Você sabe o que é a mitose? É uma divisão celular, onde a célula mãe, gera duas células filhas. Ela divide-se em duas e é fundamental para todo ser vivo. Mas o que será que a mitose tem de tão importante?
Para entender melhor as funções e objetivos da mitose, é preciso saber primeiro o que ela é, como e onde onde ocorrem, para depois entendermos sua importância. Veja abaixo informações, curiosidades e muito mais sobre a mitose!
O que é a Mitose?
A mitose é uma divisão celular que ocorre no corpo dos seres vivos,. Uma divisão celular, que ocorre dentro de um ciclo. Esse ciclo passa pela interface, junto com a fase mitótica (citocinese a mitose).
As células nascem de outras células, e elas isso ocorre em um curto período de tempo, que varia entre 40 a 80 minutos. Elas se multiplicam e assim ocorre a divisão celular através da mitose.
É importante salientar que a mitose ocorre em 5 principais fases, sendo elas:
Prófase
A mitose começa pela prófase, é onde inicia-se todo o processo. O núcleo da célula desaparece e seus cromossomos iniciam um processo de transformação; os centrossomos se afastam uns dos outros e também se inicia a transformação do fuso mitótico.
A prófase é uma fase importante na mitose porque suas células diploides ainda estão duplicados, nessa fase, eles são condensados, aumentam de tamanho e podem ser vistos até pelo microscópio.
Essa é considerada a fase mais longa da mitose. A carioca desaparece e o material genético presente agora com cromossomos, faz contato com as fibras do fuso mitótico. Também é possível observar nesse processo, a migração dos centríolos entre as extremidades da célula.
Prometáfase
A prometáfase é conhecida pela fragmentação do envelope nuclear, além de seus cromossomos ficarem ainda mais condensados. É possível analisar a presença do cinetocoro, este que é fundamental para a conexão dos microtúbulos.
Cinetocoro são é uma estrutura proteica que toda cromátide irmã possui. São essenciais para os microtúbulos. Muitas vezes também são conhecidos por microtúbulos de cinetocoro.
A prometáfase antecede a metáfase e acontece de forma mais rápida e momentânea. Vale destacar que muitos autores não consideram a prometáfase como uma fase da mitose. Veja a seguir o que ocorre na metáfase
Metáfase
Essa fase é marcada pelo posicionamento dos centrossomos e também dos cromossomos. Eles são posicionados de lados oposto uns do outros, nas extremidades da célula. Nessa fase, o núcleo já n~]ao pode ser visto e apenas os cromossomos que se movem dentro da região celular. Os centríolos passam a ter contato com os cromossomos, porém estão em pólos opostos.
O envoltório nuclear, nem o nucléolo podem ser visto nessa fase. A metáfase é conhecida por ser a fase mais estável de toda a fase mitótica. Quando a metáfase acaba, ocorre principalmente a duplicação dos centrômeros. Também é conhecida por ser a fase onde os cromossomos podem ser visto com mais facilidade.
Vale destacar que os vegetais não possuem centríolos, então a ligação com os cromossomos acontece de outra maneira, através dos MTOCS, que são centros organizacionais microtubulares e realizam a polimerização da fase mítica.
Anáfase
A anáfase é conhecida pela contração das fibras presentes na célula, então consequentemente os cromossomos são puxados, estes que já estão duplicados com as duplas cromátides.
As duas cromátides separam-se vão para pólos opostos das células. Cada qual está em um canto, prontas para a próxima fase e para a divisão celular.
Telófase
Se o material genético presente na célula estava todo envolvido, nessa fase ele começa a se desenrolar, a se soltar com mais facilidade. Ela começa a preparação para dividir-se. Acontece então uma descondensação das duas irmãs, ela diminuem, as fibras desagregam junto à célula, o nucléolo e a carioteca voltam a um período de reorganização celular e então acontece a divisão celular, ela é conhecido como citocinese.
Vale destacar que a Telófase pode ser divididas em 2 tipos, isso porque a ocorrência em células vegetais e animais são distintas.
Em células vegetais, a telófase ocorre sem os centríolos, sendo conhecida então como acêntrica. Ela ocorre do centro para as extremidades e permite a criação da parede celular logo após a separação das células.
Já nos animais ocorre com a presença dos centríolos, a divisão acontece da maneira oposta, dessa vez é de fora para o centro. O citoesqueleto possui proteínas e desta maneira ela acumula-se e depois é contraída. Esse processo em animais é conhecido popular como “estrangulamento” , já que as células desvencilhar-se uma das outras de maneira completa.
Como Funciona o Ciclo Celular
A mitose faz parte do ciclo celular, veja abaixo como ele corre:
O ciclo celular é composto pela interfase também pela fase mitótica. A interfase é dividida em três fases antes de chegar na fase mitótica. As 3 fases da interfase são:
G1: Acontece depois da mitose e antes da fase S. Ela “prepara” a célula para a divisão, aumentando-a. Essa fase pode ser curta em determinados tipos de células.
S: Na fase S acontece a duplicação do DNA. Essa fase é considerada uma das mais importantes de toda a interfase.
G2: Já na fase G2, acontece a verificação e certificação de que o DNA está duplicado de maneira correta. Seria a inspeção, e além disso, acontece o acúmulo de energia para novas divisões celulares.
Mas afinal, qual é a real importância da mitose em nossas vidas? Para saber, veja as informações abaixo!
Qual a Importância da Mitose?
A mitose é muito importante para a reconstrução celular, em outras palavras, ela é fundamental na cicatrização de feridas, regeneração de machucados. Ela é importante para o nosso corpo pois utiliza o material genético de forma excelente para reconstrução corpórea.
Além disso, em seres unicelulares, a mitose tem a principal de reprodução, já que ela é capaz de reproduzir dois seres idênticos. Ela também importante para a regeneração dos tecidos, da pele e o crescimento do corpo.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! Continue acompanhando nossos posts para saber mais a respeito do mundo Ecologia.