O pessegueiro, um nativo da Ásia Menor, é uma árvore rústica em qualquer tipo de clima, mas prefere climas quentes. Pouco exigente quanto ao tipo de solo, teme-se apenas solo úmido e impermeável, e em climas menos favoráveis requer uma posição protegida.
Árvore Pessegueiro: Cultivo
O cultivo do pessegueiro, que pertence ao grupo das drupáceas, é facilitado por um clima ameno e suave, mas esta planta também quer um período de frio de pelo menos 800 horas abaixo de 7° C. indispensável em seu período de descanso porque pode florescer e dar frutos.
No entanto, o cultivo de pessegueiros é prejudicado por surtos de frio na primavera que pode queimar as flores e, consequentemente, impedem a frutificação. Então, se você decidiu empreender o cultivo de pessegueiros em áreas sujeitas essas condições climáticas, você terá que proteger a planta, dando-lhe abrigo, por exemplo, encostando-a contra a parede.
O pessegueiro forma uma árvore pequena e de rápido crescimento, com um hábito ereto que se amplia com o tempo, atingindo uma altura de 3 a 5 m na idade adulta. As flores aparecem nos botões do ano anterior, são mais ou menos rosa escuro e florescem no finalzinho do inverno para a primavera.
Eles temem geadas tardias: morrem por volta de -3 ou -4° C. Os frutos são colhidos de acordo com a variedade entre o verão e o outono. A árvore melhor adquirida é aquela vendida sem raiz do meado do outono ao final do inverno, na forma de um otário ou mini-tronco. A frutificação geralmente ocorre 2 anos após o plantio.
Árvore Pessegueiro: Como Plantar E Fazer Mudas
O pessegueiro prefere solos soltos e profundos e mesmo que o solo seja arenoso, cresce bem se for fertilizado e irrigado. Não quer solos argilosos, excessivamente compactos ou sujeitos à estagnação da água, porque suas raízes estão sujeitas à podridão. O solo rico em calcário no último caso tem pouca semelhança, no segundo caso, o pessegueiro está sujeito à clorose.
Se você quiser plantar um novo pomar, fertilize o solo muito bem com um fertilizante orgânico e coloque o fertilizante no buraco onde você plantará o pessegueiro. Lembre-se de não permitir que as raízes entrem em contato diretamente com o esterco, mas cubra-o com uma camada de terra antes de inserir a muda.
Se você não puder plantar o otário que adquiriu dentro de 8 dias, recomendamos colocar a árvore em um canto à sombra do seu jardim. Para o plantio de pessegueiros, faça um buraco com 50 a 60 cm de profundidade e 80 a 100 cm de largura para assentar bem a terra. Remova as pedras e as raízes das ervas daninhas.
Coloque cerca de 150 gramas de adubo orgânico no fundo do poço de plantio para misturar com a terra, preencha o buraco com metade da terra com solo melhorado para plantio, se necessário com composto bem decomposto. Refresque as extremidades das raízes, mergulhe-as em uma lama (para garantir uma melhor recuperação).
Não esqueça de colocar uma estaca para manter a árvore reta e plante a árvore com o colar ao nível do solo (sim reconhece graças ao suporte à ligação das raízes e do tronco), preenche o buraco de plantio com a terra removida previamente possivelmente acumulada por solo de plantação, comprime ao pé da árvore formando uma bacia e regando abundantemente (15 a 20 litros de água) para garantir uma boa coesão entre as raízes e a terra.
Para as mini-hastes, finalize com uma poda dos ramos pequenos com cerca de 25 a 30 cm de comprimento em relação ao tronco, de preferência sobre um botão localizado na parte externa do ramo de cobre e preserve apenas 3 a 5 ramos bem localizados. Para o otário, cubra a árvore até a altura desejada, de modo a formar o tronco e remova os ramos excedentes.
Árvore Pessegueiro: Manutenção
No ano seguinte ao plantio, deixe seu pêssego crescer naturalmente para que os galhos principais se ramifiquem. Mais tarde, o pessegueiro, como a noz do pessegueiro, é podado regularmente para renovar os ramos de frutificação. A poda consiste, acima de tudo, em desbastar os ramos da árvore e assegurar um hábito harmonioso e arejado, eliminando os ramos que atravessam o topo ou aqueles que emergem da forma da árvore. Aplique um produto de cura no corte de feridas. Faça isso antes de florescer para preservar os galhos mais floríferos.
Faça um tratamento no final do inverno, depois do florescimento, um tratamento preventivo com mistura bordeaux para evitar o desenvolvimento da bolha, uma doença que causa deformação da folha e perda de vigor. Os piolhos às vezes se aglutinam em brotos novos na primavera, o que causa uma desaceleração do crescimento e deformação da folhagem.
Devemos então fazer alguns tratamentos com pesticidas em caso de ataques fortes. Para preservar a fertilidade do solo e causar boa frutificação, uma adição de fertilizante orgânico no outono e, em seguida, na primavera, uma adição de fertilizantes especiais para árvores frutíferas pode ser feita a cada ano.
Na primavera, antes do reinício vegetativo, ele fornece fertilizante mineral à base de nitrogênio se as plantas forem jovens, porque o nitrogênio promove o crescimento e fortalece os galhos, se o seu pomar já é adulto com um fertilizante mineral ternário baseado em fósforo, potássio e nitrogênio. O cultivo ideal de pêssego também significa saber como dar o fertilizante certo, de fato, se o nitrogênio promove o crescimento da planta, o potássio melhora a qualidade e a consistência dos frutos.
Quanto ao manejo do solo, recomendo deixar a grama sob o pomar sempre cortada para evitar a proliferação de ervas indesejadas e insetos. É verdade, como alguns técnicos dizem, que a criação de grama envolve a necessidade de fertilizantes e irrigação devido à competição entre as necessidades do gramado e as raízes do pessegueiro. Por outro lado, no entanto, a grama melhora a porosidade do solo, aumentando a atividade biológica do próprio solo.
Além disso, não é necessário nenhum trabalho de solo que possa danificar as raízes delicadas e superficiais do pessegueiro. Então, mais do que ervas daninhas ou solo nu, eu recomendo fazer como é mais natural, deixando o gramado como a natureza faria. Fertilizar seus pessegueiros com fertilizante orgânico abundante a cada outono.