A leptospirose é uma infecção causada por bactérias em forma de saca-rolhas denominadas Leptospira interrogans . As bactérias ocorrem em todo o mundo e muitos sorotipos diferentes são conhecidos. Sorotipo refere-se a grupos de microrganismos que estão extremamente intimamente relacionados, mas podem ser distinguidos por ter antígenos ligeiramente diferentes (uma substância estranha que instiga o corpo a produzir anticorpos) ou por causar o corpo a produzir anticorpos ligeiramente diferentes.
Como se Pega?
As pessoas obtêm leptospirose por contato com água doce, solo úmido ou vegetação contaminada pela urina de animais infectados, especialmente: roedores (por exemplo, ratos e camundongos); gado; porcos; cavalos e cães. Tanto os animais domésticos quanto os selvagens podem transmitir leptospirose e transmitem as bactérias na urina.
A bactéria Leptospira pode entrar no corpo através de pele ferida, pele amolecida com água, membranas mucosas (o fino revestimento úmido de muitas partes do corpo, como nariz, boca, garganta e órgãos genitais) ou engolindo ou inalando água contaminada.
Atividades de Risco
A leptospirose é um risco ocupacional para muitas pessoas que trabalham ao ar livre ou com animais, como: produtores de leite; trabalhadores de esgoto; Veterinários; trabalhadores de matadouro, pessoal militar entre outras atividades ligadas a coleta e reciclagem de lixo. Campistas e pessoas que participam de esportes ao ar livre, como rafting, natação ou caminhada em lagos ou rios contaminados, também estão em risco.
Quais São os Primeiros Sintomas da Leptospirose?
Em humanos, a leptospirose pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo: Febre alta; Dor de cabeça; Arrepios; Dores musculares; Vômito; Icterícia (pele e olhos amarelos); olhos vermelhos; Dor abdominal; Diarreia e Erupção cutânea. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Além disso, algumas pessoas infectadas podem não apresentar nenhum sintoma.
O tempo entre a exposição de uma pessoa a uma fonte contaminada e o adoecimento é de 2 dias a 4 semanas. A doença geralmente começa abruptamente com febre e outros sintomas. A leptospirose pode ocorrer em duas fases:
Após a primeira fase (com febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, vômitos ou diarreia), o paciente pode se recuperar por um tempo, mas adoecer novamente. Se uma segunda fase ocorre, é mais grave; a pessoa pode ter insuficiência renal ou hepática ou meningite. A doença dura de alguns dias a 3 semanas ou mais. Sem tratamento, a recuperação pode levar vários meses.
Diagnóstico Precoce
A equipe do laboratório pode testar uma amostra do seu sangue ou urina para detectar bactérias Leptospira . No caso da doença de Weil, seu médico também pode realizar exames de imagem, como radiografias de tórax e mais exames de sangue para verificar sua função renal e hepática. Varreduras e testes também podem ajudar seu médico a descobrir quais de seus órgãos podem estar infectados.
Um diagnóstico definitivo requer testes laboratoriais de uma amostra de sangue ou urina. A detecção precoce é importante porque a doença pode causar complicações graves se não for tratada no início de seu curso. Estes incluem danos nos rins (nefrose), meningite (inflamação do tecido ao redor do cérebro ou medula espinhal), dificuldade respiratória e / ou insuficiência hepática.
Os sintomas da leptospirose variam consideravelmente. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma. Alguns podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe moderados ou mais graves. Alguns podem sofrer complicações muito graves se a doença não for tratada.
Evolução do Quadro Clínico
O distúrbio ocorre caracteristicamente em duas fases. A fase septocêmica começa abruptamente com dor de cabeça, dor atrás do globo ocular (retro orbital), falta de apetite (anorexia), fortes dores musculares, calafrios, sudorese, náusea, vômito e febre. Constipação, diarreia, sintomas do resfriado comum, tosse, dor no peito, rigidez no pescoço e dificuldade em respirar (dispneia) também podem ocorrer. O aumento do baço (esplenomegalia) e fígado (hepatomegalia) é incomum, mas pode ocorrer. Essa fase geralmente dura de quatro a nove dias, com calafrios e febre recorrentes que atingem mais de 39 graus C (102 F) e depois diminuem.
Do sexto ao 12º dia da doença marca a fase imune (ou segunda) da leptospirose. Os anticorpos aparecem no soro sanguíneo. Febre e sintomas anteriores podem recorrer e sintomas de membranas irritadas que revestem o cérebro (meninges) podem se desenvolver. O exame do líquido cefalorraquidiano após o sétimo dia mostra um número maior que o normal de células (pleocitose) em pelo menos 50% dos pacientes. Inflamação da íris e do corpo ciliar atrás da íris (iridociclite), nervo óptico (neurite óptica) e doença periférica dos nervos (neuropatia) podem ocorrer com pouca frequência. Se adquirida durante a gravidez, a leptospirose pode causar aborto, mesmo durante o período de convalescença.
Como Prevenir
O risco de infecção pode ser bastante reduzido por não nadar em águas que possam estar contaminadas com a urina dos animais. As pessoas que trabalham em empregos onde isso pode representar um risco ocupacional devem usar roupas de proteção apropriadas para evitar o contato com a pele, se possível. Os donos de animais devem estar cientes da possibilidade de infecção de animais domésticos.
Se você trabalha com animais ou produtos de origem animal, pode reduzir o risco de infecção usando equipamentos de proteção que incluem: sapatos impermeáveis; óculos e luvas.
Você também deve seguir as medidas adequadas de saneamento e controle de ratos para ajudar a impedir a propagação da bactéria Leptospira . Os roedores são um dos principais portadores de infecção. Evite a água estagnada e a água dos escoamentos nas fazendas e minimize a contaminação animal de alimentos ou resíduos alimentares.
Tratamento
A maioria dos casos de leptospirose simples é leve e autolimitada, o que significa que eles se resolvem sozinhos. Se você é diagnosticado com a doença de Weil, pode ser hospitalizado. No hospital, você provavelmente receberá antibióticos por via intravenosa. Isso ajudará a limpar a infecção bacteriana subjacente. Penicilina e doxiciclina são dois dos antibióticos preferidos.
Você também pode receber tratamentos adicionais, dependendo dos sintomas e dos órgãos afetados. Por exemplo, se você estiver com problemas para respirar, pode estar conectado a um ventilador. Se seus rins foram infectados e danificados, pode ser necessário fazer diálise.