Você Conhece os Gansos? Quantos Tipos de Gansos Existem?
Os gansos existem nada mais nada menos do que 4.000 a. C., segundo os registros e desenhos encontrados nas pirâmides egípcias. Também há registros de que foram domesticados pelos romanos e outras culturas europeias.
Sempre foram úteis às comunidades humanas, pois além da criação para alimento, também possui um ótimo senso de vigilância. Acabou por adaptar-se entra animais de estimação em fazendas. Um fato esquecido nos dias de hoje, mas que naquele tempo fazia sentido e coerência era de que o ganso é um companheiro fiel, tanto com outros gansos, como com o humano, onde tem facilidade de se acostumar e pode ser adestrado sem muitos esforços. O fato que garante o ganso como um fiel amigo é que quando ele percebe a entrada de estranhos em seu território, no seu habitat, ele começa a gritar, muito, mas muito alto, fazendo um tremendo escândalo e alertando todos à sua volta. Sendo muito fácil de escuta-lo.
Durante sua migração, dá longos gritos para apoiar e estimular seus companheiros que já estão mais cansados. São muito companheiros uns dos outros, quando um fica doente, ou se machuca, a tendência é ele afastar-se sozinho, por vontade própria, pois se ele não se afastar, o grupo ficará com ele até que ele melhore e não seguirá viagem, sendo alvo para alguns predadores.
Aves Migratórias
São aves migratórias, podendo voar até de 3.200km até 4.800km, pode pesar até 15 quilos e ter um comprimento de aproximadamente 1 metro. Possui uma membrana nos dedos que facilitam nadar, é inteligente e possui um olfato de muita qualidade. Além de possuir uma plumagem muito resistente, criando uma proteção contra doenças e contra o clima frio, podendo ser criado ao ar livre toda a sua vida, não necessitando de muitos cuidados.
Seu sentido de orientação também é muito forte, é capaz de lembrar-se do ninho onde nasceu após um longo período.
O período de reprodução dos gansos ocorrem entre 8 e 9 meses de vida. Produzindo em média 20 ovos, que demoram de 28 a 32 dias para choca-los.
Adaptam-se muito bem a qualquer condição climática, quando são criados, necessitam de tanques de água e exposição ao sol e um cercado para protegerem-se de predadores e fazerem seu ninho.
Como os cisnes, marrecos e pato, fazem parte da família Anatidae. São aves aquáticas, mas que se adaptam muito bem em terra firme. O que os difere são poucas características, além do peso e do tamanho. O ganso passa a maior parte do tempo voando, apesar de ser um animal aquático, podendo voar a uma velocidade até 60 km/h.
Alimentação
São herbívoros, ou seja, animais que só se alimentam de plantas, capim, frutas, legumes, mas também possui alguns costumes onívoros, comendo insetos, minhocas e caracóis.
Podemos ressaltar que existem em média 40 subespécies de gansos, entre elas, as que são para criação e os que são selvagens.
Tipos de Ganso de Criação
-
Chinês Branco e Pardo
Está raça possui um pescoço muito longo e curvado, plumas elegantes e um porte esbelto, lembra um cisne. Tal raça foi a que obteve maior adaptabilidade ao clima e ao território brasileiro. É conhecido como o “guarda” da propriedade, devido aos escândalos decorrentes da entrada de estranhos em seu habitat. Existem duas vertentes do Ganso Chines, os Pardos e os Brancos. Ambos podem chegar a pesar até 5 kg.
-
Africano
Está espécie é ótima reprodutora, as fêmeas são capazes de produzirem até 40 ovos por ano, o dobro do Chinês. Possui o bico negro, o pescoço é comprido, de acinzentada com uma risca escura. É um animal de uma beleza ímpar, resulta do cruzamento do Toulouse com o Chinês.
-
Toulouse
Oriundo da França é a raça preferida pelos criadores franceses, pois é capaz de produzir uma carne de alta qualidade. As fêmeas pesam entre 9 e 10 kg e os machos entre 12 e 14 kg. Sua plumagem possui aspecto e coloração acinzentado, intercalando entre listas mais claras e mais escuras. Sendo seu pescoço menor do que dos outros, é curto e curvado, sua cabeça também, e seu corpo é compacto. As fêmeas são capazes de gerar de 20 a 40 ovos por ano, onde seus filhotes com apenas 10 semanas já são capazes de atingir os 5 kg.
