Nesse texto nós vamos falar sobre a flor conhecida popularmente como Álisso, iremos citar quais são suas principais características, como por exemplo sua cor, sua altura, como são suas flores e se ela é uma planta que possui cheiro ou não, também vamos falar da classificação dessa planta e de seu nome científico, esse texto vai conter algumas dicas de onde é o melhor lugar para plantar a álisso e como e se é necessário alguns cuidados especiais.
Como já sabemos a álisso é uma planta que também produz flores, essas flores vão ser de tamanhos pequenos, possuindo quatro pétalas cada uma, essas que podem ser de cores variadas como brancas, rosas, roxas e algumas até podem ser um pouco mais alaranjadas, porém a mais comum são as flores de pétalas brancas.
As flores conforme vão crescendo, vão cobrindo praticamente que toda a planta já que elas nascem meio que formando um cacho redondo e não é comum que haja o crescimento secundário em um mesmo caule. Essa planta possui um cheiro meio adocicado e semelhante ao cheiro de mel. Por conta desse cheiro agradável e de sua aparência essa é uma planta que se assemelha muito a um buquê de noiva.
Essa é uma planta que pode ser encontrada em vários lugares diferentes, pois ela pode ser tanto plantada em zonas mais costeiras como em zonas montanhosas, mas o lugar onde elas são mais encontradas é nas zonas temperadas. Ela é uma planta que possui um crescimento e desenvolvimento anual, pois ela vai nascer, crescer, se desenvolver e acabar morrendo dentro de um mesmo ano.
Após o segundo ano da planta, ela já vai apresentar caules desordenados e secos que vão quebrar de forma muito fácil. Como já citamos, ela é uma planta de porte pequeno e que vai possuir como altura máxima apenas 20 centímetros e um diâmetro em torno de 40 centímetros. Por conta de seu porte pequeno elas são muito plantadas em canteiros de ruas, pois possuem uma grande beleza e trazem um ar agradável para o ambiente.
Classificação e Nome Científico da Álisso
Essa é uma planta que é conhecida popularmente por muitos nomes, então ela pode ser facilmente chamada de álisso mesmo, de doce álisso, de flor de mel (por conta de seu cheiro), açafates de prata, álisso marítimo ou de tapete de neve (por conta de seu formado e de sua cor).
Seu nome científico é Lobularia maritima, porém antes essa planta era chamada cientificamente como Alyssum maritimum. Agora vamos falar um pouco sobre a classificação dessa planta que se encontra dentro do Reino Plantae, claramente por ser considerada uma planta.
Pertence a Divisão Magnoliophyta, esse é considerado o maior e mais moderno grupo de planta, ele engloba as plantas angiospérmicas, essas plantas protegem suas sementes através do fruto. Faz parte da Classe Magnoliopsida por possuir e produzir flores. Está dentro da Ordem Brassicales e da Família Brassicaceae, essa família agrupa muitos géneros de plantas herbáceas.
Essa planta também pertence ao género Lobularia, esse é um dos muitos géneros que fazem parte da família citada anteriormente, e a espécie dessa planta é chamada de L. marítima.
Onde e Como Plantar a Álisso
O período do ano em que essa planta começa a crescer e se desenvolver é logo no inicio da primavera, enquanto ela está se desenvolvendo ela vai precisar de poucos cuidados. Elas vão crescer de forma mais rápida e melhor se as flores que já se encontram murchas forem retiradas. Essa é uma planta que prefere crescer em lugares que elas fiquem expostas ao sol sempre, porém elas também podem ser plantadas em locais de meia sombra, desde que fiquem expostas ao sol boa parte do dia.
Ela é bastante resistente ao calor, ao frio, as geadas e as secas, mas mesmo com toda essa resistência é importante que elas sejam regadas constantemente, mas com moderação para que não ocorra de ficarem com a raiz da planta encharcada. Elas crescem de forma bem melhor quando são plantadas em solos ricos que possuem bastante nutrientes. Elas se multiplicam através de mudas ou de sementes.
É uma planta que pode ser plantada com facilidade em alguma jardineira, podendo estar misturada com outras plantas ou com apenas plantas que fazem parte de sua espécie. É uma ótima opção plantar a álisso em algum vaso que vai ficar pendente, pois os caules rastejantes vão se pender nas bordas dos vasos, isso vai fazer com que o vaso dessa planta fique mais lindo ainda.
Dicas Para a Hora de Plantar a Álisso
A álisso é uma planta que teve ser plantada em um solo composto com terra para jardim e com terra vegetal. Ela teve ser cultivada em lugar que haja sol e precisa ser regada regularmente, porém não com muita água para que a raiz da planta não encharque e acabe se afogando.
Em períodos quentes é recomendado que elas sejam regadas duas vezes na semana, já nos períodos frios é recomendado que ela seja regada apenas uma vez por semana. O ideal para essa planta é que a terra seja misturada, como já dizemos, e para fazer essa mistura é muito fácil, você só vai precisar colocar em um vaso ou jardineira duas camadas boas de terra comum, duas camadas boas de terra vegetal e depois finalizar com uma camada de areia.
Em locais em que o clima é mais quente ela teve ser plantada em lugares que haja mais sombra, enquanto em lugares que o clima é mais frio ela teve ser plantada em locais que haja sol pelo menos por um período de quatro horas. Ela precisa de manutenção uma vez por ano, por conta de possuir um ciclo de vida anual.
E vamos lembrar também que ela é uma planta que se dá muito bem com outras de outras espécies no mesmo vaso, isso é legal para quem quer fazer uma composição entre a álisso e qualquer outra planta. Um ponto negativo dessa planta é que ela libera um cheiro bem parecido com o do mel, isso é bom, porém pode atrair com facilidade vários tipos de insetos e de abelhas.
Leu esse texto e agora quer saber mais sobre a planta álisso? Acesse este link para ler mais um de nossos textos, esse que vai falar um pouco mais sobre a álisso, clique: Tudo Sobre a Flor Alisso: Características, Nome Científico e Fotos