O bambu gigante áspero, cujo nome científico é Dendrocalamus asper, é uma espécie sempre-verde muito grande e densa, nativa do sudeste da Ásia. O bambu é uma das plantas mais versáteis do mundo, útil por sua resistência leve, proveniente de suas hastes ocas, por sua facilidade de trabalho e por sua beleza simples.
O bambu é uma grama pertencente à família Poaceae , como milho, trigo, centeio, aveia, cana, cevada e arroz, e está espalhada por 1250 espécies abaixo de 75 gêneros. Exceto na Europa, o bambu ocorre naturalmente em regiões tropicais, subtropicais e temperadas de todos os países.
Existem mais de mil espécies de bambu, crescendo de diversas formas, desde pequenos anões até gigantes tropicais imponentes. O bambu gigante tropical é a planta que mais cresce no planeta.
Características do Bambu Gigante Áspero
As plantas mais jovens são cobertas com finos pelos castanhos aveludados. Os nós estão inchados; nós mais jovens têm muitas raízes aéreas, enquanto nós médios e superiores têm ramos.
Colmos: o Dendrocalamus asper possui grandes colmos lenhosos entre 20 a 30 m. de altura e 8 a 20 cm. de diâmetro e paredes relativamente espessas (11 a 20 mm.) que se tornam mais finas em direção ao topo do colmo. Os colmos inferiores mostram raízes aéreas (rootlets) dos nós. Os internódios do colmo têm 20 a 45 cm. de comprimento, verde pálido e cobertos com pelos castanhos curtos.
A árvore apresenta muitos ramos agrupados com um ramo dominante central maior geralmente ocorrem a partir do 9º nó ativo. As folhas são em forma de lança e têm entre 15 e 30 cm. de comprimento e 10 e 25 mm. de largura. O Dendrocalamus asper floresce gregariamente, embora tenha sido relatada floração esporádica.
Utilidade do Bambu Gigante Áspero
Caules jovens colhidos antes de emergirem do solo, são macios e doces. Eles são usados como vegetais ou em conserva, podem ser cortados em tiras e usados como substitutos do macarrão nas sopas. A porção comestível de brotos jovens é de cerca de 34%; eles pesam em média 5,4 quilos antes do descascamento e 1,8 quilos após o descascamento.
Os entrenós superiores do colmo, que são mais longos que os inferiores, são usados como recipientes para água ou para coletar suco sendo extraído das inflorescências da palma. Os entrenós desta e de outras espécies de bambu também são usados como panelas prontas no campo. O internódio é aberto em uma extremidade (ou no nó) e preenchido com vegetais, carne ou arroz e água e, em seguida, é coberto e colocado no fogo.
Os colmos têm paredes grossas e são muito fortes e duráveis. Eles são usados como material de construção para casas e pontes, para fabricação de móveis, tábuas, instrumentos musicais, utensílios domésticos, artesanato, estabilizadores de barcos de pesca e para fabricação de papel.
É usado por metade da população mundial em milhares de produtos, desde enormes andaimes de arranha-céus até pequenas agulhas de gramofone e de regras de slides a peles de aviões. Ele pode ser usado para iniciar um incêndio em uma floresta úmida e suas cinzas podem ser usadas para polir jóias e fabricar baterias elétricas. Ele fez bicicletas, moinhos de vento, instrumentos musicais, papel, balanças e paredes fortes o suficiente para resistir a inundações e marés, e pontes de até 260 m. de comprimento na China.
O bambu é adequado para processamento de baixa tecnologia, bem como para técnicas de fabricação industrial. É um material de construção ideal para projetos de moradias de baixo custo, baixo impacto e resistentes a terremotos. Dentro de suas paredes, fibras curtas e resistentes ficam em uma matriz mais macia e resistente, fornecendo a versão natural da fibra de vidro. Possui grande resistência à tração, divide-se em linha reta e é muito resistente.
Cultivo do Bambu Gigante Áspero
Plantado ou naturalizado de elevações baixas até 1.500 m. Eles crescem bem em vários tipos de solo, mesmo em solos arenosos e bastante ácidos, mas preferem solos pesados e bem drenados.
Pode ser cultivada a partir de rizomas, colmos ou estacas, em sua própria casa a cada cinco anos – ela começa a crescer novamente imediatamente após a colheita. Não pode crescer na sombra. Prefere solo úmido.
As mudas são criadas no viveiro e, depois de produzirem raízes, são plantados no campo antes ou durante a primeira metade da estação chuvosa.
É bem-sucedido em qualquer tipo de solo com fertilidade pelo menos moderada, embora cresça melhor em solos pesados com boa drenagem, de acordo com os agricultores, a planta crescerá bem em solos arenosos e bastante ácidos, mas prefere um pH na faixa de 5 a 6,5.
Inicialmente, uma planta jovem criada a partir de um corte lateral de galho produzirá brotos pequenos que se desenvolverão em pequenos colmos. À medida que a planta cresce, os colmos produzidos a cada ano aumentam em tamanho e quantidade até que os colmos em tamanho real apareçam cinco ou seis anos após o plantio.
Um grupo maduro pode atingir um diâmetro de 3 metros ou mais e contém cerca de 60 colmos. Um colmo amadurece quando os 3 – 4 anos de idade. Um bom grupo saudável pode produzir vários rebentos anualmente . Foram reportados rendimentos de 10 a 11 toneladas por hectare de brotos de bambu na Tailândia.
Curiosidades Sobre o Bambu
No Japão, as pessoas cultivam varas quadradas de bambu colocando um molde quadrado de madeira sobre os brotos à medida que crescem.
Em certos intervalos, às vezes tão raramente quanto a cada poucas centenas de anos, todos os bambus de um determinado tipo, até grandes estandes de rizomas transportados gerações antes para terras distantes, florescem juntos em todo o mundo e depois morrem.
O bambu também tem um papel importante na proteção da terra, vinculando o solo superficial em áreas de instabilidade onde a terra está corroendo e ajudando a evitar inundações.
O bambu, uma grama primitiva, esteve aqui milhões de anos antes de caminharmos na Terra e pode sobreviver a todos nós. Em Hiroshima, sobreviveu mais perto do ponto zero do que qualquer outro ser vivo. A planta em si pode sobreviver a condições de seca extrema.
No comércio internacional, o mercado interno de produtos de bambu e rattan, em 2012, foi estimado em cerca de US $ 34,2 bilhões. No entanto, dados oficiais do mercado de bambu no Brasil e sua demanda comercial não estão disponíveis.
A Ásia possui os mais altos reservatórios de bambu, com uma área total superior a 10 milhões de hectares no sudeste da Ásia e cerca de 5 milhões de hectares na China. Em contrapartida, no Brasil existem 18 milhões de hectares, localizados no sudoeste do Amazonas, um dos maiores reservatórios de bambu nativo do mundo . Embora a área total da floresta em muitos países tenha diminuído drasticamente, a área da floresta de bambu aumentou progressivamente.