Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer o Carvão Vegetal e o Carvão Ativo. 2 Substâncias renováveis que contribuem para o tratamento de doenças há milhares de anos.
Além disto, você irá conhecer as principais diferenças entre ambos para não se confundir, e a grande importância de cada um.
Durante o fim o artigo, você conhecerá o Carvão Mineral e as suas principais características.
Preparado(a)? Vamos lá então.
Carvão Vegetal
Carvão Vegetal é uma substância utilizada a milhares de anos, e que hoje está em meio a nosso cotidiano. Ele é utilizado como combustível e também para fins medicinais.
É feito a partir da carbonização de madeira, no Antigo Egito ele era usado para a purificação de óleos e para usos medicinais, no Brasil índios o misturavam a gordura animal para tratamento de úlceras.
Este, ainda é usado hoje dentro de indústrias de produção e em aquecedores, lareiras e churrasqueira.
No decorrer do tempo o seu uso e suas multifunções foram descobertas e foram muito benéficas pela humanidade.
Estudos comprovam que ele é um grande condutor de oxigênio, o Carvão Vegetal também pode ser usado para o tratamento de envenenamentos, pois ele é capaz de eliminar toxinas que fazem mal e prejudicam o corpo humano.
Fonte energética que possui muitas funções e que é utilizado desde o Antigo Egito pela sociedade.
O Carvão Vegetal também pode ser usado para tratar:
- Mau hálito;
- dores no estômago;
- diarréias infecciosas;
- aftas;
- intoxicações.
Carvão Ativado
Este tipo de Carvão é uma substância porosa que é usada em todo o mundo para a fabricação de esfoliantes, sabonetes e como remédio para diversos tipos de doenças.
Esta substância é criada a partir da queima de cortiça de lascas de madeira, sua principal forma é em pó.
Sua porosidade é comparado a de uma esponja, isso lhe dá grande importância no tratamento de infecções durante emergências médicas que se relacionam a produtos químicos e venenos.
Um fato curioso é que ele é usado em filtros para a absorção de impurezas que se localizam na água, funcionando de forma eficaz, porque ele não absorve a água.
Dentro do mundo da estética ele é usado para retirar a oleosidade da pele e também como shampoo a seco, que dá brilho ao cabelo e retira o excesso de oleosidade no mesmo.
Muitas pessoas também o utilizam para o branqueamento dos dentes. O Carvão Ativo também é considerado uma fonte sustentável por ser uma fonte natural.
Carvão Vegetal vs Carvão Ativado
Muito parecidos, contudo, com algumas diferenças a serem entre eles a serem apontadas. A final, qual a diferença entre o Carvão Vegetal e o Carvão Ativado?
- Resumidamente, a principal diferença entre eles está no Carvão ser produzido a partir da carbonização de lenhas, enquanto o Carvão Ativado é produzido a partir de certos tipos de lascas de madeira;
- o Carvão Ativado é poroso e em sua forma natural ele é uma substância em pó, enquanto o Carvão Vegetal pode ser triturado, mas mesmo assim, ele não se tornará pó;
- Carvão Vegetal é usado como combustível, o Carvão Ativo não;
Ambos são utilizados para tratamento de doenças, porém, o Carvão Ativado também é muito utiliizado no mundo da estética enquanto o Carvão Vegetal não.
Feitos de materiais parecidos, porém, diferentes. Ambos são utilizados dentro da Medicina, mas de formas diferentes.
De qualquer modo, os dois são materiais fantástico e que salvam a vida de pessoas todos os dias.
Carvão Mineral
Como o assunto de hoje é o carvão, que tal conhecer um pouco sobre o Carvão Mineral?
Esta, é uma fonte de energia não renovável que se origina de restos de plantas que se acumulam durante milhões de anos.
Existem 4 tipos de Carvão Mineral diferentes, que se diferenciam de acordo com a quantidade de carbono que eles possuem, dos quais são chamados de:
- Hulha: usado como combustível e para reduzir óxidos de ferro. Este Carvão dispõe de grande quantidade de carbono e é criado a partir de minerais, água, vegetais que estão parcialmente conservados e substâncias voláteis;
- Linhito: muito empregado dentro de siderúrgicas, este carvão dispõe de pouca concentração de carbono nele, sendo equivalente a 80% a menos que o Hulha possui;
- Antracito: é considerado que esta, é a fase em que o Carvão Mineral se encontra em seu estado de maior pureza e de maior concentração de carbono;
- Turfa: por ter grande capacidade de isolar e absorver outros componentes, ele é muito usado em derramamentos de Petróleo. Este Carvão se encontra na primeira fase de desenvolvimento do Carvão Antracito e é composto por raízes, galhos e vegetais bem conservados.
O grande problema do Carvão Mineral é que ele não é renovável e tem uma enorme capacidade de prejudicar o meio ambiente.
Como no caso do Metano, que é altamente prejudicial para a camada de ozônio e é liberado a partir da combustão do Carvão mineral.
Sustentabilidade
Um assunto importante e que na maioria das vezes é deixado de lado, é a sustentabilidade e sua importância para a preservação do planeta e da vida humana na Terra.
A utilização de materiais não renováveis estão prejudicando o planeta tanto quanto o impacto que as pessoas causam no meio ambiente ao jogar lixo no chão ou em lugares indevidos.
Preservar a natureza é importante para que a vida humana sobreviva na Terra. Faça sua parte, não jogar lixo na rua e buscar desenvolver atividades mais sustentáveis em seu dia a dia, já será de grande ajuda para a natureza.
Conclusão
Durante este texto, você conheceu o Carvão Vegetal, o Carvão ativo e quais são as principais diferenças entre eles.
Além disso, você conheceu o Carvão Mineral e leu uma pequena reflexão sobre a importância da Sustentabilidade.
Se você gostou deste artigo, continue em nosso site. Você não irá se arrepender!!
Até a próxima
-Diego Barbosa.