Embora seja muito conhecida pelo seu sabor, pouca gente sabe quais são realmente os benefícios da ameixa roxa para o corpo humano. E acredite: são muitos! Essa frutinha pode fazer milagres pela sua saúde.
Cada vez mais os estudos científicos nos mostram que uma alimentação equilibrada pode trazer diversos benefícios para o ser humano. E nesse contexto, o consumo de boas frutas é um dos pontos mais importantes e relevantes.
A ameixa roxa é popular por ter um efeito laxativo que contribui para melhorar problemas digestivos e intestinais. Mas, suas propriedades vão além disso, e estamos falando de um elemento realmente rico em nutrientes e vitaminas diversas!
Quais São Os Principais Benefícios Da Ameixa?
Para começar, estamos falando de uma fruta rica em fibras, o que torna o seu efeito no trato digestivo extremamente eficiente. Por isso é muito utilizada no Brasil para dietas que visam melhorar o trato intestinal!
Mas nem só de fibras vive o homem! Por isso essa fruta também traz propriedades importantíssimas para outros funcionamentos físicos, já que ela é rica em vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e K, e minerais como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco.
Isso significa que a fruta pode contribuir para que você tenha ossos mais fortes, uma visão melhor, além de colaborar para que o sistema imunológico funcione de maneira muito mais eficaz.
A Ameixa roxa em especial ainda é rica em antioxidantes que ajudam a rejuvenescer as células e a diminuir a inflamação do corpo. Tudo isso resulta em um alimento que é praticamente um suplemento para o seu corpo!
Entenda Para Que Servem Alguns Dos Elementos Presentes Em Abundância Na Ameixa!
Você acredita que uma pequena fruta pode conter uma série de nutrientes que são essenciais para o corpo humano, e que, juntos, podem criar uma espécie de escudo para que o seu organismo se proteja de diferentes males? Sim, a ameixa é essa fruta!
• Ferro:
O ferro é um dos nutrientes que está presente em abundância nessa fruta. Ele atua especialmente na saúde dos glóbulos vermelhos, facilitando o transporte de oxigeno através do sangue.
• Vitamina C:
A vitamina C é importantíssima para reforçar o sistema imunológico, contribuindo para que o seu corpo se torne mais resistentes a diferentes tipos de doenças, vírus e bactérias.
Mas, ela também é associada à absorção do ferro pelo organismo, o que impede que você sofra com a deficiência desse nutriente – o que levaria a um quadro de anemia.
• Flavonóides:
São relacionados a recuperação óssea, sendo muito indicados para pessoas que sofrem com problemas articulares ou mesmo doenças como osteoporose, que comprometem a estrutura óssea.
• Fibras insolúveis:
A riqueza em fibras faz com que a ameixa, principalmente a roxa, seja um importante aliado para o bom funcionamento intestinal. O seu importante efeito laxativo ainda contribui para que você se livre da constipação.
• Compostos antioxidantes:
São diversos os compostos antioxidantes presentes em uma pequena porção de ameixa roxa. E isso significa que ela ajuda a combater os sintomas de envelhecimento, mantendo o corpo mais saudável e a pele muito mais bonita.
A Ameixa Roxa Pode Fazer Mal?
Essa é uma fruta muito saudável, que não apresenta efeitos colaterais registrados. Mas, como acontece com qualquer outro alimento, o seu consumo deve sempre ser moderado.
Devido ao efeito laxativo, ao ingerir ameixa roxa em excesso você pode desenvolver uma série de complicações intestinais. Também é aconselhável que pessoas que já possuam algum tipo de doença no sistema gastrointestinal busque orientação médica antes de iniciar o consumo da fruta.
• Calorias e informações específicas:
Quem faz dieta de emagrecimento e procura manter total controle a respeito da alimentação se preocupa bastante com o valor calórico, inclusive das frutas. Veja quais são as informações a respeito da ameixa roxa:
• Nome científico: runus salicina (ameixeira japonesa), prunus doméstica (ameixeira européia), prunus insititia (ameixeira européia), prunus cerasifera (ameixeira mirabolão);
• Valor calórico: 30 calorias
• Carboidratos: 7,5 g
• Proteínas: 0,5 g
• Gorduras: 0,2 g
• Fibras: 0,9 g
Esses valores se referem a uma fruta de tamanho médio. Como você pode ver, ela traz poucas calorias, sendo que também oferece boa quantidade de fibras e proteínas. Por isso é uma escolha interessante como lanche ou complemento de um bom café da manhã.
Dicas De Consumo – Quais São As Melhores Formas De Comer Ameixa?
Você sabia que grande parte dos nutrientes de uma fruta estão presentes em sua casca? É por isso que esses alimentos devem ser consumidos preferencialmente com a pele que os reveste, e em seu estado in natura.
No caso da ameixa não muda muito! A indicação também é que você a coma inteira, fazendo apenas uma prévia higienização em água corrente. A casca é o local mais nutritivo, e onde estão presentes as fibras e vitaminas.
Procure equilibrar a sua alimentação, de modo que você combine essa fruta com outros ingredientes essenciais para o bom funcionamento do seu corpo.
Informações Sobre A Origem E O Plantio!
A ameixa preta é uma fruta proveniente de uma arvore originária do extremo oriente, de regiões entre a Europa e a Ásia. A preferência é por clima gélido, mas ela acabou se adaptando bem a outros países, e hoje pode ser amplamente cultivada em regiões mais quentes.
Durante o inverno as folhas costumam secar e cair, sendo que nos outros períodos do ano a arvore é sustentada por uma folhagem verde.
Além do consumo in natura, que é prático e muito nutritivo, a ameixa roxa ainda pode servir para que você crie diferentes receitas e outros tantos alimentos. Algumas das possibilidades de consumo são:
• Doce em compota;
• Tortas;
• Sucos;
• Vitaminas;
• Ressecadas, etc.
Além de todos os benefícios citados até aqui, não podemos deixar de destacar o fato de a ameixa ser deliciosa. A fruta é arredondada, com uma carne macia e suculenta que envolve uma semente grande no meio.
Ela é perfeita para os dias quentes, pois pode ser consumida gelada, possui muito caldo, e é muito refrescante. Quando bem madura, a ameixa preta possui um sabor adocicado delicioso.