A amêndoa amarga (Amygdalus communis L. var. amara) é uma planta originada na África, mas que chegou ao Brasil pelas mãos dos europeus, logo no início da colonização. A amendoeira amarga também conhecida popularmente como: entre outros nomes.
A árvore de amêndoas amargas é uma das árvores de nozes mais antigas que foram cultivadas pelos seres humanos. As árvores de amêndoas são cultivadas, principalmente, nos EUA (Califórnia Central, Arizona, Texas, Geórgia) e em países como Espanha, Itália, Irã, Síria, Marrocos e Austrália.
Durante as duas últimas décadas, a produção de amêndoa amarga da Califórnia triplicou, fazendo com que a Califórnia seja responsável por mais de 80% do suprimento mundial.
Já ouviu falar desse tipo de amêndoa? Está curioso, então, fique por aqui e conheça tudo sobre Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos!
Composição Nutricional e Química da Amêndoa Amarga
- Proteínas.
- Vitaminas: A, complexo B e amigdalina.
- Minerais: antimônio, cobre, alumínio, cádmio, cálcio, ferro, cobalto, magnésio, proteínas, minerais, alumínio.
- Ácidos graxos: ácido de oxálico , ácido palmítico.
- Aminoácidos: glicina, histidina, arginina, tirosina, leucina, niacina, glicina, entre outros.
Benefícios da Amêndoa Amarga
Sabia que a amêndoa amarga, devido a sua composição nutricional e química (citada acima), é um fruto usado para tratar diversos problemas? Em geral, são problemas digestivos, principalmente, os que acometem o estômago.
E mais! Ainda é indicada para tratar tosse, catarros e bronquite.
Além disso, a amêndoa amarga é aliada do sistema urinário, prevenindo-o contra possíveis distúrbios e trata casos de hemoptises, cálculos, gonorreias e litíase.
Todos esses benefícios da amêndoa amarga são possíveis devido as suas propriedades como:
- Antiespasmódica;
- Antifebril;
- Anti-inflamatório;
- Antitussígena;
- Digestiva;
- Laxante leve;
- Peitoral;
- Urinária.
Descobriu-se, ainda que, as amêndoas amargas ajudam a diminuir os efeitos do colesterol, reduzir o risco de ataque cardíaco, aumentar a energia e tem um efeito positivo sobre os problemas de fertilidade.
Características da Amêndoa Amarga
Pertencente à família das Rosaceae, é a amêndoa amarga se trata de uma planta frutífera, com flores rosadas e sementes ricas em benefícios à saúde humana. A parte mais utilizada desta planta são suas sementes, mas especificamente, o óleo que delas é extraído.
A amêndoa amarga é uma fruta de pedra (drupas) e consiste em três camadas:
- Exocarpo externo
- Mesocarpo carnudo
- Endocarpo no interior
A parte comestível do fruto é a semente – que apesar de amarga, pode, sim, revelar um sabor levemente adocicado. Ainda, a parte interna da amêndoa amarga não se difere muito da amêndoa doce: tem cerca de 2 cm de comprimento, uma casca acastanhada e o seu interior branco.
A árvore de amêndoa amarga é uma árvore decídua (que perde suas folhas em determinadas épocas do ano). Pode chegar até 6 metros de altura.
Ainda, vale saber que a árvore de amêndoas média entra no período de maturidade (e, portanto, pode produzir bons rendimentos) a partir do 8º ano de sua vida. Sua expectativa de vida é estimada em 50 anos!
Como Usar Amêndoa Amarga
Há 2 formas diferenciadas de trabalhar com as amêndoas amargas.
São elas:
- Em forma de leite: para preparar o leite de amêndoa amarga, leva-se ao triturador ou ao liquidificador, 30 g de amêndoas amargas sem as cascas, um litro de leite e 20 g de açúcar. Após a substância tornar-se homogênea, é preciso coá-la. É indicado tomar dois copos a solução por dia.
- Em forma de azeite: já para preparar o azeite de amêndoa amarga, é necessário triturar 30 g das sementes sem casca em meio copo de água. O ideal é ingerir 6 ml desta substância duas vezes ao dia. Sendo uma receita ideal para quem está com problemas do sistema respiratório.
Recomendações e Cuidados no Consumo
A amêndoa amarga é uma planta considerada tóxica, isso porque existem doses que podem ser letais às pessoas. Por exemplo, 20 amêndoas para adultos e 10 para crianças são consideradas quantidade altamente maléficas e mortais.
Ela também tem muita facilidade em sofrer mudanças químicas. Isso porque, ao ser colocada em conjunto com água ou até mesmo com a saliva, a semente pode dar origem ao ácido cianídrico, elemento perigoso para a saúde.
Atenção: com relação aos efeitos colaterais, estes podem ser de reações adversas. Sendo a mais grave o envenenamento.
Perigo: ainda, há registros de óbitos ou efeitos colaterais graves quando a amêndoa amarga é consumida em quantidades acima mencionadas. Isso porque o fruto apresente cianeto – uma substância altamente tóxica se ingerida em quantidades não recomendadas
Licor de Amêndoa Amarga
Agora que ficamos sabendo sobre Amêndoa Amarga: Benefícios, Características, Origem e Fotos, vamos a algumas curiosidades sobre licor produzido com esse fruto:
- O licor produzido com a amêndoa amarga é uma bebida tradicional, sobretudo, em países europeus. É servido como aperitivo, ou mesmo, usado como ingrediente para bebidas mais elaboradas.
- Uma forma comum de consumir bebidas à base de amêndoa amarga é servindo com limão e gelo. A acidez do limão tem o objetivo de atenuar o sabor amargo dessa amêndoa.
- Um dos maiores produtores do licor de amêndoa amarga é Portugal. Nesse país, há diversas empresas que se decidam a produção dessa bebida – sendo que é exportada para diversas outras regiões do mundo, como o Brasil.
- Em séculos passados, o licor de amêndoa amarga era usado como símbolos sagrados diversas religiões. Ele representava o ocultismo e o poder, além da divindade da natureza. Até mesmo em batizados e uniões de casais, um cálice de licor de amêndoa amarga era servido aos noivos ou aos pais de quem passava pelo batismo. Essa bebida representava a fortuna, a alegria e a saúde!
Amêndoa Amarga X Amêndoa Doce
As amêndoas podem ser dividas em: amargas e doces. As amargas, como já mencionado anteriormente, se caracterizam por conter algumas substâncias tóxicas, tendo de ser usadas com bastante cuidado e de preferência com a indicação de algum profissional. É usada para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde e como licor.
Já a amêndoa doce não é tóxica, também tem propriedades medicinais e mais consumidas, devido ao seu sabor agradável.
Vale saber que esses dois tipo de amêndoa são bem similares em suas características físicas, portanto, é de extrema importância, sempre saber a procedência antes de comprar qualquer um dessas qualidades do fruto, certo?