O quartzo é um dos minerais mais abundantes na natureza e, como constituinte principal em muitas rochas, é um importante mineral formador de rocha . Estima-se que cerca de 12% da massa da crosta terrestre seja feita de quartzo.
O quartzo é um silicato complexo no qual todos os átomos de oxigênio do tetraedro de SiO 4 (silício + oxigênio) são compartilhados entre dois tetraedros, levando a estruturas tridimensionais complexas. Por esse motivo, o quartzo é conhecido como silicato de estrutura.
O quartzo é um dos minerais mais comuns em formação de rochas e é encontrado em muitas rochas metamórficas , sedimentares e nas rochas ígneas com alto teor de sílica, como granitos e riolitos . É um mineral de veia comum e é frequentemente associado a depósitos minerais.
Variedades de Quartzo
As variedades criptocristalinas são usadas como pedras semipreciosas e para fins ornamentais. Essas variedades são divididas mais por caráter do que por cor. A calcedônia, ou ágata, é dividida em inúmeros tipos que foram nomeados para variedades comuns localmente. Alguns dos tipos mais bonitos mantiveram seus nomes, enquanto outros se tornaram obscuros.
Algumas das mais comuns são a crisoprásio (uma ágata verde pura), a sardinha (uma ágata amarela a marrom), a sardônica (sardinha em faixas), o ônix (ágata preta e branca), a cornalina (uma ágata amarela a laranja), a pederneira ( forma microscopicamente fibrosa), jaspe (uma ágata impura colorida) e pedra de sangue (uma verde com ágata salpicada de vermelho).
Características do Quartzo
Quartzo transparente é o mais comum (quartzo puro), também branca ou turva (quartzo leitoso); mas pode ser muito variável – roxo (ametista), rosa (quartzo rosa), cinza ou marrom a preto (quartzo esfumaçado) também são comuns; amarelo a laranja (citrino) são mais raros; variedades criptocristalinas podem ser multicoloridas
O quartzo é um dos minerais mais comuns na crosta terrestre. Como nome mineral, quartzo refere-se a um composto químico específico, com uma forma cristalina específica. O quartzo é fisicamente e quimicamente resistente às intempéries. Quando as rochas contendo quartzo tornam-se desgastadas, os grãos de quartzo resistente ficam concentrados no solo, nos rios e nas praias. As areias brancas normalmente encontradas nos leitos dos rios e nas praias são geralmente compostas principalmente de quartzo, com algum feldspato branco ou rosa também.
Produção Mundial de Quartzo
O cristal de quartzo é encontrado em muitos países e em muitos ambientes geológicos. Os principais produtores de cristais naturais de quartzo são os Estados Unidos (particularmente o Arkansas) e o Brasil. O quartzo natural raramente é usado como encontrado na natureza (especialmente em aplicações elétricas), exceto como uma pedra preciosa. Os cristais de quartzo natural têm muitas impurezas químicas e falhas físicas. Como resultado, foi desenvolvido um processo comercial de fabricação de quartzo puro, sem falhas e de grau eletrônico.
O cristal de quartzo é um dos vários minerais piezoelétricos, o que significa que, quando a pressão é aplicada ao quartzo, uma carga elétrica positiva é criada em uma extremidade do cristal e uma carga elétrica negativa é criada na outra. Essas propriedades tornam o quartzo valioso em aplicações eletrônicas.
O quartzo fabricado com grau de eletrônica é usado em um grande número de circuitos para produtos eletrônicos de consumo, como computadores, telefones celulares, televisões, rádios, jogos eletrônicos, etc. Também é usado para fabricar dispositivos de controle de frequência e filtros eletrônicos que removem frequências eletromagnéticas definidas .
Importância Geológica do Quartzo
Sob condições próximas ou na superfície, o quartzo é mais estável que a maioria dos outros minerais e assume um papel principalmente passivo no ambiente geológico, e é por isso que os cristais de quartzo do Brasil com bilhões de anos parecem tão frescos e novos quanto as rochas alpinas cristais que se formaram há “apenas” 10 milhões de anos atrás.
Mas, embora seja quimicamente uma substância quase inerte e passiva na superfície, o quartzo é um agente muito ativo sob condições profundas dentro da crosta terrestre. Aqui, a temperaturas e pressões mais altas, ele participa de muitas reações químicas complexas durante a formação de rochas e minerais.
O quartzo é distribuído de maneira muito desigual: algumas rochas são inteiramente feitas de quartzo, outras são completamente nulas. As rochas da crosta terrestre são subdivididas em 3 classes:
Rochas Ígneas – rochas originárias do magma e que, consequentemente, também são chamadas de rochas magmáticas . Ou eles esfriam e solidificam lentamente dentro da crosta terrestre, então são chamados de rochas ígneas intrusivas ou rochas plutônicas . Ou eles esfriam rapidamente na superfície ou perto dela, então são chamados de rochas ígneas extrusivas ou, mais comumente, rochas vulcânicas . Estima-se que as rochas ígneas representem 64,7% do volume da crosta terrestre;
Rochas sedimentares – rochas formadas a partir de material depositado. A maior parte da crosta terrestre é coberta por rochas sedimentares e sedimentos não solidificados, como a areia, mas a contribuição para seu volume geral é baixa: apenas 7,9% da crosta terrestre é composta de rochas sedimentares;
Rochas metamórficas – rochas derivadas de rochas sedimentares e ígneas pela exposição a temperaturas e ou pressões diferentes das condições de sua formação inicial. Esta é uma classe muito diversificada de rochas com uma ampla variedade de composições minerais. Estima-se que as rochas metamórficas contribuam com 27,4% para o volume da crosta terrestre.
Qual o Tipo de Rocha é o Quartzo? De Onde Ele Vem?
A maior quantidade de quartzo está contida em rochas ígneas , em particular nos chamados granitoides , granitos e rochas relacionadas. Quando se fala da crosta terrestre como um todo, as rochas vulcânicas são mais comuns na superfície do que os granitoides, porque isso engloba a crosta oceânica, composta basicamente de basalto e gabro. Essas rochas têm um teor de quartzo muito baixo ou são nulas. Por outro lado, a crosta continental contém grandes quantidades de rochas graníticas que são ricas em quartzo, então quase todo o quartzo é encontrado na crosta continental que cobre apenas cerca de 40% da superfície da Terra.
Concentrações muito altas de quartzo podem ser encontradas em certas rochas sedimentares como arenito, bem como em areias aluviais e marinhas e dunas de areia. Por outro lado, os calcários também são muito comuns e geralmente têm um teor de quartzo muito baixo. A abundância de arenitos e areias na superfície da Terra é um pouco enganadora, já que as rochas sedimentares cobrem a maior parte da Terra, mas representam apenas uma pequena parte do volume da crosta terrestre, portanto a quantidade total de quartzo nelas é bastante baixa.
Rochas metamórficas também mostram grandes variações no conteúdo de quartzo. O conteúdo de quartzo geralmente reflete a composição mineral da rocha precursora. Concentrações muito altas de quartzo são encontradas quartzito e certos xistos, enquanto rochas derivadas de calcários e certas rochas ígneas podem ser nulas. A quantidade total de quartzo presente nas rochas metamórficas é menor que nas ígneas, mas maior que nas rochas sedimentares. A metamorfose é o único processo importante em que o quartzo é produzido ou consumido e desaparece do ambiente durante a formação de novos minerais.
Boa noite tenho uma Rocha e gostaria de saber qual é e qual valor ela se encaixaria… Não queria vender é uma relíquia mas eu preciso. Poderia me ajudar?
Me mandem um e-mail por favor e te mando uma foto…