O arminho, cujo nome científico é Mustela erminea, tem uma distribuição circumpolar. Eles são encontrados nas regiões temperadas do norte da Eurásia e na América do Norte. No Novo Mundo, eles variam de leste a oeste em uma faixa larga do Oceano Ártico e ilhas adjacentes do arquipélago canadense, e ao sul, no norte dos Estados Unidos.
Habitat do Arminho
Os arminhos preferem bosques ribeirinhos, pântanos, cercas arbustivas e áreas abertas adjacentes a florestas ou bordas de arbustos. Embora o arminho seja principalmente terrestre, eles escalam árvores e nadam bem. Raízes de árvores, troncos ocos, paredes de pedra e tocas de roedores são usados como tocas. As densidades são geralmente cerca de 300 mm. abaixo do solo. Os arminhos alinham seus ninhos com vegetação seca, peles e penas de presas. Cavidades laterais de tocas são usadas como esconderijos e latrinas.
Arminhos são encontrados em todos os tipos de florestas, prados, terras agrícolas, dunas, matagais e tundra. Eles são vulneráveis à predação de outros mamíferos e aves de rapina, por isso tendem a se esconder em campo aberto. Nas áreas alpinas, podem passar a maior parte do tempo em tocas abaixo da neve, o que ajuda a fornecer isolamento contra temperaturas extremas no ar. Arminhos não evitam colonos humanos e podem ocasionalmente ser vistos em aldeias e jardins urbanos.
Características dos Arminhos
O arminho tem uma forma típica: corpo longo e fino, cabeça lisa e pontiaguda, pernas curtas e cinco dedos em cada pé, peludos entre as almofadas. As garras são afiadas e não retráteis. As orelhas são curtas, arredondadas e inseridas quase planas no pelo. Os olhos são redondos, pretos e levemente salientes; os bigodes são muito longos e o focinho é preto, parecido com um cachorro. A pele do corpo é curta, normalmente castanha na cabeça e nas costas, e branca ou creme na parte inferior. A cauda é muito mais longa do que as pernas traseiras estendidas e sempre inclinada com um tufo visível de longos cabelos pretos, que podem ser arrepiados em momentos de grande excitação.
No tamanho adulto, o comprimento total do corpo, da cabeça à garupa, é de 170 a 330 mm. Os machos geralmente são duas vezes maiores que as fêmeas, com machos pesando de 67 a 116 gramas e fêmeas de 25 a 80 gramas. O comprimento da cauda é de cerca de 35% do comprimento total do corpo, variando de 42 mm a 120 mm.
Reprodução do Arminho: Filhotes e Período de Gestação
O arminho é uma espécie promíscua, com machos e fêmeas acasalando-se oportunisticamente. As fêmeas produzem apenas 1 ninhada por ano. Os jovens nascem em abril ou maio, após um período médio de gestação de 280 dias, que inclui um período de 8 a 9 meses de atraso no desenvolvimento. Os dias mais prolongados a partir de março desencadeiam a retomada do desenvolvimento fetal.
O tamanho da ninhada varia de 3 a 18 filhotes e a média de 4 a 9. A proporção sexual é desigual. Os jovens nascem cegos e desamparados. Eles são cobertos por finos cabelos brancos e uma proeminente juba escura de pelo denso se desenvolve ao redor do pescoço na terceira semana. Os jovens crescem rapidamente e conseguem caçar com a mãe até a oitava semana. Embora as fêmeas não atinjam o tamanho adulto até pelo menos 6 semanas após o nascimento, elas conseguem acasalar aos 60 a 70 dias de idade, frequentemente antes de serem desmamados.
As fêmeas na natureza podem sobreviver por pelo menos duas épocas de reprodução, enquanto os machos geralmente não sobrevivem por tanto tempo. O sucesso reprodutivo é altamente dependente da disponibilidade de alimentos.As fêmeas cuidam exclusivamente de seus filhos, amamentam e protegem-nos até que se tornem independentes. O tempo médio de vida de um arminho é de 1 a 2 anos; o máximo é de 7 anos.
Comportamento do Arminho
O corpo ágil do arminho permite que ele se mova rapidamente acima do solo e através de tocas subterrâneas. As fêmeas caçam em túneis mais do que os machos. O arminho também pode correr facilmente pela neve. Esse predador ideal caça em zigue-zague, progredindo por uma série de saltos de até 50 cm. cada. O Arminho investiga todos os buracos e fendas, frequentemente parando para examinar o ambiente, levantando a cabeça e ficando de pé sobre as patas traseiras. Eles podem viajar até 15 km. em uma noite.
Os machos adultos dominam as fêmeas e os jovens. As fêmeas tendem a permanecer em seu local de nascimento durante toda a vida. Os machos dispersam e alcançam grandes territórios que geralmente abrangem ou se sobrepõem aos territórios das fêmeas. Os machos e as fêmeas apenas se associam durante a época de reprodução.
As densidades populacionais de arminho flutuam com a abundância de presas. Quando as condições são boas, um indivíduo pode ocupar uma área de 10 ha. O tamanho máximo da área residencial é de cerca de 20 ha. As áreas domésticas dos machos geralmente têm o dobro do tamanho das áreas domésticas femininas. Esses mamíferos solitários mantêm limites exclusivos que são patrulhados e marcados pelo perfume.
Os arminhos têm aguçados sentidos olfativos, visuais, auditivos e táteis que os ajudam a localizar presas. A maioria dos mustelídeos são animais bastante silenciosos, mas algumas vocalizações podem ser usadas na comunicação intra-específica. Sugestões químicas são provavelmente o principal meio de comunicar a prontidão reprodutiva a parceiros em potencial.
Hábitos Alimentares dos Arminhos
Arminho são carnívoros que caçam principalmente à noite. Eles são predadores especializados em pequenos vertebrados de sangue quente, de preferência mamíferos de tamanho de coelho e menores. Quando a presa de mamíferos é escassa, os arminhos comem pássaros, ovos, sapos, peixes e insetos. Em climas severos, os arminhos costumam caçar sob a neve e sobreviver inteiramente a pequenos roedores. As refeições diárias são essenciais para atender às demandas exorbitantes de energia e produção de calor do arminho.
Uma vez que uma presa em potencial é identificada, o arminho se aproxima com uma velocidade incrível, agarra a parte de trás da cabeça e do pescoço da vítima com dentes afiados e envolve o corpo e os pés ao redor da vítima. A vítima morre de mordidas repetidas na base do crânio. Os arminhos têm sentidos aguçados que os ajudam a localizar presas. Lebres e roedores são seguidos principalmente pelo perfume, insetos pelo som e peixes pela visão. O arminho é feroz e agressivo, embora diminuto. Potenciais predadores são carnívoros maiores, incluindo raposa vermelha , raposa cinzenta , martas , pescadores , texugos , aves de rapina , e, ocasionalmente gatos domésticos.