A babosa pintada (Aloe maculata), ou Aloe saponária (saponária quer dizer “sabão”), é uma espécie da planta Aloe, e pertence à família Xanthorrhoeaceae. É importante frisar que a babosa pintada é diferente da Aloe vera, cujo gel que há no interior da sua folha pode ser aplicado diretamente nos cabelos e na pele, ao contrário do que acontece com a seiva da babosa pintada.
No post de hoje, vamos conhecer a babosa pintada, características, para que serve e muito mais. Vale muito a pena conferir. Continue lendo.
Babosa Pintada – Características
Ao todo, existem mais de 300 espécies diferentes de babosa. No entanto, somente algumas são próprias para o consumo. Por isso, é muito importante conhecer os tipos mais usados para consumo, pois vários tipos dessa planta podem ser venenos.
A babosa pintada se originou na África do Sul, mais precisamente na província do Cabo. Possui as folhas largas, na cor verde, e cheias de pintinhas. Dependendo de onde a planta cresce, se em pleno sol ou na sombra, à quantidade de água disponível ao longo do ao e ao tipo de solo onde está plantada, as suas cores podem variar entre o vermelho-escuro, ou o verde-claro e castanho. Por ser uma planta que varia muito de cor, pode ser um pouco mais difícil de identificá-la.
Assim como as folhas, a cor das flores também pode variar, podendo ser amarelas ou vermelho brilhante. Estão sempre grudadas por um cacho. A inflorescência acontece sempre carregada no topo da haste alta e, por vezes, multi-ramificada. Enquanto as suas sementes são consideradas venenosas.
Antes, a babosa pintada era conhecida como Aloe saponária, uma vez que a sua seiva faz uma espuma na água que se parece com sabão. Hoje em dia, o nome aceito, conforme o SANBI (Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul), é Aloe maculata, onde a palavra maculata quer dizer marcada ou manchada.
É raro a babosa pintada crescer mais que 30 cm. Contando com a inflorescência, essa planta pode alcançar entre 60 e 90 cm, com um diâmetro com as mesmas medidas. Essa espécie de babosa possui uma seiva que costuma causar irritação. Se for aplicada diretamente na pele das pessoas mais sensíveis, pode causar um certo incômodo por um período prolongado.
A Aloe maculata é muito adaptável. E pode ser encontrada naturalmente em vários habitats diferentes na África do Sul, da Península do Cabo, no sul; a Zimbabue, no norte. Hoje em dia, também é plantada no mundo todo como uma planta ornamental nas regiões desérticas quentes, em especial nos Estados Unidos, local onde essa planta é considerada o tipo de Aloe decorativa mais popular na Califórnia, no Arizona e no Tucson. Essa espécie de babosa pode compor várias combinações com outras plantas, como suculentas e cactáceas, por exemplo.
A principal aplicação das folhas de babosa pintada é como sabão pela população local.
Cultivo da Babosa Pintada
Temperaturas menores que 0° C podem causar alguns danos à essa planta. No entanto, ela tende a se recuperar rapidamente. Uma vez que a Aloe maculata já se encontra estabelecida, ela não necessita de muita atenção e cuidados. Essa planta é bem resistente ao sal, o que a torna uma boa opção para ser usada em jardins próximos ao mar.
Uma mistura entre a Aloe maculata e a Aloe striata é bastante popular no comércio de espécies para jardinagem. Além de ser utilizado também no paisagismo aquático no mundo inteiro.
A babosa pintada, assim como algumas das suas misturas, possui um crescimento relativamente baixo. E a sua propagação acontece por brotamento. Quando possível, o híbrido dessa planta pode formar uma cobertura vegetal útil nas regiões mais áridas.
Ainda que a babosa pintada esteja sem flor, as suas folhas continuam sendo atraentes e bonitas. No entanto, as suas flores conferem à planta um visual bem lindo por muitas semanas durante o verão. Inclusive, os seus cachos de flores no topo da planta representam uma das melhores formas de identificar a babosa pintada.
A Aloe maculata, de todas as demais Aloes, é a mais cultivada e a mais comum também. As aves e os insetos, que são os seus polinizadores, estão sempre visitando as flores dessa planta para o pólen e o néctar.
Essa planta gosta de sol pleno, para as suas folhas ficarem com uma aparência bonita e mais suculentas. Mas também podem sobreviver bem à meia sombra. É importante manter um sistema regular de regas. Apesar de suportar bem a seca, com o passar do tempo, as suas folhas começam a secar.
A babosa pintada pode ser cultivada tanto em canteiros quanto em vasos. E o substrato usado deve ter um pH um pouco mais alto, entre 5,8 e 7,0. O solo deve ser bem drenado, contendo cerca de 50% de areia. O uso de húmus de minhoca no vaso ou no canteiro também é muito bom.
É preciso que a cova seja maior do que a área da planta que será plantada na mesma, para que ela fique à vontade e não sofra com a mudança. No momento de retirar a muda do recipiente, é importante tomar muito cuidado para não estragar as suas raízes. Em seguida, é hora de aconchegar a planta na cova, colocar terra e apertar levemente.
É preciso usar luvas quando for plantar a muda de babosa pintada, para não se machucar com os seus espinhos. Assim que terminar o plantio, deve-se regar a muda. Uma vez por ano é importante repor os nutrientes do solo. Pode-se usar adubo granulado com húmus de minhoca, em uma quantidade equivalente a 100 g por cada muda em tamanho médio. Basta incorporar o adubo ao redor da planta e regar em seguida.
Quando for realizar a propagação das mudas de babosa pintada, pode-se retirar as mudas (ou filhotes) que nascem próximos à planta mãe. O substrato usado para o plantio das mudas pode ser semelhante ao usado para a planta mãe, sendo que o substrato mais indicado é a areia misturada à terra comum. E este deve ser mantido úmido, para garantir a sobrevivência da muda. Mas não deve ser encharcado.
Pode passar no rosto se sim como usar me respondam por favor