Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o amendoim não cresce em árvores como nozes ou nozes. Amendoim são legumes, não nozes. A planta de amendoim é incomum porque floresce acima do solo, mas o amendoim cresce abaixo do solo.
Plantado no início da primavera, o amendoim cresce melhor em solo arenoso rico em cálcio. Para uma boa colheita, são necessários 120 a 140 dias sem geada. Os agricultores colhem os amendoins no outono. Os amendoins são arrancados do solo por máquinas especiais e virados para secar nos campos por vários dias.
As máquinas combinadas separam os amendoins das videiras e sopram os amendoins úmidos e macios em funis especiais. Eles são despejados em um vagão de secagem e curados forçando o ar quente através dos vagões. Posteriormente, os amendoins são levados para as estações de compra onde são inspecionados e classificados para venda.
Olhando para o quão popular o amendoim é um lanche, você provavelmente não pensaria que até a década de 1930 a maior parte da colheita dos EUA era usada como ração animal. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) vinha tentando incentivar as pessoas a comê-las desde o final do século 19, mas demorou um pouco para que seus esforços fossem recompensados.
No entanto, amendoins foram comidos em outras culturas e há muito tempo. Arqueólogos descobriram amendoins cultivados no Peru que datam de mais de 7.500 anos atrás e exploradores do século 16 os encontraram sendo vendidos nos mercados como um lanche.
Hoje, o amendoim é tão comum que não deixa de ser notável, mas na verdade são plantas incomuns. Uma das coisas mais interessantes sobre eles é que eles não são realmente loucos. Para os botânicos, uma noz é uma semente cujo invólucro de ovário endureceu e se transformou em uma concha protetora. Parece que incluiria amendoins, mas não.
A casca de um amendoim não é o invólucro do ovário, e isso ocorre porque os amendoins têm uma origem muito diferente da maioria das nozes.
A maioria das nozes verdadeiras — avelãs e castanhas, por exemplo — cresce em árvores, e muitas outras coisas que a maioria das pessoas consideram nozes, mas que não se qualificam em termos científicos.
Exemplos disso são nozes, nozes e amêndoas. Os pinhões crescem nas árvores e os pistácios também.
Como Os Amendoins Crescem?
Amendoim não cresce em árvores; eles vêm de uma planta da família Fabaceae, como ervilhas e feijões. O amendoim marrom duro é realmente um amendoim modificado.
A planta de amendoim não é uma árvore que produz uma colheita anual. Em vez disso, é um pequeno arbusto, geralmente plantado no final da primavera.
Os arbustos têm geralmente 1 metro de altura, mas algumas variedades podem chegar a um metro e meio. À medida que a planta cresce, ela desenvolve corredores ao redor da base do caule, e no início do verão esses corredores florescem com flores amarelas.
As flores são autofertilizantes e não duram muito; eles logo murcham e os corredores começam a cair.
O que acontece a seguir é a parte interessante. A maioria das frutas cresce a partir de uma flor fertilizada, mas geralmente o faz à vista do galho. Amendoins fazem isso de forma diferente. A flor murcha na ponta de cada corredor envia uma haste comprida chamada estaca; o ovário fertilizado está na ponta disso.
Quando o pino toca o chão, ele empurra o solo, ancorando-se firmemente. Então a ponta começa a inchar em uma vagem, contendo duas a quatro sementes. Este casulo é a casca de amendoim.
Como Os Amendoins São Colhidos?
Devido ao seu ciclo de vida incomum, o amendoim pode ser difícil de colher. Coletar nozes é fácil; elas podem ser colhidas diretamente dos galhos, mas para muitas espécies a maneira mais rápida é simplesmente colocar algumas lonas no chão e sacudir a árvore. Amendoins são diferentes.
A planta não sobrevive ao inverno — os arbustos de amendoim são suscetíveis à geada — portanto, a maneira mais fácil de obter os amendoins é puxar a planta inteira do chão.
Infelizmente, ele ainda está firmemente enraizado; eles podem ser puxados à mão, mas as ceifeiras mecânicas modernas têm uma lâmina que corta a raiz principal logo abaixo do solo, deixando a planta solta. A máquina então a levanta do chão.
Depois de puxadas para cima, à mão ou à máquina, as plantas de amendoim são sacudidas para remover o solo e colocadas no chão de cabeça para baixo.
Eles ficam lá por três a quatro dias, dando a chance de as vagens úmidas secarem. Então, o segundo estágio da colheita pode começar — as plantas são debulhadas para separar as vagens. O tempo é crítico ao colher amendoins. Eles não podem ser puxados antes de amadurecer, mas esperar demais é fatal.
Se outras nozes são deixadas na árvore após o amadurecimento, elas simplesmente caem e podem ser colhidas do chão, mas se você tentar colher amendoins mais tarde, os corredores estalarão, deixando as vagens no chão.
Sempre que você compra um saco de nozes mistas, provavelmente vai conter amendoim. Como alimento, combinam perfeitamente com amêndoas, castanha de caju ou avelã.
É difícil imaginar classificá-los com ervilhas e feijões, mas é isso que eles realmente são. De fato, o amendoim cozido costumava ser chamado de ervilhaca e era um alimento famoso por ser impopular para os soldados na Guerra Civil.
Eles podem ser usados como vegetais, se você estiver realmente desesperado, mas mesmo que eles não venham de uma árvore, achamos uma idéia muito melhor continuar chamando-os de nozes.
Solos
Não tolera alagamento e o melhor crescimento ocorre em boa drenagem de solos levemente ácidos e em barros arenosos. Como um alimento arbustivo que ocorre apenas em áreas selvagens, pouco se sabe sobre suas necessidades de fertilizantes. No entanto, geralmente forma uma associação micorrízica muito eficaz, que lhe permite crescer bem em muitas areias e solos inférteis.
Propagação
Sementes são usadas. Estes são relativamente recalcitrantes, mas se plantados frescos germinarão rapidamente. Cultivares: Há uma variação considerável no comportamento entre diferentes árvores sem cultivares reconhecidas.
Floração e Polinização
Pequenas flores com aroma de limão amarelo-cremoso se formam nos racemos, às vezes antes do início do crescimento de novas folhas. Os detalhes não foram estudados.
Cultivo
Deve ser regada com frequência quando jovem. Palha é importante.
Eu, não imaginava, que amendoim se plantava no solo, muito interessante este estudo. Parabéns.