É muito bom plantarmos uma espécie e vermos ela dando frutos e se desenvolvendo a cada dia, isso pode parecer meio bobo, mas um(a) bom(a) admirador(a) das plantas sabe o quanto é trabalhoso manter e cuidar de uma planta!
São muitos cuidados que você precisa ter para cultivar uma espécie: deve-se observar a qualidade do solo, a quantidade de água que está sendo usada para regá-la e muitos outros detalhezinhos que podem fazer com que tudo dê certo ou errado.
Bom, hoje o meu propósito é falar sobre as Amoreiras, você está tendo problemas com a sua? Ela tem estado com um aspecto meio estranho? Eles se resumem a folhas enrugadas? Pois bem, vou lhe ensinar como resolver isso! Vamos lá!
Amoreira: Problemas com Folhas Enrugadas
As plantas são uma espécie um tanto difícil de compreender, elas não são como cães que expressam seus sentimentos, não dá para simplesmente olhar para elas e tentar entender quais são as emoções que estão sentindo, pois não conseguem nos transmitir isso com gestos e comportamentos como ocorre com nós seres humanos e também os animais.
A primeira coisa que você precisa verificar é se a sua Amoreira está com falta de água, pois as folhas enrugas podem ser um sinal de ressecamento.
Sobre a quantidade de água que a sua planta precisa, não se esqueça de que da mesma maneira que ela pode sentir falta, também pode ser que o excesso a faça reagir, pois muita água provoca o afogamento das raízes.
Outra coisa que você deve ficar atento(a) é a questão da exposição ao sol de maneira exagerada, não é nenhuma novidade que a luz solar de forma muito intensa pode causar o ressecamento das folhas e também da Amoreira como um todo.
Se estas duas dicas não resolverem o problema, então continue lendo esta matéria e aprenda outros métodos!
Não desanime meu(a) caro(a) leitor(a), pois ainda há outras soluções que eu quero lhe mostrar, quem sabe estas medidas não salvam a sua Amoreira!
Já pensou que o problema da sua planta pode ser a poda?
O procedimento de podar é algo bem simples, mas que pode desencadear uma série de problemas caso seja realizado de forma incorreta e este é mais um problema que pode estar enrugando as folhas da sua Amoreira.
Para podar uma planta é necessário usar uma tesoura, é claro que isso não é uma regra, mas usar as próprias mãos pode ser algo que pode acabar dando errado, por isso lhe aconselho a utilizar meios mais seguros e formais.
Tudo o que você precisa fazer é retirar os galhos e folhinhas que estão dando um certo volume desnecessário a sua planta, isso pode estar impedindo o desenvolvimento dela, as rugas na folha pode ser um sinal que ela está te dando.
Viu como pode ter mil fatores por trás de apenas um único problema?! Agora você precisa saber qual deles é o responsável por estar comprometendo a saúde da sua Amoreira, analise bem todas as causas!
Mais um dos probleminhas que podem estar importunando a sua Amoreira é o fato de que o solo onde ela está fixada se encontra pobre de nutrientes, por isso será necessária uma adubagem.
Você pode optar pelos adubos naturais ou então por aqueles artificiais, isso fica a seu critério, tudo vai depender do tamanho do seu bolso, se é que me entende.
Até mesmo o caule deve ser podado, quando for realizar este procedimento lembre-se de cortá-lo apenas até o ponto em que o mesmo estiver verde por dentro, a poda deve ser executada somente até esta parte.
Onde a sua Amoreira está plantada? Se a mesma não estiver num espaço onde possa crescer adequadamente, pode ser que ela comece a apresentar sinais de insatisfação com o lugar em que está fixada!
Aprendeu como cuidar da sua Amoreira? Espero que sim, agora eu vou lhe mostrar algumas medidas básicas que você precisa ter com qualquer tipo de planta!
Cuidados Básicos Com Uma Planta
Alguns cuidados já foram abordados em relação a Amoreira, por isso vou focar apenas naqueles que ainda eu não lhe ensinei!
Você com certeza sabe que o oxigênio é fundamental para uma planta, sem ele ela não consegue se desenvolver adequadamente.
Uma planta não pode ficar em exposição intensa ao vento, isso pode provocar o enrugamento das folhas, pois ela acaba ficando bastante ressecada.
Enfim, te mostrei cuidados básicos necessários a qualquer planta, agora vou lhe mostrar algumas espécies que são super fáceis de cuidar, quem sabe você não se interessa por elas!
Plantas Facílimas De Cuidar
Espada-de-São-Jorge, esta espécie é super conhecida e seus cuidados são bem básicos, basta ficar de olho no solo, na quantidade de água ao regar e também em outros detalhezinhos muito fáceis de controlar. Esta planta é uma ótima opção para você que deseja uma espécie simples de cultivar!
Esta espécie é bastante visada pelas pessoas por causa das suas folhas longas e pontudas como uma espada mesmo, ela fica perfeita para enfeitar os locais externos de casas e prédios.
Lembrando que a cor da Espada-de-São-Jorge é completamente verde, por isso, se você está procurando algo mais vivo e colorido, então sugiro que veja esta próxima espécie que eu irei lhe apresentar, ela possui exatamente o que você está procurando!
Conhece a Hibisco? Esta planta possui flores incrivelmente lindas cheias de cor e vida, um de seus tons mais belos é o vermelho, ele é bastante forte e também marcante!
A Hibisco é um tanto volumosa, por isso é bom que você reserve um bom espaço para colocá-la!
Eu duvido que você conheça a planta Pata-de-Elefante, ela possui este nome por causa das suas raízes que ficam amassadas como uma pata de elefante, esta planta é igual a Hibisco, possui um volume considerável e precisa de bastante espaço para se desenvolver.
Esta é mais uma daquelas espécies que não é a melhor opção quando se está procurando uma planta colorida, pois suas folhas possuem um tom puramente verde e sua forma é parecida com o capim.
Muito obrigado por sua presença aqui, espero que tenha gostado desta matéria!
Até a próxima!