Ser um predador de ponta é difícil e, para muitas espécies, a maioria das atividades termina em fracasso, enquanto caçadores menores correm o risco de perder suas refeições conquistadas com muito esforço por animais maiores. Mas qual é o felino mais mortífero e qual predador tem que trabalhar mais para conseguir uma refeição?
Leão
A dieta primária de um leão geralmente consiste em grandes mamíferos, como zebra, gnus e búfalos. Em casos excepcionais, porém, os grandes felinos também atacam girafas. Embora esses animais enormes representem apenas 1% de sua dieta geral, eles desempenham um papel importante na alimentação de todo o orgulho durante os períodos em que outras presas são escassas.
Os leões são o predador do ápice arquetípico, mas sua taxa de sucesso na caça depende fortemente do número de leões envolvidos – uma única caça ao leão à luz do dia tem uma taxa de sucesso de 17 a 19%, mas isso aumenta para aqueles que caçam em grupo para 30 por cento. cento. Das 1.300 caças observadas no Serengeti, quase metade envolveu apenas um animal, 20% envolveu dois e o restante um grupo de (normalmente) entre três e oito indivíduos.
Normalmente, os leões abatem um adulto ferido ou uma criança, mas, em raras ocasiões, derrubam um adulto sadio.
Gato de Patas Negras
Gatos de patas negras são caçadores noturnos surpreendentemente ativos e bem-sucedidos – as observações de um cientista mostram que eles fazem uma tentativa de caça a cada 30 minutos e são bem-sucedidos 60% das vezes, tornando-os um dos predadores mais eficientes do mundo. Eles comem uma grande variedade de presas, de gerbos e musaranhos a pequenos pássaros e insetos, e fazem de 10 a 14 mortes todas as noites.
Chitas
Um estudo do Serengeti em 2012 observou 192 buscas de chitas, das quais 114 terminaram em abate – uma taxa de sucesso de 58%. A fim de impedir que carnívoros maiores roubem suas refeições suadas, eles os movem para lugares mais isolados e sombrios – mesmo assim, a pesquisa sugere que eles são expulsos 10% do tempo.
Leopardo
Estudos realizados em leopardos revelaram taxas de sucesso variadas, variando de 38% para indivíduos no nordeste da Namíbia a 14% no Kalahari. Foi demonstrado que uma fêmea com filhotes tem uma taxa de matança de 28%, enquanto um macho solitário pode atingir apenas um de 14%!
Gato Doméstico
Um estudo com gatos domésticos selvagens, realizado por cientistas no norte da Austrália, descobriu que eles foram mortos em 32 das 101 tentativas de caça – uma taxa de sucesso de 32%. Essa taxa de abate aumentou quando caçavam em habitat aberto para 70%. Apenas 28% das mortes foram realmente consumidas.
Tigres
Com base em observações feitas no Parque Nacional Kanha, na Índia, o biólogo americano George Schaller calculou que os tigres eram bem-sucedidos apenas 5% das vezes, enquanto o conservacionista tigre Valmik Thapar calcula 10%. Mas estudos de tigres de Amur no Extremo Oriente da Rússia, reconstruindo eventos de predação a partir de trilhas na neve, dão uma taxa de abate de 38% ao caçar veados-vermelhos a 54% para javalis.
O Ser Humano
Apesar do que os humanos podem tentar dizer sobre o assunto, os predadores mais eficazes da natureza são tipicamente animais, especialmente animais que comem refeições maiores do que eles. É preciso mais do que coragem para perseguir presas maiores que você; predadores menores precisam utilizar algumas técnicas de caça malucas ou possuir uma arma poderosa para derrubar animais que excedam em tamanho. No entanto, esses pequenos lutadores nunca recuam de um desafio, determinados a receber suas grandes refeições de animais de uma maneira ou de outra.
Desde pequenos insetos matando pássaros até répteis que consomem búfalos inteiros, as refeições de animais apresentam uma visão fascinante das maneiras notáveis pelas quais os organismos devem lutar para sobreviver. Alguns dos caçadores nesta lista são literalmente crianças e quase sempre recebem suas presas. Mesmo no reino natural, o tamanho, como se vê, não importa.
Cobras
Com olhos sem piscar que parecem maiores que seus estômagos, as cobras engolem algumas das maiores presas imagináveis em comparação com suas figuras esbeltas. Esses répteis devoram refeições que parecem impossíveis devido à sua diferença de tamanho. Suas mandíbulas expansíveis e estruturas ósseas flexíveis permitem que muitas espécies de cobras comam presas muitas vezes com seu próprio tamanho e peso, seus corpos simplesmente se expandindo para permitir a passagem de presas grandes. E quando uma cobra come um mamífero grande ou mesmo um crocodilo , não precisará se alimentar novamente por várias semanas.
Dragões do Komodo
Os dragões de Komodo são predadores ferozes e capazes. Eles são o maior lagarto do mundo, possuem uma força incrível e são mais rápidos do que sua aparência desajeitada pode implicar. Usando sua tática de caça preferida, de esperar e emboscar presas, os dragões de Komodo consomem animais quatro vezes mais que seu peso , incluindo búfalos e veados.
Besouro Epomis
A espécie Epomis de besouro continua sendo uma das mais únicas já descobertas. No estágio das larvas, as criaturas realizam uma espécie de dança , com os movimentos atraindo a atenção de sapos e sapos que passam muitas vezes o seu tamanho. Quando o anfíbio chega perto o suficiente para tentar comer as larvas, ele foge do caminho e rapidamente se prende à pele de sua presa. Aqui, pode essencialmente sugar a criatura, deixando apenas ossos para trás.
Louva-Deus
Parece estranho sugerir que não uma, mas duas criaturinhas possuem bom senso para ir contra a ordem natural e atacar os pássaros. No entanto, louva-a-deus em todo o mundo , como o comedor de pássaros Golias, faz exatamente isso . Os pesquisadores observaram esses predadores atacando uma variedade de diferentes pássaros canoros e beija-flores em dezenas de países.
Eles normalmente se aproximam enquanto o pássaro se alimenta e ataca no pescoço ou na cabeça do pássaro. Depois que o pássaro morre, o louva-a-deus pode escalpelar a criatura ou cavar através das órbitas oculares para chegar à sua parte favorita: o cérebro.
Aranha Golias
Como você deve ter adivinhado pelo nome, o comedor de pássaros Golias, uma grande tarântula, come grandes pássaros adultos. O predador de emboscada geralmente escolhe comer presas menores, como sapos, minhocas e roedores, mas vai comer coisas muito maiores que imprudentemente tropeçam nele . Apesar de suas proezas de caça, essa tarântula raramente prejudica os seres humanos.