Magnólia Vermelha, Origem e Nome Científico
A Magnólia Vermelha é uma das plantas mais utilizadas para decoração de ambientes devido às suas formas vistosas que levam leveza e mais beleza ao ambiente em que estão situadas. O seu nome científico é denominado Magnólia Champaca, originada no sudeste da Ásia, sendo bastante conhecida por seu perfume.
Ainda que não tenha origem brasileira, as magnólias podem ser facilmente plantadas em solo brasileiro, uma vez que se adaptam com facilidade aos solos férteis e devidamente hidratados. Dessa forma, a planta se desenvolverá e poderá chegar até 30 metros de altura se for de porte médio, mas em seu habitat natural, pode alcançar 50 metros de altura.
Para identificar as magnólias vermelhas basta que já tenha visto alguma em determinado momento da sua vida. Assim, você associará a paisagem vista pelo tamanho da árvore, a particularidade das folhas e flores. Todo o ambiente que possui esta árvore tem uma característica própria: A beleza. E se as magnólias já são lindas na coloração vermelha, são ainda mais delicadas e mais vistosas na cor rosa claro.
Sua presença ilumina e enche de beleza todo e qualquer jardim em que são plantadas. No Brasil não são tão comuns, mas também não são inexistentes. As Magnólias vermelhas e também diversas tonalidades de rosa, são bastante comuns no Sul dos Estados Unidos da América. O clima por vezes frio do lugar combina com a beleza desta flor singela que pode demorar mais de uma década para florescer e exalar seu perfume!
Características Desta Planta
Esta é uma flor que antes de se desenvolver, possui folhas com uma forma ovada, que são grandes e brilhantes. Em relação ao tronco das Magnólias, podem ser múltiplos ou únicos, a depender do desenvolvimento das mesmas. Geralmente, possuem suas copas em forma de pirâmide e as flores possuem cinco pétalas, cujo perfume pode ser sentido a distância. Esta é uma planta que dá frutos, os quais produzem de duas à quatro sementes e essas sementes são alvos de passarinhos que se alimentam com as mesmas.
Esta espécie pode se dar bem entre outras plantas de sua qualificação ou outros grupos de flores, como também pode se adaptar em ambientes sozinhas. Como dito anteriormente, são passíveis de adaptação em locais tropicais ou orientais, em grandes ou pequenos bosques. O ideal é que as pessoas que adquirem esta plantinha, deixem-nas em locais onde há o tráfego, ou seja, onde existe a passagem de outras pessoas para que suas flores sejam contempladas e seu perfume seja sentido! Estas são as características mais marcantes das Magnólias.
Curiosidades Sobre as Magnólias
Essas flores são consideradas sagradas na Índia. Além disso, com a utilização de sua madeira, são fabricadas caixas, móveis, brinquedos e outros objetos. Suas flores são usadas para enfeitar o cabelo e também espelhos d’água. Seu aroma, forte característica das magnólias, também compõe ao mercado, sendo utilizado na criação de perfumes famosíssimos e caros. Uma outra curiosidade interessante, é que em algumas partes do mundo, as folhas e flores das magnólias são utilizadas para conter a menstruação, cólicas e febres, além de ser utilizada na China para tratar resfriados e também doenças respiratórias pois sua casca possui diversas propriedades medicinais.
É bastante comum que esta árvore demore mais de um ano para florescer. Se isto acontecer, não significa que a mesma está morrendo ou não é uma magnólia verdadeira, na verdade, esta é uma condição ligada a outros fatores da própria árvore sem que seja um problema nela ou o fim de sua vida, pois algumas magnólias podem levar até 15 anos para florescer.
Além do que foi exposto, as magnólias são as flores que cercam o templo de Buda, na China. Dessa forma, foi considerada a flor do estado do Mississipi, onde é facilmente encontrada e tem parte da sua origem registrada no local. Para os chineses, as magnólias vermelhas possuem vários significados extremamente positivos, sendo ligadas ao amor, pureza e nobreza, e é por isso que estão cercando o templo de Buda no país!
As Magnólias de cor avermelhada não são as únicas espécies desta planta existentes. As suas tonalidades variam, havendo magnólias amarelas, rosas, brancas e entre outro misto de cores.
Como Usar As Magnólias Em Designe de Interiores
Uma dica interessante para quem gosta de designe de interiores é misturar diversas cores das magnólias em um espaço. O ambiente ficará mais colorido e consequentemente mais bonito e perfumado! Mas se você é mais monocromático e por este motivo prefere cores mais sólidas ou claras, as magnólias brancas ou rosa claro ficarão muito sofisticadas em seu novo habitat! Ainda que sejam extremamente cheirosas, outra dica importante é deixá-las em locais ventilados e de passagem como dito anteriormente, evitando locais quentes demais e fechados, devido o seu perfume, que pode deixar um ambiente sem ventos pesado, com cheiro forte.
Outra combinação de cores de magnólias que alegram e embelezam o ambiente, é unir as flores brancas às amarelas! Geralmente as folhas dessas plantas são muito verdes, e além de verdes, possuem bastante brilho! A junção de toda essa coloração permite leveza ao local em que serão expostas. Os vasos podem ser bejes ou até mesmo podem ser plantadas em locais ao ar livre, seja em casa ou em ambientes profissionais como clínicas que possuem jardins por exemplo!
Cultivo Das Magnólias Vermelhas: Como Cuidar Destas Plantas
O ideal é que a planta de Magnólia seja cultivada tendo como base em pouca exposição solar, em solos que sejam drenáveis, profundos e bastante férteis. Quanto à hidratação das mesmas, é necessário que haja a adição de água o ano inteiro, além de fortalecê-las com matéria orgânica no solo em que forem plantadas. Quando são plantadas mediante suas sementes, as magnólias passam a germinar na primavera.
Além disso, as árvores dessas flores são bastante desenvolvidas no outono ou na primavera, ou seja, são essas as melhores épocas para plantar as magnólias, e estas são plantas que se adaptam mais ao tempo frio do que ao calor excessivo, e no momento da plantação, é de extrema importância que o local seja úmido.