-
Bremen
Está espécie tem sua origem na Alemanha. Sua plumagem é inteiramente branca, com o bico e as patas de coloração alaranjada e os olhos azuis. Estes são os preferidos pela indústria de penas. Possui um corpo comprido e grande, podendo os machos chegar até 10 kg e as fêmeas a 9 kg. Sua carne não é tão bem avaliada quanto da raça Toulouse.
-
Ganso Comum
É parecido com a raça Toulouse, no entanto, é mais fino e elegante. Tal espécie é a mais criada no interior do Brasil, estando presentes em quase todas as fazendas pelo menos alguns indivíduos da raça.
-
Ganso Frisado
É considerado mais como um animal ornamental, pelo fato de sua plumagem ser muito bonita e frisada, é avaliado como ave de luxo.
-
Ganso de Gravata
Como o Ganso Frisado, é considerado um animal ornamental, para criação em fazendas, onde o animal será exposto pela sua beleza ímpar. Tem o corpo todo branco, e a cabeça e o pescoço preto, onde possui uma faixa branca, assemelhando-se a uma gravata, por isso a denominação.
Tipos de Ganso selvagens
-
Cinza
Há registros de que estes foram domesticados pela primeira vez a 1.300 a.C. São considerados os ancestrais de todos os gansos domésticos. São grandes, esbeltos e são os maiores representantes dos gansos selvagens. Possui plumagem cinza claro, um peso que varia entre 2 a 6 kg e uma envergadura de 1,8 metros. Alimentam-se de vegetais, frutas, ramos de árvores, folhas, gramas, devido a isso, em muitos lugares chegam até ser considerados como pragas.
-
Branco
Tal espécie é uma das mais ameaçadas de extinção, é considerada quase extinta. Isso se deve à caça e a perseguição do homem. É um animal com plumagem branca, com asas pretas ou cinzas e um pescoço grosso e curto e bico rosa.
Vivem nas regiões mais frias, perto do Canadá, chegando até o oriente da Sibéria e norte da Groelândia.
-
Montanha
Esta espécie é capaz de levantar um dos mais altos voos de todos os gansos. Alimentam-se de caules, algas, folhas e também de outros animais, como larvas e moluscos. Possui duas listras pretas no pescoço branco. Sua envergadura varia entre 1,4 e 1,60 metros, podendo pesar até 3 quilos.
Habitam as regiões montanhosas, como o próprio nome já diz. Na Ásia Central e do Sul, sendo capaz de encontra-los na China, na Mongólia e no Cazaquistão.
Outra espécie que infelizmente está quase à beira da extinção. Devido à caça do homem. Está na Lista Vermelha da Federação Russa.
-
Frango
São oriundos da Austrália e da Tasmânia. Com uma plumagem cinza, o pescoço é pequeno e curto e o bico amarelado. Seu peso varia entre 3 e 6 quilos. Tal espécie não sabe nadar, por isso fica a maior parte do tempo na terra firme e voa muito bem. Alimentam-se de grãos, raízes e gramas. Sua postura corporal e seu aspecto lembram uma galinha.
-
Sukhonos
Estes possuem a o pescoço castanho com listras brancas, um bico preto também com uma faixa branca. Vive nas montanhas da China, Mongólia, no Leste da Sibéria e Cazaquistão. Preferem os vales, para ficar perto da água doce. Comem algas, folhas, e brotos quando praticam um profundo mergulho.
-
Nilo
É oriundo do Vale do Rio Nilo, o mais difícil de domesticar. Possui tons de branco, cinza e vermelho. Sendo aves de porte pequeno. Pesando até 4 quilos. São mais agressivos que as outras espécies.
-
Magalhães
Habita a América do Sul, na Patagônia, Argentina, Chile, nas planícies e zonas costeiras. Alimentam-se de plantas, algas, como os outros, pode ser considerado herbívoro. Pode pesar até 5 quilos.
-
Beloshoya
Este vive próximo ao canada, Estados Unidos e Alasca. De tamanho médio, sua plumagem é escura e a nuca, junto com a cabeça, é branca. Pesam até 5 quilos.
-
Feijão
Comum na Eurásia. É semelhante ao ganso cinza, porem possui um tom mais escuro nas costas. Chega até 5 quilos, possui uma cauda curta, são os que mais gostam de fazer barulho e alertar.
-
Andino
Vive nas zonas andinas, do Peru e Chile. Encontra-se em altitudes superiores a 2800 metros, gosta de lugares abertos.
Seu corpo é inteiro branco, com pintas pretas nas asas e nas costas. Pesam até 4 quilos.