O algodão é uma das culturas mais antigas do mundo, e ainda é a base da indústria da moda. Seus usos mais antigos remontam à Índia, mas a onipresente planta branca e macia realmente teve seu avanço no início do século XIX com a industrialização de têxteis.
Hoje, mais de um terço de todos os tecidos são feitos de algodão. Seu cultivo ocorre em todo o mundo em grandes quantidades, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, pois o algodão cresce apenas em climas quentes.
O algodão costumava ser tratado como um bem de luxo, um tecido para os reis e a realeza, e não para as camisetas usadas durante a limpeza da casa. Maias e astecas trocavam produtos de algodão colorido e davam de presente a convidados ilustres. Esse também foi o caso da maioria das sociedades antigas que mais tarde entraram em contato com o algodão.
Romanos e gregos, conheceram o algodão através das conquistas de Alexandre, o Grande, e o valorizaram por sua cor e sutileza. Por volta do ano 500, o algodão se tornou o material padrão para roupas de trabalho no mundo árabe, mas ainda era raro na Europa. A Índia teve o maior destaque, cultivando e comercializando variedades de algodão na região.
O Cultivo do Algodão
O algodoeiro consiste em uma cápsula que aparece no auge da floração, de conteúdo macio e valorizado. O algodão é uma planta perene, cultivada uma vez por ano. Há vários meses entre a semeadura e a colheita, onde amadurece irregularmente. Os restos de folhas e sementes devem ser separados das fibras de algodão e isso é feito com a ajuda da descaroçador. As bolas de algodão são prensadas em fardos e enviadas para uma fiação. Com uma máquina de cardar, a fibra é trazida para a forma correta. Depois disso, um fio de algodão é torcido com a máquina de fiação.
As propriedades do algodão se prestam bem à adoção em massa em escala global. O material absorve a umidade, bem como sais, ácidos e gorduras. Parece seco mesmo quando absorve 20% de seu peso em água e apenas escorre quando está mais de 65% encharcado.
As fibras de algodão úmidas são ainda mais resistentes ao rasgo do que as secas, e é por isso que o algodão é tão fácil de lavar. Itens de algodão branco ou de cor rápida podem ser cozidos e passados a ferro quente, propriedades importantes para a higiene. Apesar de não ser muito isolante, o algodão é extremamente respirável. Parece macio, confortável de usar e não acumula carga eletrostática.
As variedades de algodão estão longe de serem iguais. A qualidade do algodão é classificada por seu comprimento de fibra. Quanto maior a fibra, maior a qualidade do algodão. Algumas variedades de algodão têm fibras curtas, enquanto outras têm fibras longas. Os fios feitos de fibras mais longas geralmente produzem tecidos mais duráveis e macios. A maioria das fibras de algodão usadas em roupas do dia a dia são de comprimento curto ou médio. Marcas de luxo costumam usar algodão de espécies premium que têm fibras longas ou extra longas.
Algodão Colorido – Características, Cores, Orgânico e Fotos
O processamento de fibras em materiais têxteis requer o uso de água, energia, produtos químicos e outros recursos relacionados. Os processos de tingimento podem causar poluição ambiental devido ao uso auxiliar do corante químico e do processo de tingimento. Há esforços consideráveis para reduzir o risco ecológico dos resíduos gerados durante o processamento têxtil ou o desenvolvimento de materiais sustentáveis e ecológicos.
Uma dessas abordagens promissoras é promover o uso da fibra de algodão colorida e sua produção. À medida que o mundo avança para produtos orgânicos livres de poluição, a fibra de algodão de cor natural será a próxima palavra da moda no mercado têxtil. O processo de produção de algodão de cor natural pula a atividade mais poluente da fabricação de produtos têxteis, o tingimento.
O uso de fibra de algodão de cor natural para materiais têxteis pode eliminar a necessidade do processo de tingimento devido às suas características de cores inerentes, levando a economia de água, produtos químicos e energia, sem o uso de corantes sintéticos na coloração. Não apenas o cultivo e o uso da fibra de algodão de cor natural, mas também o cultivo e o uso de fibra de algodão orgânico de cor natural também aumentaram recentemente.
As fibras de algodão marrom e verde de cor natural podem ser cultivadas organicamente ou convencionalmente. Os produtores de algodão de cor natural têm menos necessidade de agrotóxicos e inseticidas, pois essas variedades já possuem alta resistência a pragas, doenças e a exposição ao sol, além de exibirem propriedades para a seca.
A agricultura orgânica é um sistema de gestão da produção que aumenta a biodiversidade e a atividade biológica do solo. Esta produção é baseada nas aplicações de manutenção e aprimoramento da harmonia ecológica. A fibra de algodão orgânico de cor natural tem sido uma fibra têxtil conspícua, à medida que a tendência social da vida ecológica aumenta.
As fibras são pigmentadas naturalmente com alguns tons de cores limitados, como verde, marrom, mocha e vermelho e seus tons relevantes. A variedade de cores depende do gene da fibra, bem como das estações e locais geográficos devido às variações climáticas e do solo.
Vantagens do Algodão de Cor de Fibra Natural
Investigações tem sido feitas para uma melhora das propriedades genéticas das fibras de algodão de cor natural em relação a melhor rendimento e melhores qualidades de fibra em relação à resistência, comprimento e índice micronaire, uma vez que se deseja que os algodões de cor natural sejam mais competitivos em relação aos algodões brancos convencionais.
Alem de possuir uma vantagem de custo com a eliminação do processo de tingimento na fabricação de tecidos, em vez do problema de desbotamento da cor, que pode ser encontrado no caso de fibras de algodão brancas tingidas, a cor da fibra de algodão de cor natural, fica mais forte após a lavagem. Também foi declarado que, as roupas feitas com fibra de algodão de cor natural, foram bem-sucedidas na prevenção de doenças de pele e na proteção da pele contra a radiação ultravioleta.
Um número significativo de trabalhos de pesquisa foi realizado sobre algodão branco, enquanto algodões de cores naturais costumavam ser deixados para trás. Porém, quando a poluição ambiental começou a ser um dos problemas mais urgentes e importantes do mundo, as fibras de algodão de cor natural, tornaram-se uma das opções preferidas, para uma produção têxtil mais sustentável, renovável e ecológica.
A fibra de algodão branco é uma das culturas mais intensivas, quimicamente cultivadas. Embora cultivado em 3 a 5% das terras agrícolas do mundo, é responsável pelo uso de 25% dos pesticidas do mundo. Por essas razões acima mencionadas, a fibra de algodão de cor natural cultivada organicamente atraiu uma atenção maciça nos últimos anos.