A maioria das pessoas sabe que muita gente come carne de rã, principalmente em culturas asiáticas, onde a prática é extremamente comum.
Mas, o primeiro pensamento que vem à cabeça quando se fala em comer rã, com certeza é o de receio e nojo, não é mesmo? Talvez com esse artigo você possa mudar de ideia, além de aprender a diferença entre a carne de rã e de sapo.
No Brasil, as pessoas não têm essa opção no cardápio, apesar de muitos restaurantes refinados servirem essa especiaria.
Quem come carne de rã no Brasil, come mais por curiosidade do que por vontade ou necessidade.
Culturas indígenas também fazem grande proveito das rãs e pererecas nas suas refeições, conhecendo através do empirismo as espécies ideais a serem consumidas.
A rã possui uma carne branca, e assim como outros tipos de carne branca, possuem proteínas que irão dar energia ao corpo, isto é, geram calorias, e por consequência, saciam a fome como uma refeição normal.
Se você possui a curiosidade de um dia provar carne de rã, precisa saber que tipo de rã tem a carne comestível, pois muitas rãs são venenosas, até mesmo as comestíveis. Porém, existe processos que evitam a ingestão das partes venenosas, assim como um baiacu, por exemplo.
Confira conosco aqui no site Mundo Ecologia, os tipos de rãs comestíveis e as rãs que devem ser evitadas.
Todas As Rãs São Comestíveis?
Existe uma espécie de rã exclusiva para ser consumida como uma carne legítima, chamada de rã verde (e também de rã comestível), de nome científico Pelophylax kl. Esculentus, presente em inúmeros restaurantes ao redor do mundo, ou seja, se um dia você comer uma rã em algum lugar, provavelmente será a carne dessa rã.
Conheça mais sobre esse tipo de rã comestível acessando Rã Verde É Venenosa E Perigosa?
Porém, ainda existe uma grande variedade de rãs que são comestíveis, porém, consumidas em menor quantidade do que a rã verde.
Muitas espécies de rãs são comestíveis, já que as mesmas possuem uma alimentação natural, baseada em insetos e folhas, garantindo uma vida saudável, permitindo assim que suas partes sejam consumidas por humanos.
Porém, grande parte das rãs possuem veneno. Já ouviu falar sobre as cores da rã? Pois então, quanto mais forte e atrativo é a cor de uma rã, mais fatal ela é. Geralmente, as rãs mais venenosas são as menores, que se ingeridas, causam a morte em poucos minutos.
Uma espécie de rã venenosa é a Rã-Dourada, Phyllobates terribilis, que possui seu veneno na sua pele, podendo envenenar outro animal simplesmente através do contato direto.
Rã Comestível Tem Veneno?
Como foi abordado anteriormente, o tipo de rã comestível, como a Pelophylax perezi ou a Pelophylax kl. Esculentus, são tipos de rãs comestíveis que não possuem veneno.
Porém, existe rãs que são altamente venenosas e que nunca devem ser ingeridas.
Observe algumas espécies de rãs que devem ser evitadas a todo custo, até mesmo ao contato:
Splendid (Dendrobates Speciosus)
Rã Ouro (Phyllobates Terribilis)
Golfodulcean (Phyllobates Vittatus)
Marañón (Dendrobates Mysteriosus)
Yellow-banded (Dendrobates Leucomelas)
Rã Harlequin (Dendrobates Histrionicus)
Rã Phantasmal (Epipedobates Tricolor)
Agora que você conseguiu ver como as rãs venenosas se parecem, irá saber quais tipos de rãs tem que evitar. Se a rã for pequena e com cores muito chamativas, pode ter certeza que são venenosas e precisam ser evitadas a todo custo.
As rãs que são cuidadas para serem servidas como comida, são todas da espécie das rãs-verdes ou das rãs-comuns. A seguir você poderá conferir as espécies de rãs comestíveis presentes no Brasil e no mundo.
Outro detalhe importante sobre comer a carne de rã, é não confundir a carne de rã com carne de sapo.
Muitos sapos possuem glândulas de veneno na pele, para afastar predadores, e remover essas glândulas sem fazer o veneno entrar na carne é uma tarefa que só pode ser feita por um profissional com conhecimento sobre o caso.
Portanto, opte pela carne de rã, e nunca pela carne de sapo.
Propriedades Da Carne Da Rã
Afinal, por que as pessoas começaram a comer carne de rã e por que isso se tornou tão viável, estando presente na dieta de muitas pessoas e até mesmo em restaurantes chiques?
A resposta é simples: a qualidade da carne.
Por incrível que pareça, a carne de rã é uma carne altamente saudável, contendo nutrientes superiores a vários outros tipos de carnes comuns, como a de porco e a de vaca.
O valor das proteínas da carne da rã supera os de outros tipos de carne com o valor de presença em 16,52%, além da presença de todos os ácidos graxos essenciais para o corpo do ser humano. O teor de lipídeos é baixo, contendo 0,31%, o que é bom, já que os lipídios, apesar de serem necessários, são gorduras.
É altamente fácil para o corpo humano digerir a carne de rã e distribuir todos os elementos pelo corpo. Tal digestão tem um significado muito importante, pois quanto mais digerível for um alimento, menos precisará ser comido para se alimentar mais.
A carne apresenta baixo índice de colesterol e gordura, perfeito para quem quer saciar a fome e perder peso.
Espécies de Rãs Comestíveis
Atualmente, as espécies de rãs comestíveis mais consumidas ao redor do mundo são:
1. Nome Científico: Leptodactylus ocellatus
Nome Comum: Rã Manteiga
Origem: Toda a América do Sul
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
2. Nome Científico: Leptodactylus macrosternum
Nome Comum: Leptodactylus macrosternum
Origem: Toda a América do Sul
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
3. Nome Científico: Rana catesbeiana
Nome Comum: Rã Touro Americana
Origem: América do Norte
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
4. Nome Científico: Lithobates palmipes
Nome Comum: Rã do Amazonas
Origem: América do Sul
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
5. Nome Científico: Lithobates pipiens
Nome Comum: Rã Leopardo da Flórida
Origem: América do Norte
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
6. Nome Científico: Rana postulosa
Nome Comum: Rana de cascada
Origem: América Central
Status: Amplamente distribuída com pouco risco
7. Nome Científico: Rana tarahuanare
Nome Comum: Rana tarahuanare
Origem: América Central
Status: Amplamente distribuída com pouco risco