Estima-se que exista cerca de 315 raças de cães espalhadas por todos os lugares do mundo. vivendo sempre onde há presença de ser humano.
Os cachorros são de uma raça muito versátil, podendo ter medidas mínimas como o Chihuahua e o Maltês, que chegam a pesar de 2 a 4 kg, e medidas grandes como Dogue Alemão ou o Mastim Tibetano.
Embora a versatilidade em aparência e tamanho seja grande e bastante convergente, a maioria dos cães possui hábitos e comportamentos parecidos.
Um cão de uma raça gigante e de uma raça pequena gostam de fazer as mesmas coisas, de comer as mesmas comidas e assim por diante.
Os cães se diferem, na maioria das vezes, por suas personalidades, onde uns são mais calmos que outros, ou muito mais ativos, mas isso não depende exclusivamente da raça, já que cães da mesma raça e idênticos em aparência, podem muito bem ter comportamentos bem distintos uns dos outros.
Nós gostaríamos que você aproveitasse sua visita e também conferisse outros artigos que temos sobre os cachorros aqui em nosso site:
- Cachorro Com Muito Sono: O Que Pode Ser?
- Cachorro de Cachorro Grande e Bravo
- Como o Cachorro se Relaciona Com o Ser Humano?
- Tudo Sobre Os Cachorros
- Lista das Principais Doenças em Cachorros
- Cuidados Com os Filhotes de Cachorro Pequeno, Médio e Grande
- Cachorro Mais Caro do Mundo (Com Fotos)
- Cachorro: Curiosidades e Fatos Interessantes
- Ranking dos Cachorros Mais Bravos do Mundo
- Cachorro se Escondendo Nos Cantos: O Que Significa?
Conheça Algumas Raças De Cachorro De Grande Porte
Considera-se um cachorro de grande porte, o cachorro que pesa mais do que 25kg dentro de sua altura regular, isto é, um cachorro não será considerado de grande porte por simplesmente estar acima do peso.
Para que um cachorro seja considerado de porte gigante, ele deve pesar cerca de 50 kg, como observado nesse gráfico:
Cães que podem ser considerados de grande porte podem incluir as seguintes raças:
- Sheepdog (origem não estabelecida)
- Pastor Alemão (Alemanha)
- Pastor Belga (Bélgica)
- Shar-Pei (China)
- Braco Húngaro (Hungria)
- Galgo Afegão (Afeganistão)
- Malamute do Alasca (Alasca)
- Amstaff (Estados Unidos)
- Borzoi (Rússia)
- Boxer (Alemanha)
- Chesapeake Bay Retriever (Estados Unidos)
- Collie (Escócia e Inglaterra)
- Doberman (Alemanha)
- Foxhound Inglês (Inglaterra)
- Flat-Coated Retriever (Reino Unido)
- Schnauzer Gigante (Alemanha)
- Labrador (Canadá)
- Golden Retriever (Grã-Bretanha)
- Setter Gordon (Escócia)
- Galgo Inglês (Reino Unido)
- Setter Irlandês (Irlanda)
- Cão D’Água Irlandês (Irlanda)
- Komondor (Hungria)
- Poodle Gigante (França)
- Saluki (Ásia)
- Dogue de Bordéus (França)
É importante lembrar que muitos cães da raças citadas podem não atingir um porte grande antes de se tornarem adultos, tempo esse que varia entre 9 meses e 1 ano de idade.
Algumas raças, inclusive, podem ser misturadas com outros, originando exemplares menores, mas que não deixam de contestar legitimidade.
Cachorros de Grande Porte Peludos
A lista de cachorros de porte grande citada acima não inclui algumas raças, já que estamos nos referindo a cachorros de porte médio.
Porém, existem alguns cachorros de porte médio para porte gigante que ficaram de fora, tal como:
- Mastim Tibetano (Ásia)
- Terra-Nova (Canadá)
- São Bernardo (Europa)
- Leonberger (Alemanha)
- Cão da Montanha dos Pirenéus (França)
- Pastor do Cáucaso (Cáucaso)
Esses exemplos são cachorros de grande porte e peludos, e a maioria atinge o porte gigante.
Uma curiosidade muito importante sobre os cães de grande porte e de porte gigante em relação aos de pequeno porte, é em relação à expectativa de vida que existe entre os mesmos.
Estudos ainda não comprovaram fatidicamente o que promove essa diferença tão grande no tempo de vida dos cães de grande porte. À exemplo, um dogue alemão pode viver de 5 a 7 anos, enquanto um lhasa apso pode viver até 15 anos de idade.
Cachorros de Grande Porte Peludos E Dóceis
Afinal, existe cachorro que não seja dócil?
Independente de porte ou raça, o que conta para um cachorro não ser dócil será sua criação.
Não obstante, é muito possível que um cachorro ou outro não seja dócil com a maioria das pessoas.
É importante entender a diferença entre ser dócil e ser antissocial, por exemplo, pois todos os cachorros são dóceis com seus donos, mas completamente diferente com outras pessoas, tal como acontece com a raça Pinscher.
Em relação à criação, um cachorro pode demonstrar ser pouco dócil, até mesmo com os donos, se for criado sob estresse constante.
Para um cachorro deixar de ser dócil, ele precisa passar por situações horríveis, como maus-tratos e abandono, falta de atenção e carinho. Nesses casos, um cachorro pode até mesmo se tornar um animal perigoso.
O cachorro de porte grande sempre é visto como um animal perigoso, pois é extremamente forte e pode facilmente ferir uma pessoa, por isso necessita de muita atenção.
A reabilitação de um cão que deixou de ser dócil é demorada e, às vezes, o cachorro demonstra muita dificuldade em confiar em uma outra pessoa novamente.
Os cachorros peludos e de grande porte são sempre tranquilos e adoram ficar na presença dos donos.
Curiosidades Sobre Os Cachorros de Grande Porte
- Cachorros de grande porte são extremamente fieis e companheiros e odeiam ficar sozinhos.
- Um cachorro de grande porte precisa se exercitar regularmente, mas sem exageros, pois cansam facilmente, principalmente o cachorro de grande porte peludo.
- O cachorro peludo de porte grande é pequeno somente durante os 4 primeiros meses, pois começam a crescer quase que diariamente até chegarem ao máximo de seu porte depois do primeiro ano de vida.
- Infelizmente, o cachorro de porte grande possui um tempo de vida bastante curto quando comparado com cachorros de porte pequeno.
- Cachorros de porte grande se dá muito melhor com crianças do que cachorros de porte médio ou pequeno, protegendo-os como se fossem seus próprios filhotes.
- Cachorros de porte grande se dão muito bem com outros animais, como gatos, galinhas, patos, cavalos e outros cachorros e dificilmente são agressivos.