A rosa de cem pétalas, dependendo da região em que é cultivada, recebe outros nomes: Rosa Centifolia, Rosa de Provence e muitos outros.
Estudiosos afirmam que na Ásia elas são cultivadas há aproximadamente 5 mil anos.
Elas são muito diferentes das rosas que conhecemos hoje devido ao processo de hibridação para cultivar as flores com os mais variados aspectos.
As rosas de cem pétalas tem vida longa por serem muito resistentes, seus cuidados incluem apenas bastante sol e água.
Um cuidado especial no cultivo das rosas é a qualidade do solo, que precisa ser argiloso – esse tipo de solo possui excelente capacidade de drenagem. As rosas não se adaptam ao solo encharcado.
A rosa de cem pétalas ou centifolia é originária de uma cidade francesa, Grasse, e justamente pelo perfume das rosas, a cidade é conhecida como a capital do perfume do mundo. O cultivo das rosas nessa região é muito grande, pois os grandes perfumistas sempre buscam por fragrâncias doce e com notas de mel.
Apesar de ter dito que já era conhecida há 5.000 anos, historicamente é conhecida por mais de 3000 anos.
Cada civilização fazia um uso diferente da flor, de acordo com os botânicos. Por exemplo:
- Árabes e bárbaros marroquinos faziam uso da planta para a fabricação de perfumes e cosmetologia e a água de rosas era de uso muito comum a todas as antigas civilizações.
- Outro fato interessante é que essas civilizações já utilizavam a água de rosas como principal ingrediente para a perfumaria.
A composição dessas rosas é importante, pois vários tratamentos são possíveis graças a ela:
- Geraniol,
- Citronelol,
- Farnesol,
- Nerol,
- Eugenol,
- Mirceno,
- Serol.
Modo de Extração da Rosa de Cem pétalas
Para que a extração da rosa de cem pétalas seja perfeita e seu uso ser funcional, devem ser tomados alguns cuidados:
- As rosas devem ser colhidas manualmente pela manhã
- Elas devem ser tratadas com rapidez evitando, dessa forma, a fermentação.
Preparo
- São necessários de 300 a 400 quilos de flores para apenas 1 quilo de concreto de rosa, para isso, são utilizados solventes voláteis.
- Para 1 quilo da essência de rosa são necessárias de 4 a 5 toneladas de rosas.
Existem muitas variantes das rosas de cem pétalas, entre elas, pode ser citada a damascena, que por ser um híbrido complexo, é muito pouco documentada. A história conta que a rosa centifolia é uma rosa híbrida que foi desenvolvida pelos holandeses entre os séculos 17 e 19, porém, existem alguns botânicos que dizem que seu desenvolvimento é anterior a esse período.
Propriedades Terapêuticas da Rosa de cem Pétalas
Além das propriedades cosmetológicas, as rosas de cem pétalas ou centifolia possuem também propriedades terapêuticas, as quais listamos:
- Equilíbrio das emoções,
- Depressão,
- Mágoa,
- Inveja,
- Ciúmes,
- Ressentimentos
Além disso:
- Estimula o coração e diminui de forma notável o nervosismo causado pela ansiedade, o stress do dia-a-dia, e, por ser uma fragrância predominantemente feminina, seu uso é indicado para a autoestima e fortalecer o amor próprio.
- Antidepressivo,
- Anti-inflamatório,
- Antisséptico,
- Antiespasmódico,
- afrodisíaco,
- bactericida,
- Depurativo,
- Diurético,
- Estimulante do fígado,
- Laxativo,
- Sedativo,
- Estimulante do estômago e tônico
Os processos de hibridação são tantos e tantas espécies de rosas surgiram que é praticamente impossível listar todas elas.
Existem ainda várias espécies que são resultados de hibridações, a rosa centifólia muscosa é resultante de hibridações. Ela possui uma cobertura espessa que se parece com resina.
Outra espécie dessas rosas são as conhecidas por anãs. Algumas delas tem aparência de arbustos e podem crescer em altura variando de 1,5 a 2 metros de altura.
Suas flores tem o formado redondo e suas pétalas são sobrepostas e muito finas. São extremamente perfumadas. As suas cores variam de rosa com muita frequência, já as brancas e vermelhas são mais difíceis de encontrar.
Essas rosas também possuem propriedades terapêuticas.
O seu efeito no organismo funciona como regulador hormonal, tato para mulheres como para homens.
Seus efeitos podem ser listados aqui:
- Sistema geniturinário e hormonal
- Problemas menstruais (cólicas, TPM)
- Secreção vaginal
- Infertilidade
- Produção de sêmen
- Frigidez
- Impotência
- Menopausa
- Problemas de origem sexual
- Poder afrodisíaco
É muito eficiente também no sistema cardíaco e circulatório, pois é um tônico que purifica o sangue. Sua ação é descongestionante.
Como se não bastasse é ainda um poderoso produto para tratamento da pele e dos cabelos.
Excelente para qualquer tipo de cabelo e pele. Sua ação rejuvenesce tecidos capilares e a cútis.
Ele pode ser usado de forma benéfica para diversos problemas:
Pele ressecada, ásperas, secas, rachadas ela retarda o processo de envelhecimento.
Sua ação tônica trata inflamações, acne e dermatites. Pode ser usada para pessoas debilitadas que passam muito deitadas numa só posição acabando por provocar o aparecimento de escaras.
Os Benefícios da Rosa Cem Pétalas vão Além da Cosmetologia
Você pode ainda, livrar-se das dores de cabeça, problemas respiratórios e cansaço ou lesão muscular.
A planta pode também ser um poderoso aliado para os terapeutas holísticos ou mesmo psicólogo. A verdade é que a aromaterapia faz uso constante de rosas serem usados como florais.
Muitas doenças tem origem em nossos pensamentos e problemas mal resolvidos que duram muito tempo. Nesse sentido, a rosa de cem pétalas pode ser considerado calmante para o sistema nervoso central, atua também contra a depressão, pesar, ciúmes, raiva.
A rosa cem pétalas é também um poderoso coadjuvante para o alívio do estresse, cansaço mental e ansiedade. Além disso tudo, ainda funciona como estimulante do humor.
Esperamos que o post tenha sido interessante e ficaríamos felizes se deixarem comentários ou até dicas para outros produtos.