O amendoim preto é nativo da América do Sul e pode ser encontrado em diversos países do continente. Possui o nome científico de Arachis hypogaea e é considerada uma leguminosa muito consumida no continente latino-americano. Confira suas características, como cultivar e forma de consumo do amendoim.
Características do Amendoim Preto
O amendoim preto é cultivado há pelo menos dois mil anos em países como Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai e também é conhecido como “cacahuete negro”. Alguns historiadores destacam que esse tipo de amendoim pode ter sido usado pelos escravos africanos como uma espécie de afrodisíaco natural. É um alimento muito rico em proteína e pode ser consumido in natura, torrado e em diversos tipos de doces.
O amendoim cresce em um arbusto que se desenvolve sob o solo e costuma não se adaptar bem em climas muito frios. Podem ser plantados em vasos e necessitam de muito sol para apresentar os primeiros frutos.
Como Plantar Amendoim Preto
Utilize um solo arenoso e com muita matéria orgânica para plantar os amendoins. Lembre-se de plantar as sementes com pelo menos quinze centímetros de distância entre uma e outra e capriche na rega durantes as primeiras semanas. Ao iniciar o florescimento, você deve diminuir o número de regas, já que umidade demais pode gerar vagens vazias.
É indicado que a planta esteja exposta aos raios solares para que possa se desenvolver. Com aproximadamente 120 dias após o plantio das sementes já é possível que apareçam as primeiras vagens. Fique atento para que elas não sejam colhidas prematuramente e ainda verdes.
Retire as vagens e deixe secar por alguns dias em um ambiente ventilado e longe da chuva e da umidade. Depois de aproximadamente quatro dias você pode tirar os amendoins das vagens. Prontinho! Agora é só saborear o amendoim ou utilizá-lo em uma receita bem saborosa.
As sementes do amendoim preto são mais raras, porém, podem ser encontradas em diversos site de compra e venda da internet.
Benefícios do Amendoim
Esse fruto oleaginoso pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Assim como as castanhas, nozes e avelãs, os amendoins possuem grande quantidade de gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger o coração.
Ele pode ser benéfico para prevenir doenças como aterosclerose e câncer por possuir nutrientes fundamentais para o desenvolvimento da nossa saúde. Outro ponto positivo do consumo do amendoim é a prevenção do envelhecimento precoce devido aos seus antioxidantes.
https://www.youtube.com/watch?v=Bu6ycG5DDow
Os sais minerais da sua composição podem ajudar a proteger os músculos e podem ser indicados como fonte de energia para aquelas pessoas que praticam atividades físicas intensas. Paras as grávidas, o consumo de amendoim é liberado já que contém concentrações de ácido fólico, essencial para desenvolvimento saudável do bebê.
Como Consumir o Amendoim
O amendoim é amplamente utilizado na culinária brasileira. Durante as tradicionais festas juninas o que não faltam são pratos que utilizam ele como matéria-prima. Assim, essa oleaginosa possui uma importância relevante na indústria de produção de alimentos, como por exemplo, na produção de óleos.
O amendoim é amplamente consumido em forma de pastas, manteigas ou como tira-gosto podendo ser torrado, cozido e salgado. Afinal, ele combina muito bem com uma cervejinha bem gelada! Além disso, pode compor receitas de doces famosos como o pé de moleque, bolos e outras guloseimas.
Ele poder ser também utilizado, ainda, para a produção de uma farinha e de óleos amplamente utilizados em várias receitas. Para os amantes de atividade física intensa, o amendoim é um queridinho pois a sua pasta pode ser combinada com alguns suplementos de proteína. Assim, podemos destacar que o amendoim é um alimento muito versátil e que pode ser utilizado de diversas formas
Os maiores produtores de amendoim no nosso país são os estados nordestinos de: Sergipe, Paraíba, Bahia e Ceará. É um produto que também é cultivado na região sudeste e boa parte da produção é direcionada para a exportação.
Nutrientes do Amendoim
O amendoim é rico em sais mineiras, ácidos graxos, vitaminas, além de proteínas. Ele é usado frequentemente como um substituto da carne em receitas veganas e vegetarianas.
Lembre que esse alimento é bem calórico e apenas 100 gramas de amendoim poder ter mais de 500 calorias. O recomendado pelos nutricionistas é que o consumo não deve passar de um punhado cheio para que não interfira no emagrecimento. Além disso, o amendoim possui fibras que podem ser muito benéficas para quem sofre com prisão de ventre.
Algumas pessoas podem apresentar alergia ao amendoim. Caso note algum sintoma ao consumir o alimento, um médico deve ser procurado o mais rápido possível para realizar um diagnóstico mais preciso. Evite a automedicação.
Outro cuidado que deve ser tomado é com o amendoim industrializado, que recebe uma grande quantidade de sal em sua composição. Fique atento e evite o excesso de sódio, já que ele pode contribuir para a retenção de líquidos no corpo. De forma geral, o amendoim é um alimento muito bom para saciar a fome e melhorar o bom humor. Estudos indicam, ainda, que ele possui ação anti-inflamatória, cicatrizante pode ajudar a prevenir a fadiga.
A medicina popular também aponta mais uma utilização do amendoim: uso como afrodisíaco. Não existem estudos que comprovem essa utilizada, mas a sabedoria do povo afirma que ele pode ajudar a melhorar o desempenho sexual.
Agora que você já conhece todas as propriedades e benefícios do amendoim, que tal incluí-lo na sua dieta? Devido a sua versatilidade você poderá utilizá-lo de formas variadas.
Não esqueça de deixar um comentário nos contando sua experiência com o amendoim, ok?