Muitas espécies de ácaros (família: Tetranychidae), são comuns na América do Norte e Sul, atacam as plantas internas e externas. Eles podem ser especialmente destrutivos em estufas.
Os ácaros não são verdadeiros insetos, mas são classificados como um tipo de aracnídeo, parentes de aranhas, carrapatos e escorpiões.
Os adultos são castanhos avermelhados ou de cor pálida, de forma oval e muito pequenos (1/50 de polegada de comprimento) — mais ou menos do tamanho do período no final desta frase. Estágios imaturos se assemelham aos adultos, exceto apenas menores.
Onde os Ácaros são Comuns?
Ácaros vivem em colônias, principalmente na parte inferior das folhas, e se alimentam perfurando o tecido foliar e sugando os fluidos das plantas. Marcas de alimentação mostram os pontos de luz nas folhas. A alimentação continua, as folhas ficam amarelas e podem secar e cair.
Os ácaros da aranha são mais comuns em condições quentes e secas, especialmente quando seus inimigos naturais foram mortos pelo uso de inseticidas. Algumas das espécies comuns na América do Norte são predadoras de ácaros que se alimentam de plantas, que compõem a grande maioria.
Eles são muito prolíficos, e é por isso que as infestações pesadas costumam passar despercebidas antes que as plantas comecem a mostrar danos.
Grandes populações são frequentemente acompanhadas por correias finas. As plantas hospedeiras são muitas e incluem morangos, melões, feijões, tomates, berinjela, flores ornamentais, árvores e a maioria das plantas de casa.
Ciclo da Vida
A maioria dos ácaros hibernam como ovos nas folhas e na casca das plantas hospedeiras. No início da primavera, à medida que as temperaturas se aquecem, minúsculas larvas de seis patas começam a chocar e alimentam-se por alguns dias antes de procurar abrigo onde elas se transformam no primeiro estágio ninfal.
As ninfas têm oito pernas e passam por mais duas muda antes de se tornar adultos maduros. Após o acasalamento, as fêmeas produzem continuamente até 300 ovos ao longo de algumas semanas.
O clima quente e seco favorece o rápido desenvolvimento dessas pragas. Durante essas condições, o tempo que leva para passar do ovo para o adulto pode ocorrer em apenas 5 dias. Existem várias gerações sobrepostas por ano.
Nota: os ácaros são surfistas de vento. Eles se dispersam em grandes áreas montando suas correias na brisa. Uma contenção cuidadosa e disposição para limpar as plantas infestadas são cruciais.
Como Notar os Primeiros Ácaros?
Ácaros da aranha, quase pequenos demais para serem vistos, passam para os nossos jardins sem aviso prévio. Não importa quão poucos, cada um sobrevive sugando o material das células da planta. Grandes infestações causam danos visíveis.
Primeiramente, as folhas mostram padrões de pequenas manchas ou pontadas. Eles podem mudar de cor, enrolar e cair. A atividade dos ácaros é visível nas teias apertadas que são formadas sob as folhas e ao longo das hastes.
O site de Manejo Integrado de Pragas da divisão de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade da Califórnia diz o seguinte sobre os danos que os ácaros causam:
- Em culturas anuais de vegetais — como abóbora, melão e melancia — a perda de folhas pode ter um impacto significativo no rendimento e levar a queimaduras solares;
- Em culturas como ervilhas e feijões, onde as vagens são atacadas, os ácaros podem causar danos diretos;
- Em plantas ornamentais, os ácaros são primariamente uma preocupação estética, mas podem matar plantas se as populações se tornarem muito altas em plantas anuais. Os ácaros-aranha também são importantes pragas de rosas cultivadas no campo.
Ácaros em Roseiras: Como Eliminar de uma Vez por Todas?
O uso de pesticidas químicos realmente encoraja a disseminação de ácaros matando os insetos benéficos que os atacam. Os ácaros também são conhecidos por desenvolver resistência rápida a vários pesticidas. Por estas razões, é importante controlar os ácaros com métodos naturais e orgânicos eficazes.
- Podar as folhas, caules e outras partes infestadas de plantas bem além de qualquer teia e descarte em lixo (e não em pilhas de compostagem). Não hesite em puxar plantas inteiras para evitar que os ácaros se espalhem pelos seus vizinhos;
- Use pesticidas para lavar as plantas com um fluxo forte de água e reduzir o número de pragas;
- Insetos benéficos comercialmente disponíveis, como joaninhas, crisopídeos e ácaros predadores, são importantes inimigos naturais. Para melhores resultados, faça liberações quando os níveis de pragas forem baixos a médios;
- Um inseticida orgânico relativamente novo que contém ingredientes de grau alimentício trabalha rápido e mata a maioria das pragas de jardinagem no ovo, larvas ou estágio adulto. O melhor de tudo é sem deixar resíduos nas folhas que podem afetar o sabor;
- Aplicações semanais de produtos ajudam a diminuir (e até acabar) com a infestação de ácaros nas roseiras;
- Misture o óleo de neem puro com óleo de coco e aplique a cada 3-5 dias para matar ovos de pragas dentro de casa e interromper o ciclo reprodutivo. Certifique-se de pulverizar todas as partes da planta, incluindo a parte inferior das folhas. NÃO aplique quando as temperaturas excederem os 32°C e espere pelo menos seis horas antes de ligar as luzes;
- Se as populações forem altas, use um pesticida de menor duração e menos tóxico para reduzir as infestações, depois libere os ácaros predadores para manter o controle;
- Sabonete inseticida ou inseticida botânico pode ser usado para detectar o tratamento de áreas altamente infestadas;
- Em árvores frutíferas, o óleo de horticultura deve ser aplicado no início da estação ou no final do outono para destruir os ovos durante o inverno;
- Poeira nas folhas, galhos e frutas estimula os ácaros. Uma mangueira no meio da temporada (ou duas!) Para remover a poeira das árvores é uma medida preventiva que vale a pena;
- O estresse hídrico torna as árvores e plantas de jardim mais suscetíveis a infestações de ácaros. Certifique-se de que suas plantas estão devidamente regadas.
Dicas Finais para Salvar a sua Roseira
As estratégias de manejo devem levar em conta o rápido tempo de desenvolvimento desta praga, especialmente durante o clima quente, quando os ovos são colocados continuamente.
Apenas mirar nos adultos fará pouco bem se os ovos e as larvas sobreviverem. Repetir tratamentos é quase sempre necessário. O uso de folhas e lavagens ajuda a controlar e prevenir novas infestações.