Home / Natureza / Que Tipo de Rocha é Formada Pela Ação do Intemperismo?

Que Tipo de Rocha é Formada Pela Ação do Intemperismo?

As rochas são os mais comuns de todos os materiais do planeta.   Eles são familiares a todos.   Você pode reconhecer rochas na forma de uma montanha perto de sua cidade natal, o cascalho em uma entrada de automóveis, os penhascos que revestem seu ponto de pesca favorito ou o granito ou arenito ou calcário com os dedos das mãos e dos pés na sua área de escalada favorita.

Rochas formadas pela ação do Intemperismo juntamente com rochas ígneas e metamórficas são os três tipos principais de rochas. Elas são formados na crosta terrestre, a partir da compressão de sedimentos oceânicos ou de outros processos.Os processos geológicos mais importantes que levam à criação de rochas sedimentares são erosão , intemperismo , dissolução , precipitação e litificação.

Ação do Intemperismo

A erosão e o clima incluem os efeitos do vento e da chuva, que lentamente decompõem grandes rochas em rochas menores. A erosão e as intempéries transformam rochas e até montanhas em sedimentos, como areia ou lama. A dissolução é uma forma de intemperismo – intemperismo químico. Com esse processo, a água levemente ácida desgasta lentamente a pedra. Esses três processos criam as matérias-primas para rochas sedimentares novas.

Precipitação e litificação são processos que constroem novas rochas ou minerais. Precipitação é a formação de rochas e minerais a partir de produtos químicos que precipitam da água. Por exemplo, quando um lago seca por muitos milhares de anos, deixa para trás depósitos minerais, foi o que aconteceu por exemplo, no Vale da Morte na Califórnia.

Ação do Intemperismo

Finalmente, a litificação é o processo pelo qual argila, areia e outros sedimentos no fundo do oceano ou outros corpos de água são lentamente compactados em rochas a partir do peso de sedimentos sobrepostos.

Que Tipo de Rocha é Formada Pela Ação do Intemperismo?

São  duas categorias. A primeira é a rocha detrítica , que provém da erosão e acúmulo de fragmentos de rocha, sedimentos ou outros materiais – categorizados no total como detritos. A outra é a rocha química, produzida a partir da dissolução e precipitação de minerais.

O detrito pode ser orgânico ou inorgânico. Rochas detríticas orgânicas se formam quando partes de plantas e animais se decompõem no solo, deixando para trás material biológico que é comprimido e se torna rocha, como por exemplo o carvão. Rochas detríticas inorgânicas ou clásticas são formadas de partículas originadas em outras rochas, como por exemplo o arenito. O arenito é formado de camadas de sedimentos arenosos compactados e litificados.

O arenito é altamente resistente às intempéries. Outras rochas sedimentares que você encontrará são mudstone, siltstone e o calcário. Estes são suaves e facilmente intemperizados.  O calcário é composto de carbonato de cálcio, que é solúvel em água. Portanto, o calcário encontrado em uma área seca permanecerá como uma rocha por muito mais tempo do que o calcário encontrado em uma área úmida.

Rochas Químicas

Rochas químicas sedimentares podem ser encontradas em muitos lugares, do oceano aos desertos e cavernas. Por exemplo, a maioria das calcárias se forma no fundo do oceano a partir da precipitação de carbonato de cálcio e dos restos de animais marinhos com conchas. Se calcário é encontrado em terra, pode-se supor que a área costumava estar debaixo de água. As formações de cavernas também são rochas sedimentares, mas são produzidas de maneira muito diferente. Estalagmites e estalactites se formam quando a água passa através da rocha e capta íons de cálcio e carbonato. Quando a água rica em produtos químicos entra em uma caverna, ela evapora e deixa carbonato de cálcio no teto, formando uma estalactite ou no chão da caverna, criando uma estalagmite .

Rochas Químicas

Por exemplo, um granito que é resistido quimicamente ou mecanicamente se decompõe nos minerais quartzo e feldspato, que são então transportados em correntes (erosão) para o oceano e despejados. Após milhões de anos de acumulação de sedimentos nos oceanos, esses quartzo e os feldspatos se transformarão na rocha sedimentar, Sandstone.

O Ciclo das Rochas

As rochas devem ser consideradas produtos de seu ambiente – quando o ambiente muda, o mesmo acontece com o modo como a rocha se deteriora, ou é modelada de outra forma. A chave para entender o intemperismo das rochas é perceber que as rochas resistem a diferentes taxas e formas diferentes, com base em sua composição química e com base em quais processos de intemperismo dominam a área.

As rochas se formam em um dos dois ambientes distintos:   abaixo da superfície da terra ou em sua superfície.   Rochas são compostas de minerais.   Os minerais são substâncias inorgânicas de ocorrência natural, que possuem uma estrutura interna ordenada, dando-lhes uma aparência específica.   Curiosamente, o gelo é um mineral.   Alguns dos minerais de formação de rocha mais comuns são quartzo, feldspato, piroxeno, hornblenda e olivina.   Os minerais não devem ser confundidos com rochas.   Por exemplo, granito é uma rocha composta de vários minerais como quartzo, mica e feldspato.

O ciclo das rochas é melhor explicado como a relação entre os processos internos e externos da Terra.   O intemperismo (decomposição de rochas) e a erosão (transporte de material rochoso) na superfície ou perto da superfície da Terra decompõem as rochas em pedaços cada vez menores.   Esses pedaços menores de rocha (como areia, lodo ou lama) podem ser depositados como sedimentos que, após o endurecimento ou a litificação, tornam-se rochas sedimentares.

Pressão extrema do enterro, aumento da temperatura em profundidade e muito tempo podem alterar a estrutura de uma rocha. Se a rocha metamórfica recém-formada continuar a aquecer, ela pode derreter e se fundir (magma). Quando a rocha derretida esfria, forma uma rocha ígnea. Rochas metamórficas podem se formar a partir de rochas sedimentares ou ígneas.

Todos os três tipos de rochas podem ser derretidos para formar um magma. Assim, o ciclo continuou ao longo dos tempos, formando constantemente novas rochas, quebrando-as de várias maneiras e formando rochas ainda mais jovens.  As rochas na superfície da Terra variam em idade de mais de três bilhões de anos a algumas centenas de anos.

Rochas ígneas podem se transformar em rochas sedimentares ou rochas metamórficas. Rochas sedimentares podem se transformar em rochas metamórficas ou em rochas ígneas. Rochas metamórficas podem se transformar em rochas ígneas ou sedimentares.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *