Imagem de Surprising_SnapShots por Pixabay
A redução do tempo de tela pode ter diversos impactos positivos, especialmente quando ligada ao desejo da Geração Z de cuidar do meio ambiente e cultivar um estilo de vida mais simples e ecológico. Abordaremos neste texto alguns pontos importantes sobre este assunto
Ao reduzir o tempo de tela, a Geração Z não apenas promove seu próprio bem-estar, mas também fortalece seu compromisso com o meio ambiente. Esse estilo de vida mais simples e ecológico é um reflexo de suas aspirações por um futuro sustentável e equilibrado, permitindo que eles façam escolhas que beneficiam tanto a si mesmos quanto ao planeta.
E este tem sido um desafio de quase 46% da Geração Z, segundo uma pesquisa feita pela ExpressVPN com 4 mil pessoas nos EUA, Reino Unido, França e Alemanha. Ela chegou à conclusão de que quase metade de quem faz parte da Geração Z já toma alguma medida para diminuir o tempo que ficam expostos às telas.
Minimalismo digital pode ser uma boa influência para que a Geração Z aposte na sustentabilidade
De acordo com um estudo feito pela Meta, realizada no Instagram Trend TalK, a Geração Z, que são as pessoas que nasceram entre 1997 e 2012, tem como prioridade a sustentabilidade, como mostram muitas pesquisas.
Tudo isso, principalmente, porque esta geração já cresceu em um contexto de crescente conscientização sobre as mudanças climáticas, degradação ambiental e crises ecológicas, o que os torna mais informados e preocupados com o futuro do planeta.
A paixão e compromisso da Geração Z com a proteção do meio ambiente refletem uma mudança cultural significativa, onde a preocupação com o planeta é uma prioridade central em suas vidas e escolhas. Essas pessoas não só buscam um mundo mais sustentável, mas também estão dispostas a agir para alcançá-lo.
Um dos pontos positivos é que a Geração Z está em busca do minimalismo digital e isso está influenciando estas pessoas a cuidarem da terra. Porém, ao mesmo tempo, o estudo traz a informação de que 28% desta geração sabe que precisa ficar menos exposto ao celular, porém, acha muito difícil tomar medidas para ficar longe.
Vamos conhecer como o minimalismo digital está influenciando a geração Z a cuidar da terra? Anote aí!
1 – Conexão com a natureza
A redução do tempo de tela permite que os jovens passem mais tempo ao ar livre, explorando a natureza. Isso não só aumenta a consciência ambiental, mas também fortalece a conexão emocional com o meio ambiente.
2 – Estilo de vida simples
Com menos tempo em dispositivos, há uma tendência a consumir menos produtos digitais, reduzindo a dependência de tecnologia e promovendo um estilo de vida mais minimalista e sustentável.
Além disso, é possível ter o foco em atividades sustentáveis, já que com mais tempo livre podemos direcionar tudo para atividades como jardinagem, reciclagem e outras práticas ecológicas que promovem a sustentabilidade.
3 – Saúde mental e bem-estar
Segundo o artigo, o tempo de tela preocupa os pais de alemães e franceses. Afinal de contas, passar menos tempo em telas pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, melhorando a saúde mental. Jovens mais equilibrados emocionalmente tendem a se envolver mais ativamente em causas ambientais.
Outro ponto, é que segundo a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, quando ficamos muito tempo em telas, principalmente crianças, podemos estar expostos a consumir conteúdos inadequados e, com isso, ter perturbações de sono, dentre outros problemas.
45% da Geração Z que participou do estudo disse que um dos motivos de diminuir o tempo de tela é a melhora na saúde mental.
4 – Educação e conscientização
Ao reduzir o tempo em dispositivos, os jovens podem optar por aprender sobre práticas sustentáveis de maneira mais prática, como participar de workshops ou atividades comunitárias.
Com mais tempo livre, a Geração Z pode se envolver em iniciativas de preservação ambiental, contribuindo para causas que importam para eles.
5 – Promover a economia circular
Menos tempo em telas pode levar a uma reflexão sobre hábitos de consumo, incentivando escolhas mais conscientes e sustentáveis, como a compra de produtos de segunda mão ou de marcas que priorizam práticas ecológicas.
6 – Redução da pegada de carbono
Um grande passo pode ser controlar mais o tempo que você está conectado. 43% dos entrevistados disseram que definem horários para verificar os seus dispositivos. Ainda tem aqueles, 11% das pessoas que participaram do estudo, que responderam que são mais “agressivos” e participam de desafios de desintoxicação digital.
Com esta atitude, teremos a redução do uso de dispositivos eletrônicos e, consequentemente, podemos diminuir o consumo de energia, contribuindo para a redução da pegada de carbono individual.
E aí? Como está o seu tempo de tela? Deixe o seu comentário abaixo.