Hoje vamos falar um pouco sobre o Algodão de preá que é conhecido popularmente por diversos outros nomes como serralhinha, serralha brava, brocha, bela emília, pincel de estudante, pincel ou falsa serralha. O nome científico da planta é Emilia fosbergii Nicolson, pertencente à família Asteraceae e é nativa da Ásia.
Mudas de Algodão de Preá
A forma mais fácil de vocês garantir a sua muda é comprando em lojas especializadas ou pela internet, diversos sites oferecem mudas e sementes. Essas sementes geralmente cuidadas de forma artesanal tem grandes chances de germinação e são uma ótima pedida. Essas pessoas vão poder te orientar exatamente no que deve ser feito para que sua muda tenha sucesso e cresça saudável. Encontramos diversos vendedores no mercado livre que oferecem esse tipo de produto.
Curiosidades Sobre o Algodão de Preá
Saiba que essa planta tem propriedades medicinais e pode ser comida, ela é muito utilizada para tratar dores no corpo, infecções de unida e também respiratórios. São utilizadas frescas ou secas.Suas flores são saborosas ao serem mastigadas e tem aparência felpuda.
A maneira correta a ser utilizada nesses casos é uma dosagem é uma porção de 10 gramas de suas folhas já secas ou também podem ser frescas para cada litro de água, ferver a água cobrir a planta tampar e deixar uns 15 minutos em processo de infusão. A dose terapêutica é de três até cinco xícaras diariamente. Este preparo que ensinamos pode ser utilizados além dos benefícios citados acima também para crises de amigdalite, e faringite, crises de asma e até gripes.
Para aproveitar de suas propriedades diuréticas você deve adicionar na infusão as flores, as folhas e também as raízes, a proporção pode ser de 1 colher do tipo sopa para meio copa de água, faça a infusão por cerca de cinco minutos. Ingerir esse líquido na parte da manhã e na parte da tarde, metade de um copo por refeição.
Ela também pode ser utilizada para cuidar de infecções cutâneas como feridas e outras, é só sobrepor uma folha nova sob a área machucada.
Outra possibilidade é tratar os olhos e também febre, nesse caso indicamos para cada xícara de água pode ser utilizado 1 colher do tipo sopa de folhas novas.
Como Cuidar do Algodão de Preá
Nossas dicas de cuidado que você deve ter com o algodão de preá são especialmente sobre aprender a identificar os diferentes tipos e também as situações que ela pode estar sofrendo com fungos e não podem ser consumidas. Então confira nossas dicas e entenda mais sobre essa curiosa planta.
É uma planta comum nos campos e você não vai ter dificuldade de encontrar por aí, elas são bem vistosas e chamam atenção. Agora precisamos aprender a identificar quando uma planta dessa pode estar infestada por fungos, pois nesses casos ela não pode ser ingerida e oferece riscos à saúde.
Então antes de colher essas plantas verifique bem seus aspecto de forma cuidadosa, para descobrir se ela não está com fungos você deve observar sua aparência, pois sua cor estará alterada e seu formato pode sofrer alterações também. Vamos deixar algumas fotos ilustrando para que facilite sua identificação.
Algodão de Preá Fotos
Saiba que essa planta é muito rica em vitamina A, também em óleos do tipo essenciais, quando colocamos o algodão de preá em contata com a água ele gera uma espécie de goma que lembra uma gelatina. Ela também é rica em outros nutrientes como flavonoides, e também alcaloides que em grandes quantidades podem ser tóxicos a saúde dos seres humanos portanto fique atento. O ideal como em tudo na vida é que ela seja consumida com moderação, já que por conta de alcaloides que se for exagerado podem fazer mal. Além das característica medicinais positivas elas são muito utilizada em restaurantes como ornamentos de pratos gourmet.
Receita de Algodão de Preá com Torresmo
Muito utilizada também na culinária vamos conferir agora uma receita deliciosa utilizando o algodão de preá.
Ingredientes
- Vamos utilizar 10 ramos de algodão de preá, as folhas e as flores,
- Toucinho de porco, pode cortar em cubos pequenas, vamos utilizar três colheres do tipo sopa,
- Alho, sugerimos dois dentes grandes, mas use a gosto picados,
- Água bem quente, pode utilizar metade de uma xícara,
- Sal vamos utilizar um quarto de colher do tipo chá de sal.
Hora de Higienizar
É muito importante a correta higienização das plantas, portanto lave cuidadosamente folha por folha, flor por flor, depois recomendamos ainda imergir em água e cloro e deixar de molho um tempo. Depois retire e vamos enxaguar bastante, retirar toda água escorrendo bem e deixe reservado.
Na Panela
Agora em uma panela grande vamos adicionar os cubos de toucinho e mexer até que dourem, depois que estiverem dourados você pode retirá-los e colocar em uma papel toalha para que fiquem bem sequinhos.
Não retire a gordura do panela, vamos utilizá-la para refogar os demais ingredientes para dar uma sabor especial. Agora podemos colocar o alho picadinho que vai perfumar sua cozinha e chamar a atenção dos vizinhos, convide-os para experimentar essa delícia. Vamos então esperar que o alho doure, se quiser pode adicionar sua pimenta favorita nesse passo e vamos mexer tudo. Agora é a hora de colocar a água e também o sal, nessa misture agora você pode adicionar as flores para que cozinhem muito rapidamente, nada mais que um minuto. Depois você pode colocar as folhas que também cozinhem, elas precisam de um pouco mais de tempo para que fiquem bem macias. Se você achar necessário pode ir adicionando água, não tem problema. Experimente o caldo para saber se é necessário consertar o tempero.
Sugerimos como acompanhamento arroz, ou uma polenta mole e pode adicionar um ovo para deixar uma refeição mais completa.
Caso queira anotar nossa receita de polenta.
Polenta Mole
Vamos utilizar metade de uma xícara com semolina de milho,
Água, utilizaremos cerca de 4 xícaras.
Agora é só misturar tudo e levar ao fogo, vá mexendo até alcançar a textura ideal. Agora pode colocar um pouco de sal a gosto, coloque a tampa da sua panela e fogo baixo para cozinhar, cerca de 30 minutos ou até alcançar o ponto de estar desgrudando da panela e bem cremosa.