A miosótis é uma flor de coloração predominantemente azul, variando entre tons mais claros e mais escuros, com cinco pétalas simétricas e um centro amarelado, o que torna essa flor altamente requisitada quando se trata de ornamentação, onde seu uso é unânime.
No entanto, existem outros tipos de miosótis que podem ter outras variações de cores, indo do azul ao violeta e também em tons mais distintos como branca, rosa ou salmão.
No Brasil, a flor miosótis também é chamada de não-se-esqueça-de-mim e também de não-me-esqueças, e muitas pessoas atribuem características espirituais à flor, tida por muitas pessoas para terem sorte no amor.
A miosótis recebeu esse nome tanto no Brasil quanto em outros locais devido ao seu nome científico Myosotis, que é um nome que vem do Grego Antigo, onde fora traduzido no inglês arcaico para Mouse’s ears, que significa Orelhas de Camundongo, fato esse ocorrido pelo formato de suas pétalas.
Além de ser chamada de não-me-esqueças no Brasil e em Portugal, em outras regiões europeias e na América do Norte, ela também é chamada de forget-me-not, que significa a mesma coisa que o nome em português.
Ou seja, o nome da planta veio da forma pela qual os europeus ingleses a chamavam, mas os mesmos fizeram uma tradução literal da forma pelo qual os alemães chamavam a flor, que é conhecida como Vergissmeinnicht (não-me-esqueças).
Características da Flor Miosótis
Quando se fala em miosótis, é importante saber que existe mais de 500 tipos dessa flor, onde apenas 74 espécies são legitimamente aceitas.
Apesar de estar distribuída em quase todos os Continentes, a flor miosótis se apresenta em maior número ao norte da Eurásia, onde cerca de 60 espécies selvagens fazem parte da paisagem, assim como na Nova Zelândia, onde existe cerca de 45 espécies da flor miosótis, onde 42 delas são espécies endêmicas.
Muitos cultivares da flor miosótis foram trazidos para a América, principalmente para a América do Norte e depois por colonizadores europeus na América do Sul.
Essa migração demonstrou também como a flor miosótis é um tipo de flor altamente resistente, já que as mesmas se adaptam aos variados climas como o frio europeu e os trópicos sul-americanos.
No Brasil, a miosótis é tida como uma planta ornamental e possui muitos amantes que cultivam várias espécies em seus jardins, assim como em vasos dentro de seus lares.
Aproveite e confira algumas dicas que temos em nosso site Mundo Ecologia sobre plantas ornamentais que você pode utilizar para embelezar e dar um ar muito natural à sua casa ou apartamento:
- Plantas Ornamentais Para Decoração da Sala-de-estar
- Exemplos de Plantas Ornamentais Pequenas
- Plantas Ornamentais de A a Z com Fotos
Nome Científico e Classificação Científica da Flor Miosótis
A flor miosótis é um gênero de planta com flor pertencente a família Boraginaceae.
