A Alamanda Azul é um tipo de trepadeira e embora sua versão amarela seja a mais conhecida e famosa, algumas características entre sua irmã de cor amarela e ela, de cor azul, são semelhantes.
Além da característica e conhecida irmã “amarela”, há também outras cores e versões da alamanda, como a Alamanda-rosa, Alamanda-roxa ou Alamanda-de-jacobina, sendo essas tendo o nome científico de Allamanda blanchetti, também com as características de trepadeiras, mas com cores exuberantes nas tonalidades de rosa e roxo.
Características da Alamanda
A Alamanda apresenta bonitas flores durante todo o ano. A folhagem é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes. Mas é uma planta tóxica, que deve ser mantida longe de crianças e filhotes de animais.
O nome científico da Alamanda é Allamanda cathartica.
Infelizmente, seu nome científico não é popular, portanto nomes populares em relação as cores ou nomes afetivos se transformaram em nomes mais populares para esse tipo de flor. A planta está inserida na família Apocynaceae e também está na categoria elementar das Trepadeiras.
O principal uso das alamandas está na decoração, sendo flores muito bonitas e que fazem muita diferença na decoração externa de ambientes. Mas existem outros usos das alamandas, conforme veremos no texto a seguir.
Cuidados no Cultivo da Alamanda
A planta deve ser cultivada preferencialmente sob sol pleno, embora consiga se desenvolver bem em todo clima brasileiro, mas tem preferência por climas mais quentes.
Também é necessário um local com boa drenagem.
A cova deve ter o tamanho de uma mão fechada. Nela deve ser colocada húmus de minhoca, folhas decompostas, bem como adubo orgânico e adubo granulado. Dessa forma, a planta terá muitos nutrientes, ganhando estabilidade.
É importante fazer um trabalho de condução, para que a alamanda cresça no local desejado. Para isso, podem ser utilizados fios de algodão, ou trelhiças, ou fios de aço entrelaçados, pesos a paredes ou muros.
Depois de germinada, é importante ter alguns cuidados com a alamanda, para que ela possa florescer de uma maneira bem bonita.
É importante realizar adubação anual, preferencialmente no inverno, para que seja absorvida da melhor forma. Se a alamanda estiver sendo cultivada em locais mais frios, é importante não exagerar em quanto se regra, devendo ser realizada somente em períodos sem chuvas. Já em regiões mais quentes, é importante regrar todos os dias, mas também suspender em caso de chuvas.
As podas podem ser feitas após a floração.
No caso, a reprodução das plantas ocorre por estacas de caule ou utilizando sementes.
Lembrando que a alamanda é uma planta com toxicidade, portanto cuidado deve ser tido para sua plantação, em relação à presença próxima de crianças ou filhotes de animais, portanto, estude bem onde as alamandas podem ser plantadas.
Curiosidades
Um a vez que possui princípios tóxicos, a alamanda tornou-se uma planta muito utilizada na fabricação de pesticida. O pesticida derivado da alamanda é muito eficiente para combater pulgões e cochonilhas.
Existe também um pesticida natural que pode ser feito a partir da alamanda. Veja a receita a seguir:
Pesticida Natural A Partir da Alamanda
- Faça um chá a partir de folhas picadas de alamanda com água da seguinte forma: ponha água para ferve e assim que levantar fervura, acrescente as folhas picadas de alamanda e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos;
- Depois de esfriar o chá, coloque o líquido em um aspersor com borrifador e levemente borrife todas as plantas individualmente. Lembrando que é importante que somente as plantas doentes sejam borrifadas, para que o pesticida natural acabe com a praga.
Uso Medicinal das Alamandas
As alamandas, por serem tóxicas, também podem ter uso medicinal. Conforme já descrito, a alamanda pode ser usada como pesticida natural.
Além disso, a alamanda pode ser usada para tratar sarna, provoca vômito e purgativa em doses bem baixas. É usada para eliminar vermes e como coadjuvante no tratamento para tumores hepáticos e problemas no baço.
Também é utilizada pra baixar a febre e também em casos de intoxicação por chumbo.
No caso do uso medicinal, faz-se o chá da casca ou da seiva da casca. Mas nunca ingira espontaneamente qualquer chá de uso medicinal sem indicação médica, uma vez que isso pode causar, nesse caso, desidratação, vômitos e diarreia.
O látex da planta é sua parte mais rica em toxicidade.
Resumo
- A alamanda azul é uma flor belíssima, rara e possui irmãs de outras cores, como amarela, rosa e roxo;
- Assim como as demais, a alamanda azul é uma trepadeira;
- Possui características de toxicidade, podendo ser utilizada como pesticida natural atuando em plantas doentes com cochinilhas;
- Por sua toxicidade, também pode atuar em outras condições medicinais;
- Deve ser cultivada em locais com clima quente e bastante água, mas tomando cuidado para não encharcar;
- Seu crescimento deve ser orientado com fios de algodão, fios de aço entrelaçado, em muros ou com estacas;
- As podas podem ser realizadas após a floração;
- Deve-se ter cuidado para manter a alamanda relativamente longe de crianças e filhotes, justamente pelo seu grau de toxicidade.
Gostou do texto? Tem algum conhecimento ou curiosidade sobre alamanda? Deixe seu comentário abaixo!