por terras ácidas a neutras.

Para plantas de vasos, recomenda-se uma plantação nos meses de primavera para que você tenha as primeiras flores em breve. No entanto, o plantio de outono é possível para plantas bem enraizadas, já fornecidas com folhagem.

Como plantá-lo no chão? O barba de serpente prefere solo fértil, drenado e ácido bastante frio, embora tolera a seca, o solo pobre, neutro ou alcalino. Plantado ao sol, o solo deve permanecer fresco.

Não há precauções especiais durante o plantio, exceto para corrigir o pH adicionando solo de urze ou composto no caso de solo calcário.

No jardim, um furo de diâmetro “volume da caçamba × 2” é um bom começo. Traga um punhado de composto para o fundo da plantação, feche com um solo convencional. Tome cuidado para distanciá-los a cada 30 cm.

Como Fazer Muda da Barba de Serpente?

Num vaso, é necessária uma drenagem do fundo com cascalho. Se você tiver um solo de envasamento para hortênsia ou rododendro, use puro, se não fizer sua própria mistura com 1/3 de urze ou composto, 1/3 do solo universal e 1/3 de areia. Misture bem, replante e regue abundantemente.

A manutenção é feita de acordo com a orientação e a qualidade do solo. Em todos os casos, é limitado a um mínimo estrito. O mais importante é garantir o respeito pelas instruções culturais.

O primeiro ano, regue regularmente. Uma vez estabelecidos, os barbas de serpente são bem tolerantes à seca.

A fertilização será moderada, a cada 3 meses, da primavera ao início de verão, a partir do segundo ano. Polvilhe com um fertilizante líquido, de preferência com uma dose fraca do tipo: N4, P3, K4. Cuidado com os fertilizantes granulares, espalhados em tempo real, eles podem estagnar no coração do tufo, causando queimaduras irreversíveis nas folhas e caules.

O melhor fertilizante permanece húmus, espalhando-se aos pés das plantas, o que também traz um pouco de acidez. Não é necessário plantar barba de babosa, exceto em casos excepcionais de clima quente no primeiro ano. Eles são tão densos e revestidos que as ervas daninhas são asfixiadas. Pratique capina manual, se necessário, no início do cultivo.

Outras Considerações

Caracóis e lesmas gostam de brotos jovens. O barba de serpente por sementes na primavera, mas geralmente dá descendentes que perderam as características de seus pais. A divisão é muito mais segura, mais fácil de executar.

Os barbas de serpente são perfumados e possuem mel, para que eles atraiam polinizadores, principalmente abelhas. Evite o uso de inseticidas químicos, mesmo que você não aprecie necessariamente a empresa deles.

Um bom composto pode ser suficiente para fertilizar suas plantas uma vez por ano, desde que você tenha uma boa quantidade. Antes de florescer, espalhe amplamente com o pé e a água. Essa prática tem a vantagem de manter uma certa acidez no solo, acidez apreciada por barba de serpente.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *