Muitas flores na natureza possuem aromas distintas, alguns mais fortes do que outros, com os mais diversos tipos de cheiros. A flor da planta açafate-de-prata, por exemplo, tem perfume de mel, o que a torna bem peculiar. Por sinal, você sabe como plantá-la? É o que vamos ver agora.
Características Básicas Da Planta
Essa planta atem a aparência de um buquê de noiva, com inúmeras, pequenas e perfumadas flores agrupadas por meio de suas hastes. De nome científico Lobularia maritima, essa planta pode ser cultivada em diferentes lugares, mas, em canteiros, os resultados ficam ainda melhores.
A açafate-de-prata é uma herbácea cujo caule é macio, possuindo um ciclo de vida anual, ou seja, que nasce, cresce, desenvolve-se e morre no período de 1 ano aproximadamente. A partir do segundo ano, os caules dessa planta ficam completamente secos, e desordenados, quebrando com muita facilidade.
Inclusive, quando esta no auge de seu desenvolvimento, essa açafate se caracteriza por possuir um caule de consistência lenhosa. Porém uma de suas peculiaridades mais marcantes é o forte aroma de mel exalado pelas flores, o que acaba dando um toque doce e suave ao ambiente.
Aqui temos também uma planta que possui pequeno porte, não crescendo mais do que 20 cm, com um diâmetro médio de uns 40 cm. Suas folhas são bem estreitas, apresentando cores esbranquiçadas. Elas são cobertas de uma espécie de pelagem branca também, tendo um tamanho aproximado de 5 cm.
O florescimento dessa planta acontece, na maior parte das vezes, na primavera, no verão e em parte do outono. O espetáculo, por sinal, é muito bonito, visto que suas inflorescências se caracterizam por produzirem inúmeras flores, dando o aspecto de buquê tão conhecido dessa planta. Essas flores ficam reunidas em cachos redondos, possuindo em torno de 4 pétalas cada uma, tendo cores que variam entre o branco, o rosa, o rosa claro, o alaranjado, o roxo e o lavanda.
E, Como Se Dá O Cultivo Do Açafate-De-Prata?
Aqui temos uma espécie que gosta, entre outras coisas, de clima ameno, mas, quando se faz necessário, consegue tolerar um pouco de frio e até mesmo leves geadas. Mesmo sendo uma planta basicamente de clima Mediterrâneo, a açafate-de-prata se adapta muito bem em outras regiões, como as de clima tropical, por exemplo.
Por se tratar de uma planta rústica em vários aspectos, torna-se muito fácil de ser cultivada e cuidada ao longo de seu desenvolvimento. Inclusive, o cultivo dela precisa ser a pleno sol. Caso não dê, no máximo, à meia sombra, especialmente um sombreamento mais ameno e em locais que sejam, preferencialmente, quentes.
Já o solo para plantar a açafate-de-prata tem que ser composto por terra de jardim comum e terra vegetal. A irrigação, por sua vez, precisa ser regular, sem exageros. Caso queira, o solo do plantio pode ser incrementado com material orgânico, como, por exemplo, fertilizantes que sejam feitos à base de NPK.
Só lembrando que essa planta necessita que o solo em que esteja permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado. Talvez este seja o cuidado mais intenso que é preciso ter com a açafate-de-prata, pois caso o solo fique seco com facilidade, o ideal é regá-lo diariamente. Por isso, faz-se necessário verificar esse aspecto praticamente todos os dias. Se as regas precisarem ser diárias, o mais recomendado é que sejam feitas no início da manhã e no final da tarde.
Também não é preciso realizar podas (até por conta da periodicidade da planta), mas caso o número de flores da inflorescência diminua, talvez seja necessário fazer uma única poda, deixando a planta um pouco mais baixa, para que ela cresça novamente, com mais flores.
Uso Ornamental Da Planta
Uma das vantagens da açafate-de-prata é que ela pode ser cultivada com diversas finalidades. Por exemplo, tanto ela pode ser plantada de maneira isolada, quanto junto a outras espécies, que ela cairá muito bem. Também pode ser plantada em jardineiras, podendo ficar pendente, com caules pendendo pelas suas bordas, o que dá um belo aspecto de cascata.
Pode ser igualmente usada em maciços e bordaduras dos mais diversos tipos, o que deixa qualquer jardim com um aspecto mais campestre. Outra dica é cultivá-lá como forração ou revestimento (este último, inclusive, é a sua principal utilização, revestindo o solo do local de maneira muito interessante).
Pode ser plantada também em jardins rochosos, o que dá um aspecto mais delicado e harmonioso a esse tipo de construção, dando a impressão de que estamos vendo um tapete verde, totalmente perfumado.
Como Propagar Essa Planta Através De Mudas?
Aqui temos uma planta que se propaga com extrema facilidade tanto por sementes e estaquia, quanto por divisão de touceiras. No caso da propagação por sementes, basta pegar as que são produzidas pelas flores e fazer a dispersão delas. Esse processo, obviamente, precisa ser feito em áreas de cultivo adequadas.
Mesmo que o método mais indicado para o plantio da açafate-de-prata seja através de sementes, ela também se adapta bem ao transplante sempre que for necessário, ou seja, a retirada da planta de um local para o outro, contanto que o local de destino seja apropriado para esse tipo de planta. Após o plantio, as flores aparecem em torno de 45 dias.
Já no metido conhecido por estaquia, basta retirar algum galho, como se fosse uma estaca, contendo algumas folhas na ponta de cima, além de raízes. Contudo, se a intenção for fazer mudas por meio de divisão de touceiras, o processo consiste em retirar galhos saudáveis da planta, preferencialmente, após a floração, com um corte diagonal, que será onde as raízes irão se formar, deixando apenas alguns poucas folhas nesse galho.
De resto, é plantar esse estaca em local devidamente apropriado, com terra de jardim misturada à uma terra vegetal. Enquanto as raízes não crescem, nem se fixam no solo, o ideal é regas a estaca praticamente todos os dias. Quando acontecer isso, as regas precisarão ser mais espaçadas, sem deixar que a terra fique totalmente encharcada. Ou seja, os procedimentos para cuidar de uma touceira dessa planta são praticamente os mesmos de um exemplar adulto.