Com que freqüência as onças e pumas se encontram na natureza? Raramente nariz a nariz, mas eles vivem adjacentes um ao outro em muitos lugares. É tudo sobre respeito.
Território da Onça Parda
O alcance do puma é vasto. Ele cobre terras de todo o terço ocidental dos Estados Unidos e até o Canadá , e se estende por todo o Istmo do Panamá e mergulha por quase a totalidade do continente sul-americano. De fato, o puma tem a distinção singular de ter a maior faixa geográfica de qualquer mamífero terrestre nativo no Hemisfério Ocidental! Ele abrange 28 países, do sul do Alasca até a ponta sul do Chile ! Então, para aqueles que pensaram que o Leão da Montanha era principalmente um Gato da Califórnia ou das Montanhas Rochosas … como você pode ver, esse não é o caso! Os estudos disponíveis, relacionados ao Puma concolor, são tão vastos quanto o território em que habitam.
É um grande predador maravilhoso para estudar, em muitos tipos diferentes de habitats. No entanto, apesar da enormidade de estudos realizados ao longo dos anos, os pesquisadores deste gato continuam aprendendo mais e mais, e até fizeram algumas descobertas importantes muito recentes; a vida social desconhecida dos pumas, sendo uma dessas surpresas.
Acreditava-se há muito tempo que, uma vez que os pumas deixam suas mães, passam o resto de suas vidas como solitários; semelhante aos leopardos a esse respeito. Acontece que os pumas têm reuniões familiares ocasionais, com ninhadas crescidas dispersas ocasionalmente “voltando para casa para mamãe” para passar algum tempo com ela, com seus irmãos e até ninhadas mais novas que ainda não saíram por conta própria. É para esses tipos de descobertas que os pesquisadores dirigem apaixonadamente seus estudos.
Território da Onça Pintada
Dos quatro grandes felinos tradicionais, a onça tem de longe a menor quantidade de estudos realizados sobre ela. Ao contrário de seus primos mais famosos da África e da Ásia , que são observados em tempo real há muitas décadas, a onça-pintada não compartilha da popularidade e do número de organizações de vida selvagem que lhes são dedicadas, na mesma medida. Parte disso é simplesmente praticidade de pesquisa nas áreas em que todos esses gatos vivem. A América do Sul contribui para um tipo de pesquisa mais robusto que é necessário. A geografia e a flora são bem diferentes da grama alta e das reservas, onde vivem os tigres, e das vastas savanas dos leões, leopardos e até guepardos.
Tanto os tigres quanto os leopardos são caçadores solitários, mas eles geralmente vivem muito próximos aos seres humanos. As onças-pintadas são as mais difíceis de localizar porque vivem nas áreas mais desoladas e inatingíveis. Portanto, eles não apenas são difíceis de encontrar, mas também fazem o possível para se separar fisicamente de todos os sinais da civilização. Isso indica uma “aversão” mais forte a coisas que indicam civilização, tornando a pesquisa sobre onças muito mais lenta. Muito deles ainda permanece envolto em mistério.
Tamanho do Território da Onça-Parda e da Onça Pintada
Veja uma área no norte de Sonora , no México . Esta é uma área relativamente árida e é um exemplo de apenas um dos muitos tipos diferentes de ecossistemas que esses dois gatos compartilham. Em áreas áridas como o norte do México, as onças tendem a ser menores que seus irmãos sul-americanos. Isso os coloca em uma faixa muito próxima do puma, que também faz suas casas lá. Isso cria um relacionamento específico para o norte do México, e os detalhes específicos desse relacionamento não podem necessariamente ser aplicados a todos os relacionamentos de puma / onça-pintada nas Américas..
Em uma situação em que a onça-pintada e o puma são de tamanho semelhante, eles encontraram uma maneira de coexistir. Embora seu território geral seja a mesma área, cada um deles esculpiu regiões dentro daquele território que o outro geralmente respeita. Dois predadores grandes e de tamanho semelhante estão cientes de que nenhum deles tem nada a ganhar e muito a perder ao se envolver com o outro. Não faz sentido tentar dominar o outro por meio de confrontos físicos, pois é provável que ambos se afastem com ferimentos substanciais. Existem alguns ângulos interessantes para todo esse material de coexistência.
Coexistência Pacífica
As onças-pintadas tendem a caçar espécies maiores que os pumas, mesmo quando são de constituição semelhante. A principal presa de pumas são veados e bezerros. Mas depois que você elimina os dois alimentos mais populares de ambos … o restante de suas dietas é diferente. As onças-pintadas também incluirão em suas dietas, animais maiores que veados e bezerros, como gado adulto; enquanto o puma complementa seu cardápio com animais menores que veados e bezerros, como queixada e uma abundância de caça pequena, até esquilos e pássaros cantores.
Confronto Físico
As evidências sugerem que nenhum desses gatos teria vantagem em um confronto físico. Isso, apesar do fato de que a força da mandíbula de uma onça é lendária e supera a do puma, em múltiplos. A onça-pintada é construída de forma diferente, sendo pesada nos ombros, em comparação com o puma. O puma é mais equilibrado, de frente para trás. Isso torna o puma mais flexível, saltando ainda mais, com reflexos mais rápidos e mais flexibilidade. As mandíbulas mais fortes não são necessariamente uma vantagem em uma luta. Essas mandíbulas são feitas para caçar, não para lutar. Uma onça-pintada realmente não tem problemas em derrubar uma vaca ou um touro maciço. Ele faz isso, como eu sempre indiquei, apertando o crânio de sua presa e empalando seus caninos diretamente no cérebro. As onças-pintadas são os únicos gatos, grandes ou pequenos, que fazem isso regularmente. É, de fato, a assinatura deles.
Interação com Humanos
Outra situação interessante, relacionada ao número de cada uma dessas espécies de gatos em qualquer área específica. Nesse cenário, o puma definitivamente tem vantagem. Em áreas com pumas e onças, o puma está em menor perigo. Existem áreas onde apenas pumas vivem. Existem áreas onde apenas a onça-pintada vive. E há áreas em que ambos vivem. Nas áreas em que ambos vivem, os pumas geralmente superam as onças. Por quê? Por causa do homem, e a reputação que as onças têm com os fazendeiros.
Um puma faz seu território adjacente a uma fazenda de gado … vê um delicioso bezerro tenro … vai e mata, come um monte e depois arrasta o resto para os arbustos. Dura algumas semanas e o puma mata outro bezerro. Esconde. Come. No mês seguinte, outro bezerro. Enquanto isso, o fazendeiro encontra restos de três de seus bezerros premiados … fica com o cara no vale seguinte com cães de caça … eles saem, encontram uma onça … e matam.
Embora as onças-pintadas estejam protegidas, os fazendeiros estão destruindo suas populações por causa do gado. Embora o jaguar não seja totalmente inocente. Ele também derrubou um touro ou dois. Mas, quase sempre será a onça-pintada que leva a culpa por tudo. Isso diminui a população de onças-pintadas nas áreas onde vivem os jaguar e os pumas.