O amendoim (nome científico Arachis hypogaea) é uma oleaginosa amplamente consumida no Brasil. Ele possui inúmeros benefícios para os seres humanos. É uma planta nativa das Américas e é cultiva há muitos anos. Tornou-se ainda mais popular com a grande produção realizada pelos Estado Unidos. Aqui no Brasil um dos tipos mais consumidos é o amendoim runner.
Ele é comumente utilizado em receitas tradicionalmente servidas durante as festas juninas. Quem nunca se deliciou com um pé-de-moleque, não é verdade? Acompanhe algumas informações a seguir:
Características do Amendoim Runner
Esse tipo de amendoim de amendoim tem origem no Brasil por meio do melhoramento de algumas espécies existentes. Possui um ciclo bem extenso e que demora aproximadamente centro e trinta dias.
O runner é rico em minerais e diversas vitaminas, além de apresentar um sabor muito gostoso. Podemos identificar o amendoim runner pela sua pele cor de rosa e pelo seu tamanho, que é um pouco maior que as outras variedades de amendoim.
Como Consumir o Amendoim
O amendoim é um alimento muito versátil e pode ser consumido de diversas formas. Ingrediente importante em diversas receitas, ele pode ser consumido cru ou torrado além de ser usado para a produção de pastas, manteigas, doces e vários outros pratos.
A pasta de amendoim é uma das mais tradicionais utilizações da oleaginosa. Os americanos costumam utilizá-la como recheio de pães e misturada com frutas. Para os praticantes de atividades físicas intensas, a pasta pode ser usada juntamente com proteína para fornecer mais energia e bons resultados nos treinos. Outra comum utilização do amendoim é para a produção de óleo e de farinhas.
Benefícios do Amendoim
Como possui grandes quantidades de gorduras, o amendoim poder ser considerado muito calórico. Entretanto, é importante lembrar que esse alimento é rico em diversos sais minerais e vitaminas, além de fibras que são essenciais para o bom funcionamento do intestino.
Mesmo possuindo muitas calorias, saiba que o amendoim runner pode ser um excelente auxiliar no controle do peso se consumido da forma correta e sem excesso. Ele fornece a sensação de saciedade e faz com que as pessoas que estão encarando uma dieta sintam menos necessidade de comer. Dessa forma, é uma boa opção para um lanche da tarde proporcionando uma alimentação saudável e nutritiva.
Os músculos também são beneficiados pelo amendoim, já que ele pode auxiliar quem está em busca de definição e formação de massa magra. Além disso, alguns nutrientes presentes na oleaginosa podem ser benéficos para a prevenção de doenças como: mal de Alzheimer, câncer e cálculo biliar. Um alimento muito potente, não é verdade?
Se você acha que os benefícios do amendoim acabaram, saiba que ele ainda é muito utilizado na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e envelhecimento precoce.
Outras Informações Sobre os Amendoins
Você sabia que o amendoim pode possuir uma substância chamada aflatoxina que pode ser podem ser prejudiciais aos seres humanos? Produzidas por fungos que atacam as plantações, a substância pode causar diversos problemas de saúde. A quantidade de aflatoxinas deve ser controlada pelas autoridades responsáveis pela vigilância sanitária.
É possível que algumas pessoas sejam mais sensíveis aos componentes do amendoim e possam apresentar alergias. Outro ponto que dever observado com relação ao consumo da oleaginosa é a quantidade de sal existente em alguns produtos industrializados. Vale sempre a pena observar o rótulo e verificar as quantidades de sódio.
A forma mais indicada pelos nutricionistas para o consumo do amendoim é in natura, podendo ser consumida com ou sem casca. Evite aqueles amendoins processados, já que as composições deles sempre possuem gorduras saturadas e demais componentes que podem causar diversas doenças cardíacas.
Uma forma bem gostosa de consumo da leguminosa é através da torra que pode ser feita em casa. Assim, você consumirá um alimento com todos os seus nutrientes e benefícios. A receita é bem simples: leve os amendoins para o forno e deixe por aproximadamente vinte e cinco minutos. Prontinho! Agora é só aproveitar o sabor do amendoim torrado.
Lembre-se que ao adicionar algum outro ingrediente como o sal, o amendoim acaba tendo a sua qualidade nutricional comprometida. Além disso, eles poderão agregar mais calorias a sua dieta. Portanto, fique de olho com o acréscimo de ingredientes. A melhor forma continua sendo o consumo do amendoim cru e com casca (elas possuem grande teor de fibras).
Curiosidades Sobre os Amendoins
Para encerrar vamos conhecer algumas curiosidades sobre os amendoins? É só seguir acompanhando!
- A sabedoria popular destaca que o amendoim é um poderoso afrodisíaco e pode melhorar o desempenho sexual dos homens. Será verdade ou apenas lenda?
- Em apenas um lanche com amendoim você pode consumir mais de 500 calorias. Portanto, quando for consumir a oleaginosa a indicação recomenda é que seja exatamente a quantidade que cabe dentro da sua mão.
- Os portadores de herpes devem evitar o consumo do amendoim pois os seus componentes podem propiciar o aparecimento de crises.
- Se você estiver objetivando emagrecer, saiba que o consumo de amendoim em excesso pode ser prejudicial, principalmente, como tira-gosto e acompanhado de bebidas. Não esqueça de consultar um nutricionista ou um nutrólogo para que eles possam orientam com precisão a quantidade desse alimento que deve ser consumida.
E você? Gosta de amendoim? Qual a forma de consumo que você mais aprecia? Já experimentou o amendoim runner? Conta para gente no espaço de comentários e aproveita para compartilhar essas informações com os amigos e em suas redes sociais, ok?
Ah, e não esqueça de acompanhar novos artigos aqui no Mundo Ecologia!