Você já ouviu falar na Ariranha Lágrima-de-Cristo? Pertencente à família botânica Lamiaceae, a planta se trata de uma variação da popular Lágrima-de-Cristo.
A Ariranha Lágrima-de-Cristo tem algumas características peculiares em relação às demais plantas da sua subespécie (Clerodendrum thomsoniae).
Curioso? Então saiba tudo sobre a Ariranha Lágrima-de-Cristo e fatos interessantes sobre a planta!
Características da Ariranha Lágrima-de-Cristo
A Ariranha Lágrima-de-Cristo sempre apresentará flores brancas e vermelhas. Já as folhas são verde-escuras e apresentam nervuras bem marcadas.
É uma planta do tipo arbustiva e trepadeira.
Trata-se de uma das variedades de Lágrima-de-Cristo considerada de maior porte. Pode chegar até 4 m de altura e a sua florada é mais abundante nas estações quentes, como a Primavera e o Verão.
Essas são algumas das particularidades da Ariranha Lágrima-de-Cristo. As suas flores nascem em cachos que pendem para baixo, conferindo um lindo visual, em especial, devido à mescla das tonalidades branca e vermelho intenso.
Fatos curiosos Ariranha Lágrima-de-Cristo
Não se sabe ao certo à origem do nome popular Ariranha Lágrima-de-Cristo. O que se conhece é que é dada essa nomenclatura as lágrimas-de-cristo que possuem flores vermelhas e grande porte.
Assim, considera-se que a Ariranha Lágrima-de-Cristo se trata de uma planta híbrida resultante das variedades Clerodendrum splendens e Clerodendrum thomsonae.
O nome popular dessa variedade de Lamiaceae, talvez, tenha vindo exatamente de sua aparência imponente, como é a das ariranhas (mamíferos carnívoros).
Classificação Cientifica
Assim como as demais lágrimas-de-Cristo, a Ariranha Lágrima-de-Cristo recebe a seguinte classificação cientifica:
- Reino: Plantae
- Clade 1 : Traqueófitos
- Clade 2 : Angiospermas
- Clade3 : Eudicots
- Clade 4 : Asterids
- Ordem: Lamiales
- Família: Lamiaceae
- Gênero: Clerodendrum
- Espécies: C. thomsoniae
- Nome binomial: Clerodendrum thomsoniae
Dicas para Cultivar Ariranha Lágrima-de-Cristo
Se você quer ter lindos arbustos da Ariranha Lágrima-de-Cristo, saiba que o cultivo dessa planta não se difere muito das outras variedades. Apenas preste atenção ao espaço que destinará para essa flor crescer e se desenvolver, afinal, como já foi mencionado, a Ararinha Lágrima-de-Cristo pode alcançar até 4 m de altura.
Veja, a seguir, algumas dicas preciosas para deixar a sua casa ou o seu jardim ainda mais vistoso com a “poderosa” Arirainha Lágrima-de-Cristo:
- O local para cultivar essa planta deve ter altura e espaço suficiente para permite o seu desenvolvimento. Isso porque, além de chegar a 4 m de altura, a Ariranha Lágrima-de-Cristo é uma planta trepadeira e pode se alastrar a mais de 4 m de comprimento. Então, reserve sempre um local espaçoso para ela, sem limitações.
- Ótimos locais para cultivar a planta são cercas, por exemplo. Usar estacas e outros tipos de apoio ajuda a planta a crescer com mais facilidade e conforto.
- Além disso, convém cultivar a planta em locais semi-fechados. Até mesmo estufas podem ser bons ambientes para a Ariranha Lágrima-de-Cristo.
- Atenção à luminosidade. Mantenha a planta em locais onde a luz solar incida por, no mínimo. 4 horas por dia.
- A Ariranha Lágrima-de-Cristo necessita de regas constantes para se desenvolver adequadamente. Assim, regue a planta diariamente e mantenha sempre o solo úmido, em especial, nas épocas mais quentes ou de poucas chuvas.
- Adubar também é importante! A adubação pode ser feita nos períodos temperaturas mais frias, como o Outono e o Inverno. A melhor forma de adubar a é usando adubos orgânicos, como do tipo NPK 10 (nitrogênio, fósforo, potássio). Esse produto pode ser encontrado em lojas especializadas e deve ser colocado diretamente nas raízes da planta.
- Em relação à poda, pode ser feita mensalmente. Corte delicadamente as partes danificadas da Ariranha Lágrima-de-Cristo. Lembre-se que as podas evitam a proliferação de eventuais invasores.
- Atenção, ainda, aos sinais de doenças que podem atingir a Ariranha Lágrima-de-Cristo. Em geral, você percebe que há pragas parasitando a planta pelas folhas, que ficam com aspecto esbranquiçado. Se isso vier a acontecer, procure pesticidas orgânicos e naturais e siga as instruções do fabricante. Evite receitas caseiras, que podem ser ineficientes ou mesmo prejudicar ainda mais a situação, ok?
- A Ariranha Lágrima-de-Cristo, assim como outras variedades dessa planta, não suporta geada. Dessa forma, se vier ocorrer essa situação, procure cobrir planta com mantos, para proteção. A planta pode congelar ou sofrer lesões com a incidência de geadas sobre ela.
Ariranha Lágrima-de-Cristo é Tóxica?
Assim como acontece com outras variedades da Lágrima-de-Cristo, não há conclusões de que a Ariranha Lágrima-de-Cristo seja tóxica. Mas, há relatos de toxidade (não fatais) quando animais domésticos ou mesmo crianças consumem partes dessa planta.
Assim, convém sempre evitar que pets e crianças acabem, por acidente, comendo partes da sua Ariranha Lágrima-de-Cristo.
Curiosidades Sobre a Ariranha Lágrima-de-Cristo
Depois de saber sobre tudo sobre Ariranha Lágrima-de-Cristo e fatos interessantes, além de dicas de cultivo, confira, a seguir, mais curiosidades sobre essa as lágrimas-de-cristo em geral:
- Algumas vertentes da Medicina Oriental se utilizam de diversas variedades de Lágrima-de-Cristo para tratar problemas de saúde. Isso é mais comum na Coréia, Tailândia, Japão, China e Índia.
- Sabia que Sabia que tanto a Ariranha Lágrima-de-Cristo como outras variedades da planta pode exalar cheiro de borracha queimada? Sim! Isso ocorre quando as folhas são friccionadas umas nas outras. Acredita-se que seja uma reação química que ocorre com esse atrito.
- Praticamente todas as variedades de Lágrima-de-Cristo são provenientes da África Central. Com as correntes migratórias, passaram a ser encontradas em diversas regiões do mundo, como no Brasil. No país, as lágrimas-de-Cristo são populares devido ao clima predominantemente quente.
- O nome popular da Lágrima-de-Cristo não tem uma origem aceita 100%. Há diversas explicações sobre o porquê de a espécie C. thomsoniae (que inclui a Ariranha Lágrima-de-Cristo) recebe essa nomenclatura vulgar. Alguns atribuem o nome popular ao fato de que as flores dessa planta parecem chorar. Outros apontam que o missionário e médico nigeriano Willian Cooper Thomson (século XIX) ofertou essas flores a sua a sua esposa, que veio a falecer logo depois.
- As lágrimas-de-cristo também são chamadas de “arbusto da beleza”.
- As mudas de Lágrima-de-Cristo, em geral, são baratas, podendo ser compradas e cultivadas por muita gente. Até o ano de 2017, uma muda dessa planta podia ser adquirida por preços que variavam entre R$ 10 a R$ 20 – dependendo da região do Brasil.