Pode ser considerado hortaliça os vegetais que fornecem folhas, raízes e caules comestíveis para os seres humanos e animais. No entanto, suas classificações não se baseiam apenas nessas distinções. Os termos técnicos e populares divergem quando se aborda esse assunto. Algumas hortaliças darão frutos, mas ainda assim serão hortaliças pelo fato de que a planta em si pode ser consumida, além de seu próprio fruto.
Entenda perfeitamente a diferença entre uma hortaliça, uma verdura e um legume, para assim estabelecer um critério definitivo em relação a esses vegetais que vez ou outra aparecem para confundir a cabeça de seus consumidores. Fique por dentro de todas as características relativas às hortaliças através desse artigo e navegue pelo site Mundo Ecologia para descobrir muito mais curiosidades que a natureza tem para nos oferecer.
O Que é uma Hortaliça?
Uma pergunta que não pode ser mais básica, mas que exige uma resposta bastante complexa, pois a definição de hortaliça varia, dependendo do ponto de vista conceitual de determinadas áreas que compreendem o assunto abordado.
Cientificamente, as hortaliças e as verduras não possuem distinções categóricas, podendo definir determinados vegetais com ambos os termos. Por exemplo, a alface, que pode ser considerada uma hortaliça e também pode ser considerada uma verdura. Nesse caso, a alface entrará em um subgênero específico que determina que as hortaliças que tem suas folhas e talos comestíveis são caracterizadas como hortaliças-flores, enquanto uma batata, que nasce debaixo da terra, sendo uma raiz, entra no subgênero das hortaliças-tuberosas, mas ambos a alface e a batata são verduras no senso popular.
Popularmente, uma hortaliça é o vegetal que fornece algum tipo de folha ou raiz que pode ser usada para consumo, assim como as verduras, mas quando estas passam por processos culinários, como o cozimento ou quando se refoga, as mesmas passam a serem consideradas legumes, que, por base científica, são frutos, que fica muito distante de ser uma hortaliça ou uma verdura.
Sendo assim, é comumente abordado os termos legumes e verduras quando se trata de hortaliças, sendo os legumes as variedades de hortaliças usadas na culinária e sendo as verduras aqueles vegetais que fornecem desde folhas a raízes para consumação.
Diferença Entre Verdura, Hortaliça e Legume
O termo hortaliça não possui características diferentes da verdura, ou seja, as hortaliças são verduras. Dessa forma, a hortaliça passa por uma divisão, criando vários subgêneros da mesma quando, para as pessoas, todos esses subgêneros se entendem por verdura. Assim, a pergunta correta deve ser: se verdura é uma hortaliça, onde entra o legume nessa história?
Considera-se que as verduras são todas as hortaliças que são verdes (um dos motivos de ter esse nome), mas mesmo assim é preciso haver certo cuidado para não considerar alguns legumes como sendo verduras.
Considera-se legume todos os vegetais que são frutos, isto é, todas as plantas que tem suas flores polinizadas e as sementes se desenvolvem através de um ovário, até sua maturação. Em síntese: todos os legumes são frutos, o que não ocorre com as verduras, que seriam as próprias flores, raízes ou plantas sendo consumidas, e não seus frutos.
Hortaliça é Verdura e Legume é um Fruto?
Sim.
Para entender essa resposta, primeiramente se deve esclarecer passo a passo as conclusões que levam à pergunta.
Um legume é um fruto pelo fato de que, como explicado mais acima, uma semente é germinada e desenvolvida em um óvulo na flor polinizada da planta, dando, no final, um fruto.
Esse fruto pode ser da classe dos legumes ou da classe das frutas, que é uma divisão de cunho empírico que proporciona uma distinção clara entre frutos que são doces e frutos que são amargos, por isso se considera uma fruta, vegetais como a uva, o mamão, a maçã, a goiaba, a pera, a banana (e outros) e se considera um legume, vegetais como a berinjela, o pimentão, o chuchu, a abóbora (e assim por diante). Isso significa que fruta e legume são a mesma coisa, pois ambos não passam de frutos.
Porém, isso ocorre apenas cientificamente, porque popularmente há uma divisão desde o plantio, passando pela comercialização e depois pela consumação em geral.
Hortaliça também é um termo caracterizado por vegetais que crescem em uma horta, por exemplo. E é sabido que o que cresce em uma horta são vegetais como a alface, a cenoura, a beterraba, o repolho, o aipim e assim por diante. Estes são chamados de verduras porque são vegetais consumíveis em forma de folha e de planta, e não de fruto.
Classificações das Hortaliças
Acompanhe algumas variedades de hortaliças e seus subgêneros que são chamados de verduras pela população em geral.
* Nomes por ordem alfabética.
Hortaliças Tuberosas (Conhecidos como Tubérculos)
São raízes que ficam debaixo da superfície do solo.
Exemplos: beterraba, cenoura, mandioca, rabanete, batata, cará, inhame, batata-doce.
Hortaliças-Flores
Também chamadas de hortaliças herbáceas, pois seu aproveitamento vai desde as folhas até seus talos.
Exemplos: alcachofra, brócolis, cebolinha, coentro, couve-flor.
Hortaliças-Frutos
São, na verdade, frutos, mas que tem uma produção mais voltada às hortas, por isso recebe esse nome no senso popular, pois grande parte da produção desses frutos é junto de demais hortaliças. É muito comum em uma plantação de hortaliças, ver pés de melancias e ervilhas, mas esses não deixam de ser frutos.
A ervilha, inclusive, possui aspectos que a confundem com as verduras, pelo fato da ervilheira ser verde e sua vagem ser comestível, sendo essa o seu fruto, mas a ervilha em si é sua semente, que também é consumida.
Exemplos: abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, pepino, pimentão, quiabo, tomate, melancia.
Hortaliças-Bulbos
São da família dos tubérculos, pois nascem dentro da terra e seus bulbos são consumíveis, devido a concentração de nutrientes e sabores.
Exemplos: alho, cebola, alho-poró
Hortaliças-Caules
São hortaliças que tem seus caules como maior fonte de alimentação. Apesar de algumas espécies de caules fazerem parte de árvores que dão frutos, como a palmeira, por exemplo, que dão os coquinhos, a parte mais consumida ainda são os caules.
Exemplos: acelga, aipo, aspargo, palmito.
Tudo o que precisava ser discutido sobre as hortaliças está logo acima. Se você gostou de tudo o que está descrito aqui, por favor, deixe um comentário, ou até mesmo, logicamente, poste sua dúvida para que possamos esclarece-la.