Hoje vamos conhecer a Coruja das Neves, esse animal tão diferente e curioso. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre a Coruja das Neves
Nome Científico da Coruja das Neves
Conhecida cientificamente como Bubo scandiacus.
Esse animal também conhecido como Coruja do Ártico faz parte de uma espécie que inclui as aves de rapina , são pertencentes à família Strigidae que agrupam diversas corujas.
Você sabia que a coruja das neves tem um dia do ano todo dela? Sim, no ano de 2021 no dia 11/Agosto foi decretado o dia da Coruja das Neves.
Características da Coruja das Neves
Essa espécie de coruja tem de medida algo em torno de 53 a 65 cm de comprimento total, as medidas de asas abertas chegam de 1,25 a 1,50 m. Com relação ao seu peso elas podem variar de 1,8 até 3 Kg. O sexo das corujas das neves não é diferenciado pelo órgão sexual, mas sim na coloração de sua plumagem:
Macho – No caso do macho já em fase adulta possui uma plumagem branca e pura como a neve.
Fêmea – Na fêmea adulta a plumagem é um pouco mais escura, e essa característica ajuda com que ela se camufle no chão, especialmente quando está fazendo seu ninho.
Os animais mais jovens são marcados com uma mancha escura em seu abdômen. Quando nascem os filhotes eles têm uma penugem bem branquinha, mas após dez dias de vida essa cor começa a escurecer tendendo para o cinza, o que ajuda bastante em sua camuflagem.
Com relação ao bico desses animais, eles são grandes e bem afiados, possuem a cor preta e mais arredondado, parte dele fica escondido em sua penugem.
A íris dela é amarela. Possuem grandes asas e bem largas, dessa forma voa com facilidade próximo ao chão, e podem voar bem rápido em direção às suas presas. Possui uma plumagem bem densa que ajuda a proteger o corpo do frio. Ela também tem as garras curvadas e bem compridas que facilitam na hora de agarrar uma presa e matá-la.
Habitat da Coruja das Neves
Saiba que essa coruja habita especialmente em locais com incidência de frio o ano todo, podemos citar o lado norte dos EUA, Canadá, o Alasca, norte da Europa e da Ásia, também no Ártico. Especialmente no inverno elas migram para o Sul.
Alimentação da Coruja das Neves
Diferente de seus parentes de costumes noturnos, a coruja das neves não tem tempo ruim para caçar, pode ser durante a noite, ou durante o dia, no Ártico por exemplo durante o verão é dia na maior parte do tempo.
Esse animal possui uma audição muito aguçada, seus ouvidos mesmo por baixo de uma densa plumagem são capazes de escutar pequenas presas mesmo que embaixo da neve.
Uma ave muito ágil consegue alcançar uma velocidade de 200 km/h. Os animais menores são mortos rapidamente pela coruja das neves, podemos citar alguns como coelhos, pequenas aves e roedores como o lêmingue. Raro porém não é impossível avistar estes animais comendo peixes.
Elas também podem se alimentar de carniça. Em busca de mais alimentos podem juntas migrar para outro local, quando por exemplo a quantidade de lêmingues é muito pequena.
Comportamento da Coruja das Neves
É um animal de comportamento silencioso, solitário e não é visto participando de grupos. Na época da primavera esses animais vão se acasalar em pares, para proteger seu território emitem um grito muito alto que alcança 10 km de distância. Nessa época também passam a ter um comportamento mais agressivo caso se sintam ameaçados.
Em períodos mais quentes uma forma dela se refrescar é erguendo e batendo as suas asas. Gostam de pousar em locais altos para poder observar melhor, sempre muito alertas e com os olhos semicerrados.
Reprodução da Coruja das Neves
Saiba que esses animais começam a se preparar para o acasalamento no início do mês de maio. Nessa época o macho inicia com voos tentando chamar a atenção das fêmeas, é comum também que o macho corteja a fêmea lhe oferecendo uma presa morta.
A fêmea por sua vez não constrói ninhos, na verdade ela cava um buraco em algum morro. O processo de procriação está atrelado à quantidade de alimento no local, em especial sua presa principal, os lemingues.
As fêmeas colocam seus ovos um por vez, com um grande intervalo de dias entre eles, o último ovo é colocado pouco tempo antes do primeiro filhote surgir do primeiro ovo.
O primeiro filhote é também o primeiro a ser alimentado, com isso sua sobrevivência está garantida. Já os outros filhotes foram alimentados e confirmaram a disponibilidade de comida. Esses filhotes já conseguiram voar a partir dos 50 dias de vida, depois disso o próximo passo é aprender a caçar.
A coruja das neves vive cerca de 9 anos na natureza.
Fotos e Curiosidades Sobre a Coruja das Neves
- Curiosamente possuem o hábito de se camuflar nas árvores, ou no chão, assim que avistam sua presa atacam rapidamente com um voo rasante.
- Suas presas podem ser capturadas no chão, voando e até mesmo sob as águas.
- Ao caçar coelhos, arremessam o animal ao ar inúmeras vezes até cansá-lo e só então quebram o pescoço dele usando o bico.
- Possuem habilidade também de caçar peixes pinçando-os pela cauda, também são capazes de reconhecer as pegadas deixadas por suas presas na neve.
- Também conseguem caçar presas menores e fazerem com que sirvam de iscas para presas ainda maiores.
- São capazes de realizar grandes caças, capturando comida em quantidades para armazenar em períodos de pouca disponibilidade de comida, quanto para servirem de isca.
- Os alimentos preferidos desses animais são sem dúvida os coelhos e os lemingues.
- Também pode adaptar sua dieta quando necessário, em períodos do inverno por exemplo, quando falta comida, elas podem se mover para caçar outros tipos de alimentos como algumas aves e diversos outros mamíferos. Nesses períodos animais que podem fazer parte de seu cardápio são: outras corujas, alguns canários, alguns esquilos, toupeiras, também marmotas além de camundongos.