Home / Natureza / Qual a Importância da Penicilina Para o Ser Humano? Para que Serve?

Qual a Importância da Penicilina Para o Ser Humano? Para que Serve?

O primeiro antibiótico a ser conhecido em todo o mundo foi a penicilina. Ela foi descoberta ainda na década de 1940 e logo utilizada nos tratamentos de combate às bactérias. Considerada uma verdadeira revolução, a descoberta da penicilina foi um grande passo para a descoberta de doenças nos seres humanos, além de evitar que elas fossem causas de inúmeras mortes.

Como a Penicilina foi Descoberta?

O antibiótico é um composto que controla o aumento e a proliferação de bactérias. Em função dessas características, eles são amplamente utilizados no tratamento de doenças causadas pelas bactérias.

Dá para imaginar como era o mundo que não conhecia penicilina e não podia usufruir deste medicamento tão essencial? Em 1928, o pesquisador Alexander Fleming  teve por um acaso o acesso a esta incrível descoberta.

Enquanto estudava as bactérias Staphylococcus notou que a amostra preparada apresentava uma contaminação por fungo. Percebeu então que a substância produzida pelo fungo era capaz de acabar com o crescimento das bactérias. E foi assim que aconteceu a descoberta de umas dos medicamentos para importante no mundo:  a penicilina. Incrível, não é?

O achado foi tratado em laboratório e passou a ser fabricado em forma comercial. Inclusive, a penicilina teve uma grande importância na cura de soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi graças a ela que milhares de vidas foram preservadas.

Importância da Penicilina

Para se ter uma ideia da revolução que foi proporcionada pela descoberta da penicilina, três cientistas foram condecorados com o prêmio Nobel da  Medicina por conta de descobertas que puderam curar doenças como pneumonia, sífilis, difteria, meningite, além de muitas outras que são curadas com o uso de antibióticos.

É necessário destacar que em função do seu uso indiscriminado, a penicilina tem sido utilizada com menos frequência. Isso foi necessário porque ao longo dos anos as bactérias têm se tornado mais fortes e por consequência com resistência ao remédio.

Atualmente, a amoxicilina é mais utilizada nos tratamento contra as doenças causadas pelas bactérias.

Para Que Serve a Penicilina? Em que Pode ser Usada?

A penicilina proporciona a quebra da célula formadora das bactérias e por esse motivo é muito usada no tratamento de ferimentos. Ela pode ser usada no tratamento das seguintes doenças: menigiente bacteriana, amigdalite, faringinte, gangrenas, sífilis, infecções pelas bactérias Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae;, otites, sinusites, além da prevenção de febre reumática e endocardite

Um dos nomes comerciais mais conhecidos da penicilina é a Benzetacil® (Penicilina Benzatina) que é aplicada em forma de injeção intramuscular. Outras variações da Penicilina são amis comumente encontradas, são elas: Penicilina G cristalina, Penicilina Procaína, Ampicilina, Amoxicilina e  Oxacilina.

Foto Ilustrativa da Famosa Benzetacil®
Foto Ilustrativa da Famosa Benzetacil®

Lembrando que é necessário consultar um médico para avaliar de perto a necessidade do uso de antibióticos. Além disso, é necessária receita médica para a compra do medicamento.

Como todo medicamento, a penicilina pode causar reações adversas. As mais frequentes são reações de coceira, pele vermelho, febre, anemia, choque anafilático e possibilidades de convulsões. Em caso de qualquer sintoma diferente um médico deve ser procurado imediatamente, pois muita pessoas possuem alergia a este medicamento.

Curiosidades Sobre a Penicilina

Essa grande descoberta da humanidade só possível a uma série de fatos inusitados e coincidências. Veja algumas delas:

  • O fungo responsável por contaminar a placa que foi analisada pelo pesquisador Alzander Fleming pode ter tido origem no andar inferior do seu laboratório. É que lá ele também fazia pesquisas sobre fungos.
  • Por coincidência, esse mesmo fungo foi anos depois considerado de uma das espécies mais eficazes na produção de penicilina.
  • O clima da cidade de Londres, onde o experimento aconteceu, encontrava-se em uma onda de frio. Esse clima foi determinante para que os fungos e as bactérias se reproduzissem e pudesse servir para a descoberta da penicilina.
  • Mais tarde em 1944, um bioquímico chamado Selman Waksman anunciou a descoberta de um medicamento para conter a tuberculose. Foi eles que, inclusive, que utilizou pela primeira vez a palavra “antibiótico” para se referir a esse tipo medicamento.
  • Atualmente existem mais de 300 tipos de antibióticos disponíveis para uso. Para se ter uma ideia, hoje no Brasil eles correspondem a três de cada dez receitas médicas.

Consequências dos Antibióticos

Os antibióticos, como é o caso da penicilina, possuem muitas qualidade e indicações, mas também pode ser motivo de alguns problemas. A utilização constante pode ocasionar a destruição da flora intestinal. Existem estudo que também comprovam que os antibióticos podem atacar rins fígado, além de provocar alergias nos pacientes.

Todo cuidado é pouco na administração desse remédio em crianças, pois além das bactérias causadoras da doenças, outras bactérias “ do bem” também podem ser eliminadas. É o caso das que compõe a nossa flora intestinal. Grávidas também precisam toda atenção no uso de antibióticos já  que eles podem causar má formação.

Outro aspecto que preciso ser lembrando é que com o crescimento do uso de antibióticos, as bactérias se tornaram resistentes e os pesquisadores precisam criar novos medicamento ainda mais potentes para conter essas ameaças.

As chamadas “ super bactérias”, são aquelas que conseguem ser resistentes a todas as composições de antibióticos. E ela se fortalece, exatamente, com a imunidade adquirida na resistência aos antibióticos. Hoje já se sabe que essa resistência  não acontece em função de seleção genética, mas sim, pela transferência dessa resistência durante a reprodução das bactérias.

À medida que essas descobertas vão evoluindo, as formas de produção de antibióticos muda completamente para se adaptar aos novos tipos de bactérias. Dessa forma, a descoberta e o estudo da penicilina foi apenas o primeiro passo para centenas de inovações para a saúde humana.

Veja também

Komondor Visto de Perto

Komondor: Características e Temperamento

Se você está interessado em cães de grande porte e personalidade única, o Komondor pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *