A beleza das flores está nos cálices de cores vivas (sépalas), estames e pedicelos (caules de flores). As flores produzem grandes quantidades de néctar, que transborda e goteja ou chora das flores e pode ser a origem do nome comum, o feijão-de-boi-chorão (ou huilboerboon no africâner).
Árvore Brinco de Princesa: Mudas, Raiz, Folha, Tronco e Fotos
A árvore brinco de princesa é uma árvore bonita, de médio a grande porte, com uma coroa arredondada e amplamente difundida. Tem um tronco único que às vezes se ramifica baixo. As árvores podem atingir uma altura de 22 m, mas geralmente crescem de 11 a 16 m com uma extensão de 10 a 15 m. A casca é áspera e marrom ou marrom cinza.
As folhas são compostas, com 4 a 6 pares de folhetos, cada um com uma margem ondulada inteira. A folhagem é avermelhada a acobreada quando jovem, ficando verde brilhante e amadurecendo para um verde escuro brilhante. Em áreas quentes e sem gelo, essa árvore é sempre-viva, mas em regiões mais frias é decídua, perdendo suas folhas por um curto período no inverno até a primavera.
As flores são ricas em vermelho escuro e são produzidas em massa, em densas cabeças ramificadas na madeira velha durante a primavera (agosto a novembrona região de origem). O tempo de floração é um tanto irregular, pois uma árvore em flor pode estar a alguns metros de distância de uma árvore que não apresenta sinais de flores. Essa irregularidade é valiosa para as aves que alimentam o néctar e garante uma estação de alimentação mais longa.
A fruta é uma vagem marrom dura, achatada, amadeirada e amadeirada, contendo sementes achatadas, de cor marrom pálida, com aproximadamente 20 mm de diâmetro e com um arilo amarelo conspícuo. As vagens se dividiram na árvore, amadurecendo durante o final do verão até o outono (fevereiro a maio na região de origem).
As árvores cultivadas em solo pobre ou em condições muito secas tendem a ser menores (cerca de 5 metros de altura com uma cobertura de 5 metros) e mais esparsamente folheadas. A forma do tronco varia de amostras com troncos únicos a amostras com ramificação baixa com vários troncos.
Árvore Brinco de Princesa: Habitat e Distribuição
A árvore brinco de princesa ocorre em áreas quentes e secas em matagais, florestas de folha caduca e matagais, na maioria das vezes nas margens de rios e córregos ou em antigos montículos de cupins. Elas são encontrados em altitudes mais baixas, ao redor de Umtata, no Cabo Oriental, passando por KwaZulu-Natal, Suazilândia, Mpumalanga, Província do Norte e até Moçambique e Zimbábue.
O nome específico brachypetala significa ‘ter pétalas curtas’ em grego e refere-se às flores únicas entre as espécies de Schotia, pois as pétalas são parcial ou completamente reduzidas a filamentos lineares. É adequado como sombra ou árvore ornamental em regiões mais quentes e, consequentemente, é amplamente cultivado em jardins e parques.
Árvore Brinco de Princesa: Principal Usabilidade
A árvore brinco de princesa atrai uma grande variedade de pássaros, animais e insetos e é uma colméia barulhenta de atividade enquanto está em flor. Aves que se alimentam do néctar, principalmente pássaros, abelhas e insetos. Os pássaros que comem insetos se alimentam dos mesmos atraídos pelas flores.
Estorninhos, macacos e babuínos comem as flores, macacos comem as sementes, pássaros comem aril nas sementes e as folhas são procuradas pelo animais como o rinoceronte preto, que também comem a casca. É claro que os últimos visitantes são esperados apenas nas reservas de caça.
A árvore brinco de princesa não é apenas uma árvore ornamental excepcional, mas também tem vários outros usos. É feita uma decocção da casca para tratar azia e ressaca. Misturas de casca e raiz são usadas para fortalecer o corpo e purificar o sangue, para tratar problemas cardíacos e diarréia, bem como para saunas faciais.
As sementes são comestíveis após a torrefação e, embora com baixo teor de gordura e proteína, apresentam alto teor de carboidratos. Dizem que tanto o povo de língua banto quanto os primeiros colonos e agricultores europeus assaram as vagens maduras e comeram as sementes, uma prática que eles aprenderam com os Khoikhoi.
A casca pode ser usada para tingir, dando uma cor vermelho-marrom ou vermelha. A madeira é de boa qualidade, adequada para a fabricação de móveis. O alburno é cinza-rosado e não é durável, a menos que seja tratado. O cerne é uma noz escura, quase preta, dura, razoavelmente pesada e resistente a cupins com uma textura densa e fina e tem sido muito utilizada para móveis e pisos.
Diz-se também que é excelente para todos os tipos de madeira de vagão e foi procurado principalmente para vigas de vagão.
Árvore Brinco de Princesa: Ecologia e Cultivo
Em nenhum lugar a árvore brinco de princesa é muito comum, mas geralmente é espalhado entre outras árvores da floresta mais dominantes. Cresce melhor quando chove bastante no verão e prefere um período notável de frio durante o período de descanso no inverno. No Zimbábue, é difundida em altitudes superiores a 1.200 metros, em áreas com mais de 700 mm de precipitação anual, geralmente na floresta de Brachystegia, enquanto os melhores exemplares crescem nas regiões centrais de Kwazulu-Natal, a uma altitude de cerca de 900 a 1.200 metros.
No interior, geralmente é decíduo, especialmente onde o inverno é muito seco ou há risco de geada. A árvore recebe as novas folhas na primavera, geralmente no início e meados de setembro. As folhas novas são de um vermelho brilhante muito vistoso, como ocorre com muitas árvores de savana.
A cor vermelha da folhagem desaparece do bronze ao verde escuro por um período de 7 a 10 dias. As flores vermelhas são produzidas logo após as novas folhas durante setembro e outubro e são muito atraentes para as abelhas. Às vezes produzem tanto néctar que escorre das flores.
O rótulo de “choro” em alguns de seus nomes comuns se refere às quantidades abundantes de néctar que podem chover das flores quando sacudidas, em vez de uma tendência da folhagem a “chorar” ou “cair”.
A árvore brinco de princesa é facilmente cultivado e é notavelmente resistente tanto em solo ruim quanto em condições muito secas. Condições adversas afetarão a taxa de crescimento, com más condições diminuindo consideravelmente a velocidade do crescimento.
Em solo de boa qualidade e bem drenado, com muita umidade, a árvore cresce muito rapidamente, atingindo facilmente 5 metros em poucos anos. É amplamente cultivada fora de sua faixa natural em climas temperados e subtropicais quentes, particularmente na Austrália, onde é uma árvore de rua comum. Também foi plantado na Espanha.