O número de plantas existente em nosso país é praticamente incontável, e é exatamente por isso que devemos estudar de maneira mais profunda as espécies que temos aqui; apenas dessa forma poderemos conhecer inteiramente a nossa flora.
A astromélia é uma flor que vem ganhando cada vez mais visibilidade em nosso país, e isso ocorre principalmente porque ela é simples de se plantar, é bonita, e possui sementes fáceis de serem encontradas.
Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem muito bem como essa planta é, quais são suas características e necessidades. E é exatamente por isso que resolvemos falar sobre ela nesse artigo.
Portanto, continue lendo o texto para saber todas as informações necessárias sobre a Astromélia por meio de curiosidades e fatos super interessantes!
Sobre a Astromélia
Comumente chamada de lírio peruano ou lírio dos incas, é um gênero de plantas com flores da família Alstroemeriaceae. Todos são nativos da América do Sul, embora alguns tenham se naturalizado nos Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia, Madeira e Ilhas Canárias.
Quase todas as espécies estão restritas a um dos dois centros distintos de diversidade, um no centro do Chile e outro no leste do Brasil. As espécies de Alstroemeria do Chile são plantas de inverno, enquanto as do Brasil são de verão. Todos são plantas perenes de longa duração, exceto A. graminea, um diminuto anual do deserto de Atacama, no Chile.
Curiosidade: As Características
As plantas deste gênero crescem a partir de um conjunto de tubérculos. Eles enviam caules férteis e estéreis, caules férteis de algumas espécies atingindo 1,5 metro de altura. As folhas são arranjadas e ressupinadas alternadamente, torcidas nos pecíolos para que a parte de baixo fique voltada para cima. As folhas são de forma variável e as lâminas têm bordas lisas. As flores são solitárias ou carregadas em umbelas.
A flor tem seis tepals cada um com até 5 centímetros de comprimento. Eles vêm em muitos tons de vermelho, laranja, roxo, verde e branco, manchados e listrados e com listras mais escuras. Existem seis estames curvos. O estigma tem três lóbulos. A fruta é uma cápsula com três válvulas. Alstroemeria é classificada como monocotiledônea inferior, o que significa que as pétalas estão localizadas acima do ovário e as folhas paralelas.
Fato Interessante: Usos da Planta
Muitos híbridos e pelo menos 190 cultivares foram desenvolvidos, apresentando muitas marcações e cores diferentes, incluindo branco, amarelo, laranja, damasco, rosa, vermelho, roxo e lavanda. Os híbridos mais populares e vistosos geralmente cultivados hoje resultam de cruzamentos entre espécies do Chile (inverno) com espécies do Brasil (verão).
Essa estratégia superou o problema de dormência sazonal dos floristas e resultou em plantas sempre-verdes, ou quase, que florescem durante a maior parte do ano. Este trabalho de criação deriva principalmente de ensaios iniciados nos Estados Unidos na década de 1980, sendo a principal criação atualmente realizada por empresas na Holanda. A flor, que se assemelha a um lírio miniatura, é muito popular para buquês e arranjos de flores no comércio comercial de flores cortadas.
A maioria das cultivares disponíveis para o jardim doméstico florescerá no final da primavera e início do verão. As raízes são resistentes a uma temperatura de 23 ° F (-5 ° C). A planta requer pelo menos seis horas de luz solar matinal, água regular e solo bem drenado.
Curiosidades Aleatórias
Vamos ver agora algumas curiosidades aleatórias que também podem ser levadas em consideração quando o assunto é a Alstroemeria, já que existem tantas informações interessantes com relação a essa planta.
- Alstroemeria florescem durante o final da primavera ou início do verão, ou seja, elas preferem climas mais quentes, e isso é ótimo, já que moramos em um país tropical;
- Alstroemeria vêm nas cores laranja, rosa, rosa, roxa, vermelha, amarela, branca ou salmão;
- Alstroemeria recebeu o nome do botânico sueco Klas von Alstroemer, aluno do grande classificador botânico Linnaeus;
- O gênero Alstroemeria consiste em cerca de 50 espécies;
- A maioria das plantas híbridas modernas de Alstroemeria são propagadas em laboratório;
- Muitos híbridos e cerca de 190 cultivares de Alstroemeria foram desenvolvidos, com diferentes marcações e cores, variando de branco, amarelo dourado, laranja; damasco, rosa, vermelho, roxo e lavanda;
- As flores de Alstroemeria não têm perfume;
- As flores de Alstroemeria têm uma vida útil de cerca de duas semanas;
- Nem todos os Alstroemeria têm pétalas listradas;
- Alstroemeria para de produzir flores se ficarem muito quentes.
Portanto, essas são apenas algumas curiosidades interessantes que podemos citar sobre essa planta tão diferente! Você já conhecia alguma delas ou descobriu todas agora através desse artigo? Conta para a gente pois queremos saber um pouco mais sobre o assunto!
Curiosidade: O Cultivo
Algumas dicas de cultivo são consideradas muito curiosas, principalmente porque elas são diferentes do que esperamos e, consequentemente, chamam mais a nossa atenção. Por isso, vamos ver agora algumas dicas de cultivo que também são vistas como curiosidades!
No jardim: Aplique estacas nessas plantas para que não colapsem com o vento ou a chuva e continue colhendo as flores. A melhor maneira é puxá-los em vez de cortar. Isso deixará muito espaço para a próxima geração e proporcionará uma planta mais produtiva.
Em vasos: Se você tem uma estufa, vale a pena cultivar alstroes também. Coloque-os em vasos generosos de 5 litros e mantenha-os livres de gelo. Quando eles começarem a filmar na primavera, alimente e regue bem, e você terá uma colheita quase contínua de flores. Puxe da raiz e eles continuarão a florescer por meses.
Portanto, esses são alguns cuidados que você deve ter com seus pés de Astromélias de maneira bem simples! Além de tudo, é importante você sempre se lembrar que com o passar do tempo tudo vai ficando mais simples e você vai pegando a prática. Dessa forma, você conseguirá cultivar a planta mais facilmente.
Quer saber ainda mais informações sobre como cuidar da sua planta em casa de maneira simples e prática, sempre seguindo um passo a passo? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia temos o texto certo para você que quer plantar Astromélias.
Para isso, leia também em nosso site: Tudo Sobre a Astromélia – Características, Nome Cientifico e Fotos