Sem dúvida, uma das principais curiosidades e fatos interessantes sobre essa fruta (o abacate) é o fato de ele ter sido um dos ingredientes mais apreciados pela distante e quase mítica civilização asteca – antes mesmo da descoberta do continente americano pelos europeus.
Ela é a Persea americana! Uma representante clássica das espécies vegetais do México, de onde ela saiu para o mundo, para tornar-se popular em diversas partes da Europa, Ásia, Oceania e África.
O que se diz é que uma vitamina de abacate é simplesmente incomparável! Mas em pratos salgados ele também vai muito bem. Mas se a sua intenção for a de saboreá-lo in natura ou na forma de sorvetes, não tem problema! – Pois estará ingerindo uma das frutas mais nutritivas e energéticas de toda a natureza.
Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista apenas com algumas das principais curiosidades e fatos interessantes sobre o abacate. Curiosidades e fatos interessantes que costumam surpreender até mesmo os amantes da fruta.
1. A Gordura que Combate o Colesterol
Poucas frutas na natureza fazem frente ao abacate quando o assunto é quantidade de gorduras! São cerca de 170 calorias por 100 gramas, que acabam tornando a fruta, digamos, uma companhia não tão desejada pelos praticantes de dietas rigorosas, ou mesmo por praticantes de atividades físicas nas quais a redução de calorias seja um dos objetivos.
Só que muitos não sabem que a gordura da composição do abacate é monoinsaturada, e por isso capaz de combater o colesterol ruim (o temido LDL) e diminuir o nível de triglicérides, muito por causa de uma enzima bastante hábil em “quebrar” as moléculas de gorduras, além de dificultar a sua absorção pelo organismo.
Além disso, ácidos graxos como o ácido oleico, palmítico, linoleico, entre outros, contribuem para evitar os riscos de doenças cardiovasculares em indivíduos saudáveis.
2. Os Testículos da Natureza Vegetal
Sim, o humor também fez parte da rotina das civilizações antigas – mesmo das quase míticas. E foi com esse humor que os astecas apelidaram o abacate de “náuatle” ou “ahuacatl”, que na sua linguagem significa “testículos”; em uma curiosa alusão ao seu formato inconfundível – algo que, obviamente, não iria escapar aos olhares “maliciosos” dos habitantes do lugar.
O que se sabe é que a fruta era ingrediente fundamental na alimentação dos habitantes desse região, onde hoje fica o sul do México, Guatemala, Belize, El Salvador, entre outros países da quase lendária região da “Mesoamérica”, que sem dúvida possui curiosidades e fatos interessantes que não caberiam nessas linhas.
3. A Famosa Guacamole
Talvez o prato mais famoso da culinária mexicana seja o original “guacamole”. Esta é, basicamente, uma iguaria feita com abacate amassado e temperado de acordo com a mais cara tradição mexicana, para ser utilizado como acompanhamento de saladas.
As origens do guacamole remontam ao período pré-hispânico (antes da colonização espanhola da América), quando era considerada uma das iguarias mais apreciadas pelas comunidades Toltecas.
De acordo com as lendas e mitos que tratam daquela civilização, a receita teria sido enviada pelo próprio deus Quetzalcóatl, que presentou o seu povo com uma iguaria hoje consumida em todo o mundo, como verdadeiro sinônimo de comida mexicana.
4. Caroço de Abacate: Um Antibiótico Natural
Uma curiosidade (ou fato interessante) acerca do abacate diz respeito às incríveis propriedades antibióticas, antifúgicas e anti-inflamatórias do seu caroço (ou semente).
Micro-organismos ou fungos como a Candida albicans e os do gênero Sporothrix, por exemplo, não conseguem opor a menor resistência a um preparado com essa semente.
Isso sem falar da sua capacidade de proteger o sistema imunológico, combater transtornos das articulações, diarreias, inflamações do trato digestivo, entre outros benefícios que são conhecidos pelos nativos há séculos.
Já um estudo publicado na revista Pharmaceutical Biology, produzido por pesquisadores da Universidade de Antioquia, Medelín, Colômbia, revelou que testes com o extrato dessa semente de abacate foram capazes de reverter a proliferação de células cancerígenas de portadores de leucemia, além de ajudar os pacientes a recuperar a saúde do seu sistema imunológico.
5. Um Perigo para Animais
Se por um lado os agentes atifúngicos encontrados no abacate são extremamente valiosos para a saúde dos humanos, para os cães a coisa não funciona exatamente assim. E as suspeitas é de que a toxina “Persina” (que funciona como um fungicida) é que esteja por trás dos danos causados a animais que ingerem a fruta regularmente.
Na verdade os estudos sobre esse efeito ainda são conclusivos, porém a tradição de alguns países da América Central de eliminar ratos com o uso de abacate misturado a outras ervas leva a suspeitas de que a fruta realmente possa causar algum mal aos animais. E é justamente pelo caráter nada conclusivo do trabalho que se recomenda evitar o fornecimento dessa espécie.
6. Uma Verdadeira Refeição
Outro fato interessante que pode ser considerado mais do que uma curiosidade acerca do abacate, dá-nos conta de que em diversos países da América Central a ele é consumido como parte das principais refeições do dia; como um complemento de pratos salgados dos mais variados tipos.
Isso porque a fruta é uma das mais ricas em proteína vegetal dentre todas as que se conhece; além de possuir cerca de 30% de gordura, altas taxas de carboidratos, açúcares, vitaminas A, B, C, E, entre outras substâncias que tornam o abacate um alimento quase completo, saboroso, relativamente barato e fácil de encontrar em qualquer feira livre ou supermercado do país.
7. O Abacate e a Medicina Ayurvédica
A medicina Ayurvédica é a medicina tradicional indiana – supostamente a base da medicina chinesa, grega, árabe, entre outras.
Ela caracteriza-se pelo uso de energias e de alimentos naturais, além de massagens, yoga, fitoterapia, entre outras técnicas capazes de reenergizar o organismo e equilibrar as suas forças.
Acreditem, o abacate é um dos alimentos considerados como grandes aliados desse tipo de técnica, por ser capaz, segundo os seus adeptos, de recuperar um indivíduo acometido de bronquites, distúrbios gástricos, diarreia, diabetes, hipertensão, entre outros transtornos que possam ser combatidos por meio de um poderoso extrato aquoso obtido de forma totalmente natural.
Enfim, uma fruta extremamente nutritiva. E que se não bastasse ainda é repleta de curiosidades e fatos interessantes! Uma grande representante da natureza. E grande parceira também da saúde total de quem quer que a aprecie.
Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.