O ecossistema, como o nome sugere, é um sistema formado por organismos vivos e variações externas, como o clima e temperatura.
O ecossistema é a pauta de estudo da ecologia, que tem como princípio entender suas estruturas e como os organismos atuam, se organizam, sobrevivem e se desenvolvem.
Entender o que é o ecossistema é a principal função da ecologia, para dessa forma compreender esse sistema que inclui a nós mesmos, os humanos, pois temos uma função extremamente importante para com o ecossistema.
O ser humano precisa cada vez mais entender sobre ecossistema, já que os organismos que compõe o mesmo atuam diretamente em nossas vidas.
O ecossistema, em síntese, representa a interação dos organismos consigo mesmos e dos mesmos com o ambiente.
É comum encontrarmos vários ecossistemas pelo mundo, de variadas formas e tamanhos, compostos por tantos organismos que é quase impossível contabilizar todos, no entanto, a ideia principal formulada pela ciência, é que existe apenas um único ecossistema existente, e esse é o Planeta Terra.O ecossistema é formado pelos mais básicos até os mais complexos elementos existentes, e cada elemento possui uma função para garantir a perpetuação do mesmo na natureza.
Tipos De Ecossistemas
Como foi dito anteriormente, para a ciência, o planeta inteiro é considerado um único ecossistema. Ainda assim, devido à variedade dos ecossistemas presentes no planeta, é possível distingui-los através de seus tamanhos, formas, fauna e flora que compões os mesmos.
Existe, ainda, os ecossistemas terrestres e aquáticos, que atuam com a ação abiótica (ventos, luz solar, chuva, etc.) para se desenvolverem e continuarem existindo.
Os ecossistemas podem ser definidos como áreas em que se é estabelecido uma hierarquia, como cadeia alimentar por exemplo, sem contar com o fato das plantas produzirem seus próprios alimentos através da fotossíntese.
A interação dos organismos vivos, chamados de abióticos, com os organismos não-vivos, chamados de abióticos, dão origem aos ecossistemas. Os organismos não-vivos são considerados como vento, sol, chuva e outros.
O Brasil é composto por vários ecossistemas, alguns maiores, como a Mata Atlântica e o Cerrado, e outros menores, como as Matas de Araucárias.
Os ecossistemas terrestres são:
- Floresta Temperada
- Floresta Caducifólia
- Campos
- Floresta Mediterrânea
- Tundras
- Desertos
- Floresta Tropical
- Clima Polar
- Savanas
- Montanhas
- Padrarias
- Pastos
Os ecossistemas marinhos são:
- Manguezais
- Lagos
- Rios
- Açudes
- Mares
- Oceanos
- Erva Marinha
- Zona Entremarés
- Recife de Coral
- Zona Pelágica (zona eufótica, mesopelágica, batipelágica, abissopelágica e hadopelágica)
Cada um desses ecossistemas funciona de uma forma diferente da outra, mas com o mesmo propósito.
Diferença Entre Ecossistema e Bioma
Quando se começa a falar nesses dois temas, muitas informações começam a se confundir, pois a diferença entre um termo e outro passa por detalhadas tenacidades que necessitam de extrema atenção e estudo para se oficializarem.
O problema na diferença entre o ecossistema e o bioma, é o fato de que um pode complementar o outro, e às vezes, fazer parte do outro e assim por diante.
Para entender melhor a diferença entre ecossistema e bioma, é importante falar brevemente sobre os mesmos, em uma síntese esclarecedora, portanto, acompanhe.
Um ecossistema é o resultado de interações entre organismos vivos e a química ao seu redor, que gera um processo de vida, morte e vida, interagindo através da transferência de energia de um elemento para o outro, em constante desenvolvimento somente com aquilo que é proporcionado pelo ambiente a sua volta.
Um bioma é uma grande extensão territorial que pode ser composta por menores e variados ecossistemas que se conectam, formando um conglomerado de sistemas comuns que se estendem por uma larga região.
Portanto, pode-se concluir que exista vários ecossistemas dentro de um bioma.
Diferença Entre Ecossistema Natural e Ecossistema Artificial
Um ecossistema “normal” é considerado natural, já que o mesmo existe pelo fato de todos os seus componentes trabalharem na execução de suas tarefas e assim compartilhar energia para a geração de vida e distribuição, sem a necessidade de qualquer auxílio humano.
Um ecossistema artificial é uma tentativa do ser humano em reproduzir um ecossistema natural, atuando no processo de criação e desenvolvimento de tudo que está dentro do mesmo.
Isso ocorre, principalmente, quando há um desastre ambiental, por exemplo, e áreas precisam ser recompostas ou reflorestadas.
Em muitos casos, o ecossistema artificial é criado para hospedar espécies em alto risco de extinção que não podem ficar expostas ao ambiente selvagem, caso contrário, podem desaparecer.
É importante saber reconhecer a diferença entre esses ecossistemas para se ter ideia do quão influente o homem pode ser na natureza, onde os ecossistemas naturais excluem totalmente a sua presença, se desenvolvendo plenamente em um ciclo perfeito de vida e morte.
O ecossistema artificial, diferentemente do ecossistema natural, pode ser controlado pelo homem, onde o mesmo pode definir a fauna e a flora da região.
Na maioria das vezes, os ecossistemas artificias são criados pelo homem para transportar ecossistemas naturais que precisam ser devastados pelos mesmos.
Entenda A Diferença Entre Ecossistema Lêntico e Ecossistema Lótico
Ambos os ecossistemas citados são ecossistemas aquáticos, mas o comportamento do clima influencia completamente na definição de um e de outro.
O ecossistema lêntico é representado por zonas onde há um grande acúmulo de água de baixo fluxo, isto é, de água que não se movimenta, tais como os lagos e lagoas, até mesmo regiões pantanosas, que apresentam encharco a grande parte do tempo.
O ecossistema lêntico abriga uma enorme quantidade de algas e bactérias que trabalham intensamente na decomposição de muitos nutrientes que geram vida a outros animais e plantas submersas.
O ecossistema lótico também é uma região que apresenta um alto volume de água, mas, diferentemente do ecossistema lêntico, a água do ecossistema lótico apresenta forte movimentação.
Apesar da água estar sempre em deslocamento, a vida aquática ainda consegue apresentar bastante ênfase, onde as algas também atuam como fonte de alimento, ficando constantemente presa às pedras das encostas.
Moluscos, crustáceos e insetos são os principais consumidores dos ecossistemas lóticos, que ainda apresentam peixes, aves e anfíbios.
O ecossistema lótico possui uma importância a mais para o homem, pois suas correntezas têm constantemente sido usadas para a geração de energia limpa.