A maçã é uma das frutas muito conhecidas pelo mundo todo. Sua polpa, além de saborosa, é rica em diversos compostos benéficos para o nosso corpo. Tais como as vitaminas A, B, C, E, antioxidantes, alguns sais minerais e outros compostos. Cada um deles, traz um benefício diferente. Porém, existem no total mais de 7.500 espécies e tipos de maçãs pelo planeta.
Elas são originadas principalmente em países com clima temperado, e de lá, importadas para outros lugares. E no post de hoje iremos mostrar alguns tipos de maçãs existentes. Leia mais para descobrir.
Tipos de Maçãs Existentes no Brasil e no Mundo
O Brasil em si, não é um grande produtor de maçãs, pois como falamos, elas são melhores em climas temperados. Entretanto, é bem comum encontrarmos maçãs de diversos outros países, mesmo que por um preço um pouco maior.
Maçã Ambrosia
A maçã Ambrosia é originada do Canadá, e o seu nome foi dado devido a sua beleza. Sua casca é de um rosa, quase florescente, com um formato perfeitamente cônico. O sabor também não deixa a desejar. É suculenta, e com um aroma delicioso. O suco que sai ao mordermos, tem um gosto semelhante ao mel, e por isso se tornou a preferida de muitos. Recebeu o nome de Ambrosia, pois significa “comida dos deuses”.
Maçã Arkansas Black
Como o próprio nome já diz, essa maçã é originada do estado do Arkansas, nos Estados Unidos. O seu gosto costuma ser puxado mais para o azedo, mas não exageradamente, se mantendo bastante saborosa. A maior diferença é em relação a sua coloração da casca. Diferente da maioria que é verde ou vermelha, ela tem uma cor em tom de vinho bem escuro. Quanto mais madura, mais escura a maçã fica.
Um fato interessante em relação a essa maçã, é que quando armazenada de forma corretamente, pode durar por até 6 meses. Muito mais do que a maioria das espécies existentes.
Maçã Calville Blanc d’Hiver
Essa maçã tem sua origem da França, e são consideradas as melhores maçãs para o preparo de sobremesas. Enquanto que o sabor delas é chamativo, sua aparência nem tanto. A casca é verde, com pequenos toques de vermelho. Quando mais novas, podem ser encontradas estando amareladas. O problema, é que elas possuem diversos caroços e um formato meio estranho. Deixa sua aparência não muito interessante.
Maçã Fuji
A maçã Fuji é provavelmente a mais conhecida de todo o mundo. Originada no Japão, recebeu seu nome em homenagem ao famoso Monte Fuji. Com o tempo, foram se distribuindo pelo restante do mundo, e hoje são facilmente vistas no nosso país. A cor de sua casca é de vermelho claro, com pequenas porções em amarelo. O que diferencia é que possui um tamanho bem grande.
Seu sabor é bem adocicado, e com pouca acidez. Também é rica em vitamina C, mas possui uma quantidade menor de fibras. Deve ser consumida de forma consciente, pois por ser mais doce, tem um teor de açúcar maior que outras maçãs.
Maçã Gala
A maçã Gala se tornou uma das favoritas no mundo todo, e é muito consumida aqui no Brasil. Sua origem é no Canadá, e rapidamente se espalhou para outros lugares, aumentando a escala de importação e exportação dessa fruta. Elas são pequenas, com uma casca bem fininha, diminuindo o amargor da fruta. A casca tem na base a coloração vermelha, mas depois se mistura com o verde e amarelo. Raramente fica completamente vermelha, mesmo quando já está bem madura.
O seu gosto é o que mais chama a atenção. Ela tem um leve gosto de baunilha, sendo ótima para consumir direto do pé ou coloca-las em doces, saladas e molhos. O único problema, é que ela tem um teor de açúcar maior que as outras maçãs, já que é uma das mais doces. Entretanto, ela possui propriedades em compostos que ajudam a prevenir diversas doenças do coração.
Maçã Argentina ou Red Delicious
O nome correto seria Red Delicious, porém, ficou popular como maçã Argentina devido o seu consumo e produção lá. Mas a sua origem é do Peru, Iowa e Argentina, e é uma das mais cultivadas em toda a América. Ela recebeu o nome de “delicious”, que significa deliciosa em inglês, porém não é tanto assim. Apesar da casca ter uma cor vermelha bem bonita, a pele é bem amarga e a sua polpa tem gosto semelhante ao melão.
Sendo assim, na maioria dos casos, ela é utilizada em saladas e semelhantes. Muitos não conseguem ver muita graça em come-la pura. Mesmo assim, um ponto importante, é que essa maçã tem uma fácil digestão, o que pode ser ótimo em momentos de necessidade.
Maçã Granny Smith
Essa espécie de maçã é originada da Austrália, e apesar de ter se tornado muito popular, é uma das mais difíceis de ser encontrada. Primeiro, pois elas só são vistas na própria Austrália, não conseguiram expandir seu território. E segundo que, o seu consumo só pode ser feito em dezembro, que é quando a maçã está boa para ser ingerida por nós.
Ela é uma maçã verde, e bem brilhante. Foi considerada a maçã verde mais bonita de todos. Seu sabor é doce, mas mais ácida do que a espécie de maçã Golden. É muito utilizada para fazer doces e geleias mais especiais, e ficam uma delícia.