A alpinia é uma planta ornamental que dá flores muito belas e costuma ser muito usada por paisagistas e por donos de jardins para embelezar o cenário. Assim, a alpinia possui diversas possibilidades de cores e todas podem ser usadas muito bem em locais específicos do jardim, dando destaque a um ou outro ponto que o paisagista julgar necessário.
Isso faz com que a alpinia seja muito comum em jardins pelo Brasil, já que a planta se adapta bem a diferentes climas e floresce muito bem em praticamente todos os locais do país, sendo mais importante para o seu desenvolvimento um solo fértil e rico em nutrientes do que o clima do lugar. Dessa forma, a planta é muito bem vista por especialistas nacionais.
Conheça a Alpínia
A alpinia, portanto, é uma típica planta dos trópicos. A planta se desenvolve bem em ambientes quentes e se relaciona muito bem com a energia solar, algo que às vezes é um problema para algumas outras plantas.
Considerando que a incidência do sol no Brasil é muito alta em grande parte do ano, a alpinia é uma opção muito interessante para você que está pensando em repaginar o seu jardim e adotar espécies diferentes para o seu ambiente natural. Ademais, outro fator que ajuda na popularidade da alpinia é o fato de a planta ser muito barata.
Em comparação a algumas outras que também geram flores tão belas quanto, a alpinia chega a ser três vezes mais barata, uma economia muito importante para quem está no processo de montagem do jardim. Além disso, o retorno da alpinia é muito consistente ao longo de todo o ano, além de o seu cultivo ser relativamente fácil e também muito barato.
Todas essas características fazem com que cada vez mais pessoas optem pela alpinia quando o assunto é decoração de ambientes. Uma forma muito interessante de usar as flores da alpinia, por exemplo, é colocar a planta em destaque no meio do jardim, já que a sua aparência exótica chama a atenção e atrai todos os olhares para si.
Assim, o seu jardim terá facilmente um ponto de interesse, que, além disso, é bastante barato e não demanda muito trabalho para a sua manutenção. Em termos de paisagismo e decoração de ambientes, todo jardim precisa de um ponto central para atrair olhares e atenção. Isso porque é preciso centralizar os olhares das pessoas para algum ponto específico, o que permite inovar em outros pontos do jardim sem que isso seja um problema.
Além disso, todo ambiente precisa ter um ponto de destaque, que receba os esforços de outros itens de decoração e seja tão belo ao ponto de merecer tamanha atenção. Esse é um papel que a alpinia desempenha muito bem no jardim.
Portanto, ao longo do tempo a alpinia foi sofrendo processos de hibridização e de cruzamentos programados, o que tornou a planta ainda mais excêntrica e diferenciada.
Dessa maneira, existem agora milhares de opções de alpinia para escolher e utilizar no seu jardim. Uma das mais belas é a alpinia purpurata, também conhecida como alpinia branca. Esse modelo de alpinia é completamente branco e sequer apresenta resquícios de outras cores, sendo extremamente indicado para funcionar como o ponto central de um jardim.
Veja abaixo mais informações e características da alpinia purpurata, a famosa alpinia branca. Conheça detalhes a respeito da planta e entenda como realizar o cultivo de forma mais eficiente.
Características da Alpínia Branca
A alpinia branca precisa ser cultivada em solos ricos em nutrientes e matéria orgânica para ficar tão bela quanto pode. A planta pode atingir até os 2 metros de altura, jamais ficando abaixo de 1,5 metros. A alpinia branca é conhecida por dar flores ao longo de todo o ano, não escolhendo um período específico do ano para florescer.
Esse é um detalhe muito importante para quem deseja usar a planta no jardim, já que nesse caso é importante que a planta dê flores sempre e nunca pare de se desenvolver. Sua origem remonta à Polinésia e suas folhas são pequenas e muito verdes, o que indica bem como a alpinia branca usa o sol para realizar o processo de fotossíntese.
As alpinias brancas podem se adaptar a qualquer tipo de clima, não importando muito a temperatura e nem a umidade relativa do ar para que essas plantas se desenvolvam em sua plenitude. Assim, é muito comum ver a alpinia em diferentes locais do Brasil, já que a adaptação é muito boa e o mais importante é ter um solo rico em nutrientes.
Nesse sentido, os solos de terra roxa são os melhores do país para desenvolver a planta.
Nome Científico e Cultivo da Alpínia Branca
A alpinia branca também atende pelo nome científico de Alpinia purpurata. Porém, todos realmente conhecem a planta como alpinia branca. Já em relação ao cultivo, existem algumas medias muito simples a serem tomadas por parte de quem pretende realizar o plantio e cuidar dessa planta.
Antes de tudo, entenda que a alpinia é uma planta rústica e não necessita de cuidados a todo momento. Isso evitará que você se esforce mais do que deve pela planta e acabe por prejudicá-la em seu desenvolvimento. Assim, procure regar a alpinia branca de maneira regular, mas nunca deixe o solo no qual ela está completamente encharcado.
Mantenha a planta em local ensolarado e evite mantê-la sempre na sombra, pois o processo de absorção da luz solar é muito importante para a alpinia.
A Adubação da Alpínia Branca
Realizar o processo de adubação da alpinia branca não é um processo muito complicado, já que a planta reage muito bem a diferentes ambientes e possui resistência muito destacável. Assim, basta que o adubo utilizado seja rico em nutrientes, sem maiores especificidades, para que a alpinia branca seja capaz de se desenvolver.
Ademais, algo muito importante para o desenvolvimento da alpinia branca é que a adubação seja realiza novamente a cada dois ou três meses, pois isso impede que o solo fique pobre de nutrientes e dá mais espaço para que a planta possa crescer e florescer.