Hoje vamos falar sobre um assunto bem importante, principalmente por conta das alterações que vêm ocorrendo em nosso meio ambiente, causadas especialmente pela mão do homem que acaba destruindo a natureza e também alterações naturais que ocorrem e acabam impactando negativamente o ambiente. Podemos citar como exemplo as queimadas descontroladas, o desmatamento ilegal, a poluição e contaminação de rios e solos.
Tudo isso gera muitos impactos negativos na nossa vida, a economia fica prejudicada, os animais também sofrem, a natureza sofre e por isso acaba prejudicando nossos recursos naturais.
Entre todas essas questões que citamos, a mais grave atualmente é a poluição no nosso planeta, e ela pode acontecer de muitas maneiras. A questão é tão crítica que hoje conseguimos categorizar os tipos de poluição no mundo.
Quais São os 4 Tipos de Poluição?
Para começar saiba que não existem apenas 4 tipos de poluição, agora vamos entender melhor o que é poluição. Quando falamos em poluição, estamos nos referindo a substâncias que entram na natureza causando alterações químicas e físicas daquele ambiente, desequilibrando tudo que acontece ali. Ela pode ocorrer de maneira natural, ou de maneira criminosa trazendo consequências negativas.
Poluição do Ar
Também chamada de poluição atmosférica, é um tipo que vem crescendo e se tornando bastante preocupante. O que causa é os gases emitidos no ar, poeiras de carvão por exemplo em suspensão, material biológico e muitos mais, tudo isso prejudica a nossa atmosfera.
Quando falamos em grandes cidades, isso tende a piorar bastante a poluição do ar desses lugares e que acaba afetando a vida das pessoas, como por exemplo a piora no quadro de doenças respiratórias.
Inclusive existem dados que mostram um número gigante de mortes em todo mundo que poderiam ser evitadas por conta da poluição do ar, seja na rua ou em casa é bem perigoso.
Outras consequências são as mudanças climáticas, o agravamento do aquecimento global e do efeito estufa.
Poluição das Águas
Esse é outro tipo de poluição bem recorrente que acaba contaminando rios, oceanos, lagos e lençóis freáticos. Talvez o principal problema atual seja o descarte de esgoto não tratado nas cidades, lixos e resíduos jogados em rios, além do descarte de produtos químicos pelas grandes indústrias.
A gente acaba esquecendo que isso inclui os lixos descartados nas ruas, pois quando chove tudo isso é arrastado para mananciais que destrói o ecossistema.
Quando isso chega nos oceanos, faz ainda mais estragos, matando e extinguindo espécies importantes e consequentemente desequilibrando a ecologia daquele lugar.
Poluição do Solo
Este tipo de poluição no solo acontece por componentes químicos que ele recebe, dessa forma ele acaba sendo alterado. O mercado agrícola é o que mais causa este tipo de poluição, pois utiliza metais pesados, agrotóxicos, fertilizantes entre outros.
Ainda podemos falar dos lixões, que acabam não recebendo uma proteção o solo, por conta disso o chorume do lixo vai direto para o solo.
Poluição Termal
Pouco se fala sobre esse assunto e por isso é pouco conhecido, mas impacta negativamente na natureza. Um exemplo são os resíduos liberados por usinas nucleares, acaba afetando a temperatura do ambiente com em rios por exemplo. todas as espécie sofrem.
Poluição Sonora e também Visual
Este é um problema muito característico de grandes cidades, pois é muito comum em locais onde tem muita gente.
A poluição sonora é causada pelo barulho estridente dos carros, aviões e etc, também por construções entre outros que acabam gerando estresse e deixa as pessoas irritadas.
Agora falando de poluição visual, são o grande número de placas, banners e etc com propagandas espalhadas pelas cidades, pixação e etc. Ver isso todos os dias acaba deixando as pessoas mais desconfortáveis.
Poluição Luminosa
Outra característica bem marcante nos grandes centros urbanos, excesso de iluminação das cidades, letreiros cheios de luzes, semáforos para todos os lados e muitos outros.
Esses excessos afetam as pessoas, os animais e as plantas. As noites cada vez mais perturbadas pelas luzes muda o comportamento natural dos seres vivos.
O efeito indireto também é muito forte, pois tantas luzes precisam também de mais consumo de energia elétrica, que na maior parte vem das usinas termelétricas que não são nada amigos do planeta.
Poluição Nuclear
Um tipo de poluição muito sério e que impacta muito negativamente no meio ambiente, inclusive super perigosa. Ela surge por conta da radiação, ela vem através de resíduos químicos de energia atômica.
Isso acontece por conta do lixo que sobra das usinas nucleares, é muito complicado porque isso impacta diretamente a saúde das pessoas e pode causar muitas doenças sérias, entre elas o câncer.
Tipos de Poluições no Brasil
Infelizmente nosso país conta em uma posição complicada no ranking de países com problemas de poluição, estamos no 6º e contribui fortemente para o efeito estufa. A maior parte desta poluição ocorre por conta do nosso desmatamento desenfreado e também aos estragos feitos no solo. Por isso, as poluições mais presentes no Brasil hoje são, a poluição do ar e do solo.
As cidades brasileiras mais poluídas são: Rio de Janeiro, Cubatão, Campinas, São Paulo e Curitiba. Nessas cidades que citamos podemos dizer que existem todos os tipos de poluição relatados aqui neste post. Mas as mais recorrentes ainda são a poluição térmica, a poluição da água e a poluição do ar.
Existem algumas ações que podem ser tomadas para tentar diminuir o impacto grotesco que sofremos com a poluição em nível mundial. Soluções simples, outras mais complexas, mas tudo ajuda. Precisamos tornar mais viável financeiramente as maneiras de energia limpa, tentar utilizar combustível mais naturais para os meios de transporte, tentar diminuir os gases poluentes emitidos pelos carros, investir no tratamento do lixo, incentivar a coleta seletiva para todos, fiscalizar mais as pessoas e principalmente às empresas, tudo isso pode ajudar a termos um mundo melhor.