Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie de toupeira, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
O animal do post é a toupeira nariz de estrela, é uma espécie menor nativa da América do Norte que habita regiões úmidas e baixas.
Esse é um animal muito fácil de ser identificado, pois possui em seu focinho uma espécie de apêndice nasal de coloração rosada e bem carnudos, serve para tatear, sentir e identificar o caminho.
Nome Científico da Toupeira Nariz de Estrela
Conhecido cientificamente como Condylura cristata.
Características da Toupeira Nariz de Estrela
Essa espécie de toupeira possui uma pelagem espessa, com uma coloração castanha puxada para o vermelho e capaz de repelir água. Possui pés grandes e uma longa cauda espessa que tem a função de armazenar uma reserva de gordura a ser utilizada na primavera, que é seu período de reprodução.
As toupeiras adultas podem medir de 15 a 20 cm no comprimento, chegam a pesar até 55 gramas e possuem 44 dentes.
A característica mais marcante desse animal é o círculo de tentáculos similar a um polvo que fica em sua face, são chamados de raios e seu nome particular vem daí. A função desses tentáculos é encontrar alimentos através do tato, são eles crustáceos, alguns insetos e vermes.
Esses tentáculos no focinho lembrando uma estrela são super sensíveis e super importantes para ele.
O focinho deste animal possui 1 cm de diâmetro, tem algo em torno de 25 000 receptores concentrados em seus 22 apêndices. Conhecido também como órgão de Eimer, foi mencionado pela primeira vez no ano de 1871 por um estudioso zoólogo que possui esse sobrenome. Esse órgão também está presente em outras espécies de toupeiras, mas é na toupeira nariz de estrela que ela é mais sensível e numerosa. É um animal curiosamente sendo cega, antigamente acreditava-se que seu focinho servia para identificar atividade elétrica em suas presas.
Esse órgão na face e seu tipo de dentição é perfeitamente adaptado para encontrar presas mesmo que muito pequenas. Mais uma curiosidade é a rapidez com a qual esse animal se alimenta, inclusive foi eleito o mais ágil do mundo para comer, ele não ultrapassa 227 ms para identificar sua presa e comê-la. O cérebro desse animal não leva mais de 8 ms para saber se deve ou não devorar a presa.
Outro ponto forte dessa espécie de toupeira é a habilidade de cheirar debaixo d’ água, ele é capaz de aspergir as bolhas de ar nos objetos, e depois absorvendo essas bolhas e levando o cheiro para seu nariz.
Comportamento da Toupeira Nariz de Estrela
Como dissemos, é um animal que vive em ambientes úmidos e se alimenta de pequenos invertebrados como alguns vermes, insetos de água, peixes menores e alguns pequenos anfíbios.
Essa espécie já foi vista também em locais secos longe de água. Já foram vistos também em locais muito altos como nas Montanhas Great Smoky, local que possui cerca de 1676 m de altura. Apesar disso, não é seu local preferido, pois se dá bem com pântanos e solos não drenados.
Poucas pessoas sabem que esse animal é um exímio nadador, inclusive pode se alimentar no fundo de lagos e córregos. Assim como outras espécies, essa toupeira também vasculha alguns túneis superficiais onde pode se alimentar, inclusive esses túneis podem estar embaixo da água.
Possui hábitos tanto diurnos como noturnos, mesmo no inverno ele fica bem ativo, já foi visto nadando em locais cheios de gelo e atravessando em meio a neve. Não se conhece muito a respeito de seu comportamento, mas acredita-se que vivam em grupos.
Essa espécie fica fértil bem no fim do inverno ou também no começo da primavera, os filhotes vão nascer entre o fim da primavera e começo do verão, podem nascer cerca de 4 ou 5 filhotes.
Assim que nascem, cada filhote mede algo em torno de 5 cm, nascem sem pelagem e não pesam mais que 1,5 g. Nesse período estão inativos seus ouvidos, seus olhos e o órgão eimer, só serão abertos e ativados somente depois de 14 dias do parto. Depois de 30 dias do nascimento do filhote ele já se torna independente, depois de 10 meses já são considerados totalmente amadurecidos.
Os predadores da toupeira nariz de estrela são as doninhas, alguns peixes grandes, raposas, corujão orelhudo, vison, gatos domésticos, falcão de cauda vermelha, coruja das torres entre outros.
Curiosidades e Fotos Sobre a Toupeira Nariz de Estrela
- O animal mais rápido do mundo para comer: Essa espécie identifica e come sua presa em um tempo menor de dois décimos de segundo, decide em sua cabeça se come ou não em 8 milissegundos.
- Ela pode cheirar debaixo d’água: Com uma super facilidade de sentir cheiro debaixo d’água, eles sopram bolhas ali e logo depois respiram elas e conseguem farejar seu alimento.
- Possui o órgão mais sensível ao tato em seu focinho: Com mais de 100 mil fibras do sistema nervoso em seu focinho, um número 5x maior que as fibras sensíveis na mão do homem.
- Uma sensibilidade tão aguçada que pode ser comparado a nossa habilidade de visão: Apesar de cega, a toupeira não passa aperto, já que com seu nariz estrelado é capaz de explorar os mínimos detalhes. Durante sua movimentação pode mover seus receptores para focar em algo assim como fazermos com os olhos.
- Utilizando apenas corante é possível identificar cada parte do cérebro dessa espécie: Usando o corante correto fica fácil identificar o mapa do cérebro desse animal. Diferente de outros animais, na toupeira nariz de estrela é muito fácil de estudar cada pedaço do cérebro e identificar o que comanda cada parte do seu corpo.
O que achou das curiosidades sobre esse animal? Conta tudo aqui embaixo para gente.