O bambu é uma planta muito conhecida ao redor de todo o mundo, principalmente porque ele está presente em várias localidades do planeta e também pode ser considerado uma planta extremamente útil para as mais diversas coisas, mesmo que muitas pessoas não saibam.
Porém, estudar apenas por meio de textos científicos e artigos explicativos pode ser algo muito complicado e até mesmo chato na maioria das vezes, e é por isso que devemos sempre estudar também algumas curiosidades sobre os assuntos, de forma que os estudos fiquem mais dinâmicos e seja mais simples de se estudar.
O bambu além de ser uma planta com muita carga científica também pode ser uma excelente opção para quem quer estudar a espécie de maneira mais simples por meio de curiosidades interessantes, já que essa também é uma planta muito curiosa.
Portanto, vamos listar agora algumas curiosidades e fatos interessantes que você ainda não sabe sobre o bambu mas com certeza gostaria de saber!
Curiosidade 1: Crescimento
Muitas pessoas quando começam plantações escolhem espécies que possuem um desenvolvimento mais rápido, já que a espera para ver a planta crescer pode trazer muita ansiedade e ao mesmo tempo servir como um verdadeiro fator de atraso para a maioria dos locais.
Dessa forma, o crescimento do bambu pode ser um grande atrativo para quem está procurando uma espécie que se desenvolva rapidamente e ao mesmo tempo seja de simples cultivo, e com certeza é curiosa a forma como essa planta se desenvolve tão rápido assim.
Isso porque o bambu pode chegar a crescer mais de 1 metro em uma única noite, o que mostra a imensa capacidade reprodutiva dessa planta e a facilidade que se tem para fazer com que a plantação de bambu se desenvolva cada vez mais rápido.
Assim, essa pode ser uma boa ideia caso você esteja procurando por uma plantação cada vez mais rica e ao mesmo tempo que não leve muito tempo para crescer, pois só quem planta sabe como é chato demorar muito para ver as suas sementes darem frutos (literalmente).
Portanto, agora você já sabe exatamente o quanto um bambu pode crescer com o passar do tempo. Além disso, podemos dizer que o normal é que ele cresça no máximo até 25 metros ao longo da vida, e é por isso que não podemos considerar que ele cresce 1 metro de altura todas as noites, mas sim algumas em que ele possui um pico de desenvolvimento.
Curiosidades 2: Panda
Os pandas são animais conhecidos mundialmente mas presentes no continente asiático. Podemos dizer que eles são conhecidos em todo o mundo principalmente por serem considerados fofos e também por apresentarem algumas características muito interessantes, como a agressividade que eles possuem apesar de sua aparência angelical.
Além disso, os pandas também são muito conhecidos porque se alimentam praticamente apenas de bambu. Isso significa que mais de 90% da alimentação desse animal é constituída pelos bambus, o que pode ser um número impressionante quando levamos em consideração a grande variedade de espécies presentes no habitat do panda.
Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o panda possui essa alimentação tão pobre em variedade porque eles não têm energia para isso. A verdade é que essa é uma grande preocupação dos cientistas, já que acredita-se que os pandas passaram por alguma modificação em sua genética ao longo da vida, e atualmente não conseguem gostar de carne.
Isso porque os pandas são animais que também deveriam comer carne, mas como eles não suportam mais o gosto (por algum motivo), acabam por comer apenas o bambu que está presente em todos os lugares e por isso não precisam se mexer muito para encontrar alimento.
Por isso, podemos perceber que a realidade desse animal não é tão fofa e amável como esperamos, já que até mesmo em sua natureza ele passou por algumas modificações não naturais.
Curiosidade 3: Bambu Modificando o Panda
Como já dissemos, na teoria o panda não deveria se alimentar apenas de bambu como ele faz, já que ele é também um animal que come carne e que não consegue absorver a celulose do bambu, de modo que ele possui uma quantidade bem baixa de energia, sendo o animal preguiçoso e lento que conhecemos.
Por conta desse bambu podemos dizer que o corpo do panda sofreu adaptações ao longo de sua vida. Isso porque a planta é conhecida justamente por ser bem dura, e assim as lascas de bambu no início do hábito de consumir essa planta faziam com que o estômago do animal se machucasse.
Com o passar do tempo, o corpo do animal se acostumou e atualmente não fica mais machucado com o consumo do bambu, já que cada exemplar novo de panda já nasce mais adaptado a esse novo hábito.
Apesar disso, o problema causado pela falta de absorção da celulose ainda não foi resolvido, e por isso é provável que os cientistas invistam em pesquisas do gênero.
Logo, agora você já sabe um pouco mais sobre as mudança pelas quais o corpo do panda e sua fisiologia passaram ao longo dos séculos.
Curiosidade 4: Extinção do Panda E Bambu
Atualmente o panda encontra-se classificado na categoria VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
É importante lembrarmos que essa lista já está desatualizada e há grandes probabilidades do animal já estar praticamente extinto atualmente.
Isso se explica por duas razões principais: consumo de bambu e ser humano.
Em primeiro lugar, o consumo de bambu tirou energia do panda, e por isso ele não tem a mínima vontade de acasalar ou procurar alimento, o que consequentemente faz com que a espécie se reproduza muito pouco e cada fêmea tenha apenas um filhote.
Em segundo lugar, a caça desenfreada colocada em ação pelos seres humanos está fazendo com que o animal desapareça cada vez mais rápido.
Logo, não adianta apenas acharmos o panda fofo, precisamos colocar em prática tudo o que há de melhor para que ele não seja extinto!
Quer continuar aprendendo com a gente? Confira: Tipos de Flor Amor Perfeito – Espécies com Nomes, Cultivo e Fotos