- Nome comum: Miosótis, não-me-esqueças, não-esqueças-de-mim
- Reino: Plantae
- Ordem: Boraginales
- Família: Boraginaceae
- Subfamília: Boraginoideae
- Gênero: Myosotis
Confira as espécies representativas da flor miosótis:
- Myosotis abyssinica
- Myosotis afropalustris
- Myosotis albiflora
- Myosotis albosericea
- Myosotis alpestris
- Myosotis alpina
- Myosotis amabilis
- Myosotis ambigens
- Myosotis angustata
- Myosotis antarctica
- Myosotis arnoldii
- Myosotis arvensis
- Myosotis asiatica
- Myosotis azorica
- Myosotis balbisiana
- Myosotis baltica
- Myosotis bothriospermoides
- Myosotis brevis
- Myosotis brockiei
- Myosotis bryonoma
- Myosotis cadmea
- Myosotis capitata
- Myosotis caespitosa
- Myosotis chaffeyorum
- Myosotis cheesemanii
- Myosotis colensoi
- Myosotis concinna
- Myosotis decumbens
- Myosotis discolor
- Myosotis densiflora
- Myosotis eximia
- Myosotis explanata
- Myosotis forsteri
- Myosotis glabrescens
- Myosotis glauca
- Myosotis goyenii
- Myosotis incrassata
- Myosotis krylovii
- Myosotis laeta
- Myosotis laingii
- Myosotis lamottiana
- Myosotis latifolia
- Myosotis laxa
- Myosotis lithospermifolia
- Myosotis lyallii
- Myosotis lytteltonensis
- Myosotis macrantha
- Myosotis macrosperma
- Myosotis matthewsii
- Myosotis monroi
- Myosotis mooreana
- Myosotis nemorosa
- Myosotis oreophila
- Myosotis pansa
- Myosotis pansa subsp. pansa
- Myosotis pansa subsp. praeceps
- Myosotis petiolata
- Myosotis pottsiana
- Myosotis pulvinaris
- Myosotis pygmaea
- Myosotis ramosíssima
- Myosotis rakiura
- Myosotis retrorsa
- Myosotis rivularis
- Myosotis sachalinensis
- Myosotis saxosa
- Myosotis scorpioides
- Myosotis secunda
- Myosotis sicula
- Myosotis sparsiflora
- Myosotis spatulata
- Myosotis speluncicola
- Myosotis stenophylla
- Myosotis stricta
- Myosotis strigulosa
- Myosotis suavis
- Myosotis sylvatica
- Myosotis tenericaulis
- Myosotis traversii
- Myosotis umbrosa
- Myosotis uniflora
- Myosotis venosa
- Myosotis verna
Entenda Mais e Saiba Como Usar a Flor Miosótis Para Ornamentar Seu Lar
Como foi dito anteriormente, um dos principais usos da flor miosótis é a de embelezar e alegrar os ambientes em que se encontra, e aqui em nosso site nós possuímos muitas dicas sobre como usar inúmeras plantas para ornamentar jardins, lares, escritórios, consultório e muitos mais.
Porém, antes é necessário entender as necessidades da planta, para que dessa forma ela consiga crescer e se desenvolver adequadamente, para então poder brotar e dar lindas flores.
As espécies de miosótis são plantas utilizadas em inúmeros parques da Rússia e da Nova Zelândia, onde carregam a beleza de Países distintos dentro de suas cores e aspectos incríveis.
São plantas que crescem até cerca de 30cm, criando pequenos arbustos esverdeados com lindas flores coloridas, e seus usos são indicados para criarem corredores ou simplesmente crescerem em um grande arbusto com outras variedades de plantas.
A miosótis é tão requisitado também pelo fato de ser uma planta resistente, apesar de seu aspecto delicado.
Ela pode crescer em vários climas, seja quente ou frio, exigindo apenas um solo bastante rico em nutrientes, independente se o solo é parcialmente seco ou úmido, já que as mesmas crescem tanto em campos quanto em pântanos e locais de encharque.
A miosótis também é uma excelente planta para se ter dentro de casa, em um local onda haja bastante circulação de ar e onde haja intermitente exposição à luz solar.
Curiosidade Sobre a Flor Miosótis
O nome comum da flor miosótis é não-me-esqueças, e segundo lendas europeias, a origem desse nome vem de um conto alemão, que através do tempo sofreu várias alterações, mas seu conto se baseia na história de uma dama e um cavaleiro que estavam à beira de um rio por onde uma flor de 4 pétalas, solitária, era levada pela forte correnteza que desembocaria no Mar do Norte.
A dama, abismada com a beleza da flor, tentou alcança-la, e o cavaleiro, no intuito de realizar o desejo de sua amada, entrou no rio para tentar pegá-la. Vendo que não conseguiria voltar à sua desejada, a atirou a planta e gritou “Vergiss mein nicht”, que significa “não-me-esqueças”.