Home / Natureza / Quem São os Animais Silvestres?

Quem São os Animais Silvestres?

Hoje vamos falar um pouco sobre os animais silvestres, afinal o nosso país infelizmente está no topo da lista de locais que mais comercializa esses animais de forma ilegal.

Muito dinheiro está envolvido nesse crime, são mais de 1 bilhão de dólares envolvidos nesse comércio, são 12 milhões de animais traficados todos os anos. Um crime e uma ameaça enorme à natureza.

Para te ajudar trouxemos diversas informações importantes sobre o assunto, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Quem São os Animais Silvestres?

Animais Silvestres
Animais Silvestres

Animais silvestres são aqueles que vivem livres na natureza e não devem ter contato com o homem pois não são domesticáveis.

Podemos citar alguns animais como o sagui, lobo guará, onça pintada, tamanduá, tucanos e muitos outros. Quando esses animais saem do seu ambiente e vão para a casa das pessoas eles sofrem muito, com isso o seu desenvolvimento fica comprometido pois podem não crescer como deveriam e menos ainda se reproduzir entre outras coisas. 

Quando falamos de animais silvestres, estamos nos referindo aos animais que não foram domesticados e não estão aptos a conviver com o homem, estes animais não têm condições de se relacionar com o ser humano, e também não podem viver em cativeiro onde não terão todas as suas necessidades atendidas.

Quando são captados pelo homem na natureza eles podem ser bem agressivos, também vão apresentar esse mecanismo de defesa no cativeiro. A partir daí esse animal não vai se desenvolver como se estivesse na natureza. Em resumo é preciso entender que animais silvestres não estão aptos ao convívio com o homem como é o caso dos animais domesticados.

Podemos ter outra compreensão para o termo animais silvestres, podemos dizer que são os animais que nasceram e vivem em um ambiente criado pela natureza,  como por exemplo a onça pintada que vive na mata atlântica. Inclusive existe uma lei do estado de São Paulo que diz que animais silvestres são os animais que vivem livremente na natureza, sejam animais nativos, migratórios, terrestres ou aquáticos, que estejam em desenvolvimento dentro do nosso país.

Vamos conhecer então mais alguns exemplos de animais silvestres:

Boto cor de rosa, capivara, ariranha, papagaio, mico leão dourado, arara azul, canário, sucuri, onça pintada, ema, tartaruga, jiboia, tamanduá bandeira, cágado e muitos outros.

Comércio de Animais Silvestres Proibido ou Permitido?

Infelizmente não é em todos os casos que esse tipo de comércio é ilegal, de acordo com uma lei de 1967 o comércio regularizado é permitido.

O texto descrito na lei diz que a nossa fauna deve ser protegida, adiciona ainda que qualquer espécie de animal, em qualquer momento da vida e que vivem livremente na natureza é considerado animal silvestre, da mesma forma seu abrigo, ninhos e outros é cuidada pelo estado, portanto não deve ser utilizado por terceiros, nem é permitido caça, perseguição e etc. Portanto é proibido qualquer uma dessas ações aos animais que vivem na natureza.

Qualquer pessoa pode comprar um animal silvestre dentro da lei, basta procurar por profissionais que seja registrado corretamente e possua a permissão para realizar este tipo de comércio.

Essas pessoas precisam cumprir algumas regras, como por exemplo informar de forma rígida de onde esses animais vem. Cada um deles precisa possuir uma nota fiscal, além de ter uma identificação única, como por exemplo um microchip. Por isso, se preocupe em checar todas essas informações antes da compra, confira os dados e as características.

Comércio Ilegal de Animais Silvestres

Esse é assunto delicado, mas que precisa ser discutido sempre com a atenção que merece. Pois se trata de um problema sério e que por movimentar altos lucros acaba atraindo muito gente, o tráfico ilegal de animais acontece no mundo todo. De acordo com profissionais sérios que observam de perto este tipo de comércio diz que é possível comparar os ganhos ilícitos com o tráfico de armas e drogas, ou seja, é muito dinheiro.

O nosso país infelizmente surge no topo do ranking do comércio ilegal de animais, muito por conta da riqueza da nossa fauna que conta com uma imensa biodiversidade e isso chama muito a atenção.

O tráfico ilegal de animais silvestres ainda pode ser dividido em dois grupos grandes, são eles: o tráfico interno que acontece aqui dentro do país e o tráfico intercional que acontece no mundo todo. É perceptível que o tráfico interno ainda não tem tanta organização e é mais fácil de fiscalizar, mas quando o assunto é o tráfico internacional a questão fica mais complicada, pois a organização é muito bem feita e mais difícil de fiscalizar.

O comércio ilegal é visado por uma sério de questões, como por exemplo o interesse de colecionadores que procuram novas espécies, para que sejam vendidos em lojas especializadas ou até mesmo para pesquisas não regulamentadas.

De qualquer forma, independente para onde vão esses animais, com certeza irão sofrer longe da natureza, sem contar que podem sofrer maus tratos.

Os animais acabam ficando muito tempo sem comer, são dopados com muitos remédios, as aves por exemplo podem ter suas asas cortadas, as garras sofrem mutilações, muitos pássaros podem ser mutilados também para não fazerem barulhos. Esse comércio implica na morte de muitos animais.

A compra desses animais nunca deve ser incentivada, não financie o sofrimento. Às vezes você pensa, vou comprar e vou cuidar muito bem. oferecer tudo o que ele precisa, mas fazendo isso você incentiva que isso nunca tenha fim. Por isso muitos outros animais vão passar por esse sofrimento, para você ter uma ideia a cada 10 animais que são trazidos pelo tráfico, 9 morrem no transporte.

Mas não acaba por aí o problema, pois muitas pessoas irresponsáveis compram esses animais por acharem fofos, mas se frustram ao perceber o comportamento selvagem dos animais silvestres que não são domesticados. Com isso, muitas pessoas arrependidas acabam abandonando esses animais em qualquer lugar. Importante lembrar que esses animais não sabem como se defender ou se alimentar fora da natureza ou do cativeiro e acabam morrendo.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *