Você sabia que o quartzo se trata da 2 º rocha mais abundante no planeta? Exatamente! Mas, além disso, você sabe Qual o tipo de rocha é o quartzo? Onde ele está presente?
Se quer repostas para essas perguntas e conhecer curiosidades incríveis sobre essa rocha, fique por aqui. Aprenda tudo sobre o quartzo! Confira a seguir!
Qual o Tipo de Rocha é o Quartzo?
O quartzo é um mineral que pertence a um sistema chamado de cristal trigonal e à categoria cristal de silício. Isso porque a sua forma cristalizada se trata de uma espécie de prisma de 6 faces. Em cada uma dessas 6 faces, formam-se pirâmides com 6 lados também.
É claro que no seu estado natural os quartzos, em geral, tem essa forma, mas são irregulares. Essa é o quartzo maciço. Por meio de processos industriais de polimentos, encontramos o quartzo em diversos formatos.
Além disso, vale ressaltar que muitos tipos de quartzo também são considerados como minerais do tipo semiprecioso e muito bem avaliados no mundo todo, praticamente.
Essa rocha é formada por Dióxido de Silício (SiO2), sendo assim extremamente resistentes a processos biológicos, mecânicos e químicos. Também, é um dos minerais com maior índice de estabilidade.
Os quartzos apresentam uma gama quase infinita de cores, que vão de tonalidades escuras e intensas, como o preto até enfumaçados, leitosos, translúcidos, entre outras variações.
Onde o Quartzo está Presente?
Como já mencionado anteriormente, o quartzo é a 2ª pedra mais encontrada na natureza, no mundo todo. De acordo com pesquisas do ano de 2015, os 12 países com mais concentração dessa rocha são:
1 º EUA
2 º Eslovénia
3 º Alemanha
4 º Áustria
5 º França
6 º Espanha
7 º Portugal
8 º Japão
9 º Reino Unido
10 º Austrália
11 º Brasil
12 º Itália
O Quartzo no Brasil
No Brasil, o quartzo é considerado uma das pedras mais valorizadas, sendo que o nosso país conta com grandes reservas dessa rocha, ocupando o 11 º lugar na lista (2015) dos países com maiores concentrações da rocha. O quartzo está entre as riquezas que mais gera renda de exportação e se calcula que existem cerca de 20 tipos diferenciados dessa rocha no território brasileiro.
As regiões com maior prevalência de quartzo no Brasil são os estados de Minas Gerais, Amazonas e Roraima. Mas, há prevalência, em menores concentrações em praticamente todos os estados brasileiros.
O quartzo, no Brasil, é extraído em forma de rocha bruta e, nesse estado, não apresenta valores comerciais consideráveis. É após passar por processos de lapidação e de radiação que o seu valor aumenta, aumento cerca de 300%, quando comparado ao valor da pedra bruta.
Ainda, no Brasil, os tipos de quartzo mais bem avaliados são:
-
Ametista;
-
Quartzo Enfumaçado;
-
Quartzo Rosa;
-
Ágata;
-
Citrino e outros.
Quartzo e Suas Variedades
Existem mais de 90 variedades de quartzo no mundo, que são divididos em categorias com que cumprem critérios bem específicos, como: cor, formação, composição, estabilidade, entre outras características.
Alguns tipos de quartzo são:
-
Citrino
-
Quartzo Morion
-
Quartzo Enfumaçado
-
Quartzo Rosa
-
Quartzo Morion
-
Quartzo Verde
-
Ametista
-
Ametista Azul
-
Quartzo Amarelo
-
Quartzo Azul
-
Cristal Branco
-
Olho-de-Gato
-
Olho-de-Tigre
-
Quartzo Olho de Falcão
-
Quartzo Goiaba
-
Quartzo com Turmalina
-
Quartzo Titanium
-
Ágata
-
Ágata Musgo
-
Sárdio
-
Jaspe
-
Onix
-
Plasma
-
Betacristobalita
-
Coesita
-
Batatridimita
-
Bataquartzo, entre outros.
Utilizações do Quartzo
Não há registros exatos do começo da utilização do quartzo pela humanidade, mas se sabe que ele é empregado para diversos fins desde a antiguidade. Os relatos mais antigos vem do Oriente Médio e da Europa, em geral, onde há séculos a rocha já era usada na produção de esculturas de arte e joias.
De lá para cá, as utilizações do quartzo aumentaram significativamente. Hoje a rocha é importante no processo de confecção de produtos, artigos e como suporte para os mais variados segmentos, como:
- Eletrônica: tem alto emprego na eletrônica em geral, sendo usado como medidores de oscilações elétricas.
- Construção: é a matéria-prima para muitos produtos empregados em construções em geral, como moldes para a fabricação do vidro.
- Informática e tecnologia: a oscilação dos quartzos servem como medidores para determinar andamento da velocidade de funcionamento de computadores e outros produtos de informática e tecnologia.
- Telecomunicação: as oscilações da rocha também têm a função de conferir estabilidade para as frequências de transmissão de rádio.
- Produtos e artigos: são usados em substâncias abrasivas em geral, na composição de produtos odontológicos, em artigos de decoração, em lixas, etc.
- Relógios.: costuma ser muito aproveitado para impulsionar a contagem de segundos em relógios de pulso, pois regula motores, que fazem com que os ponteiros se movam como engreganens. Também é aproveitado nos relógios do tipo digitais, participando da formação dos números dos mostradores.
- Química: pode ser empregado na fabricação de produtos do tipo saponáceos e esmaltes, em virtude de suas propriedades brilhantes e de rigidez.
- Fibra óptica: fora o desenvolvimento da tecnologia dos quartzos que deram origem aos fios estreitos e que não se quebram, conhecidos hoje como fibras ópticas.
O quartzo ainda é empregado no processo de fabricação de balanças, lâmpadas, jatos de areia, lentes de microscópios e até mesmo em artefatos usados para a iluminação de ambientes destinados fotografias e ao cinema.
Algumas Curiosidades sobre o Quartzo
Agora que já sabemos Qual o tipo de rocha é o quartzo? Onde ele está presente, além de muitas outras informações sobre esse minério, confira algumas curiosidades muito interessantes sobre essa pedra:
- Existem os quartzos conhecidos como “mesclados”. Esses passam por processos industriais, nos quais são acrescidos a pedra original, outros materiais sintéticos. O procedimento visa reduzir o preço comercial do produto e, em alguns casos, dar novas utilidades à rocha, que dispensam um material 100% puro.
- Mineradores e outros profissionais que trabalham com a extração ou polimento do quartzo devem usar obrigatoriamente Equipamentos De Proteção Individual. Isso porque os resíduos resultantes dos processos de desgaste da rocha podem entrar pelas narinas, boca e cavidades auditivas e prejudicar seriamente os pulmões e outros órgãos.
- Calcula-se que o quartzo pode ser empregado em mais de 1000 formas de produção e como suportes, direta ou indiretamente.
Classificação Química do Quartzo
- Categoria: Cristal de silício
- Fórmula química: Sílica (SiO2 – dióxido de silício)
- Propriedades: cristalográficas: Sistema cristalino Trigonal e
- Hábito cristalino Enantiomórfico
- Propriedades ópticas: Pleocroísmo Sem pleocroísmo e Birrefringência +0.009 (B-G interval)
- Pleocroísmo Sem pleocroísmo
- Propriedades físicas: Dureza 7, Peso específico 2,65 N/m³, Clivagem: {0110} Indistinta, Fratura, concoidal, Ponto de fusão 1980 K (~1710 °C), Risca Branca, Brilho Vítreo ou Opaco.